segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nº 1292 - 2ª Página - CARTAS DE S. PAULO (AOS CORÍNTIOS) – SEGUNDA-FEIRA – 21 DE MAIO DE 2012

+++++++++++++++++++++++
Nº 1292 - 2ª Página
21 de Maio de 2012
CARTAS DE S. PAULO
S.-Paulo_thumb_thumb1_thumb_thumb_th
1ª CARTA AOS CORÍNTIOS
2ª PARTE – 9
RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS DOS CORÍNTIOS
9 – Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi eu a Jesus Cristo, Nosso Senhor? Não sois vós a minha obra no Senhor? Se, para outros eu não sou Apóstolo, sou-o ao menos para vós, pois vós, sois o selo do meu apostolado no Senhor. esta é a minha defesa contra os que me censuram.
Porventura não temos nós direito de comer e de beber? Não temos o direito de levar connosco uma mulher irmã, como os demais Apóstolos, os irmãos do Senhor e Cefas? Ou só eu e Barnabé não temos direito a não trabalhar? Quem vai alguma vez à guerra, vai à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do seu leite? Porventura digo eu isto como homem? E não o diz também a Lei? Porque na lei de Moisés está escrito: «Não açaimarás o boi que debulha.» Será Deus que se ocupa dos bois? Não será por nós que Ele o diz? Sim, é por nossa causa que isto foi escrito: porque o que lavra, deve lavrar com esperança e o que debulha, deve debulhar com a esperança de receber a sua parte. Se nós semeamos em vós os bens espirituais, será muito que recolhamos de vós os materiais? Se outros se arrogam este poder sobre vós, não o temos nós com mais razão ainda?
Mas nós não temos usado esse direito; pelo contrário, temos suportado tudo, a fim de não criar qualquer obstáculo ao Evangelho de Cristo. Não sabeis que os ministros do culto vivem do que é do templo? E que, os que servem ao altar participam do altar? Assim ordenou também o Senhor que aqueles que anunciam o Evangelho vivam do Evangelho.
Eu, contudo, de nada disto me tenho aproveitado, nem tão pouco o escrevi para que assim se faça comigo; prefiro a morte, antes que privar-me desta minha glória. Porque, se anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar pois que me é imposta essa obrigação: Ai de mim se não evangelizar! Se o fizesse espontaneamente, obteria recompensa; mas, não sendo de maneira espontânea é um cargo que me está confiado. Em que consiste pois, o meu mérito? Em que, ao evangelizar, faço-o gratuitamente, sem fazer valer os direitos que a evangelização me concede? Em que, sendo completamente livre, me fiz servo de todos para ganhar a todos. Fiz-me judeu, com os judeus, para ganhar os judeus. Comporto-me como os que estão debaixo da lei, como se estivesse submetido a ela, a fim de os ganhar. Com os que estão fora da Lei, comporto-me como se estivesse fora da lei, para os ganhar, se bem que não esteja fora da Lei de Deus, mas sob a Lei de Cristo. Com os fracos, fiz-me fraco, para os ganhar. Fiz-me tudo, para todos, para salvar alguns a todo o custo. E faço tudo por causa do Evangelho, para participar dele. Não sabeis vós que os que correm no estádio correm todos, mas só um ganha o prémio? Correi, pois, desse modo, para que o consigais alcançar. Aquele que se prepara para a luta abstém-se de tudo, a fim de alcançar uma coroa corruptível. Eu não corro sem rumo e não luto como quem açoita o ar. Ao contrário, castigo o  meu corpo e mantenho-o em servidão, não aconteça que, tendo pregado, aos outros, venha eu próprio a ficar desclassificado.
********************************************************************************************
=============================================================
Amanhã, dia 22/5/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com a 2ª parte (nº 10) da Carta aos Coríntios.
António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
e Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos – Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...