domingo, 27 de maio de 2012

Nº 1298-3 - A RELIGIÃO DE JESUS – Domingo de Pentecostes – 27 DE MAIO DE 2012

 
 
 
 
 
 
***********************************************************
Nº 1298-3
Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
Estrela O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.


$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
 
27 DE MAIO DE 2012
 
 
Domingo de Pentecostes
 
 
Jo 20, 19-23
 
 
Na tarde desse dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se achavam juntos, com medo dos judeus, veio Jesus pôr-Se no meio deles e disse-lhes «A Paz esteja convosco». Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se os discípulos, vendo o Senhor. E Ele disse-lhes de novo: «A Paz seja convosco. Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos».
 
 
1 – O evangelho do Domingo de Pentecostes relaciona esta festa com três factos fundamentais:
 
1) - o Ressuscitado apresenta-se à sua comunidade mostrando “as mãos e o lado”, quer dizer, os sinais de identidade da ressurreição são as chagas de que foi vítima, sendo morto;
2) - Jesus envia os discípulos para continuar a mesma missão que ele cumpriu e que deixou as suas marcas nas chagas;
3) - da mesma maneira que Jesus, ao morrer, “entregou o espírito” (parédoken to pneuma) – (Jo 19, 30), agora diz-lhes: “Recebei o Espírito Santo” (lábete pneuma Agion) – (Jo 20,22).
 
Quando Jesus se vai embora, em seu lugar, deixa o Espírito.
 
2 – A partir do Pentecostes, inicia o seu andamento a comunidade dos crentes em Jesus, que, com a passagem dos anos, se auto-denominou Igreja. Esta Comunidade-Igreja vive sobre a base dos três princípios que a constituem:
 
1) - a memória de Jesus, “memória subversiva” do Crucificado e Ressuscitado;
2) - a presença do Espírito, que a conduz e lhe ensina progressivamente a verdade plena;
3) - O ministério apostólico, testemunha da recordação, da vida e dos ensina,mentos de Jesus.
 
 
3 – Na Igreja de todos os tempos tem-se dado a tentação constante de centrar todo o ministério como testemunho de Jesus e seu Evangelho. Quando se faz isto, incorre-se no que foi nomeado (e bem) como o “cristomonismo” = Cristo – Apóstolos (Y. Congar), quer dizer, na prática, prescinde-se do Espírito o, que é o mesmo, que “supor-se” que em toda a atuação ministerial ou hierárquica, está presente e operante o Espírito, o que equivale de facto a anular a sua presença.
 

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
Viso - mapa
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
 
Mais uma nota final:
 
 
Estes são os meus endereços atuais:
 
Para contactos normais: - aarfonseca@hotmail.com
 
Para contactos sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
 

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...