Meus amigos:
Apresento uma pequena reportagem (se assim se pode chamar…) que fiz a respeito da Procissão de Velas e das celebrações que se efetuaram em 12 de Maio de 2012, na Paróquia da Senhora do Porto e Comunidade de São Paulo do Viso
As cerimónias iniciaram-se com a saída de uma Procissão de velas que saiu às 21,30 horas da Igreja Paroquial da Senhora do Porto – acompanhada por centenas de pessoas que percorreram as Ruas da Senhora do Porto, Requesende, Ramalde do Meio, Direita do Viso, Ferreira de Castro, D. João Coutinho, D. Jerónimo de Azevedo até chegar à Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso. Algumas (não muitas, infelizmente) das casas que ladeavam as referidas Ruas, tinham velas nas janelas e varandas.
Após uma Saudação efectuada pelo Pároco Dr. Manuel C. Fernandes, a que se seguiu o Cântico “Bendizemos o Teu Nome” e a “Oração de Vésperas de 13 de Maio”:
«Deus de infinita bondade, que nos destes a Mãe do Vosso Filho como nossa Mãe, concedei-nos que, seguindo os seus ensinamentos e com espírito de verdadeira penitência e oração, trabalhemos generosamente pela salvação do mundo e pela dilatação do reino de Cristo. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo»
O percurso da Procissão (atrás assinalado) demorou mais ou menos cerca de uma hora e meia, durante o qual se rezou o Rosário e se cantaram vários cânticos marianos, tais como: A Treze Maio; Bendizemos o Teu Nome; Com minha Mãe estarei; Coração Virginal de Maria; Dai-nos a bênção; Nossa Senhora, Mãe de Jesus; Ó Mãe ternura; Ó Senhora da Azinheira; Senhora nossa, senhora minha; Senhora, nós vos louvamos; Sobre os braços da azinheira; Louvada seja na terra; Senhora, um dia descestes; A minha alma glorifica.
Pouco depois das 22,30 horas à Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, onde já era aguardada também por muitas pessoas (e que com a junção do grupo processional) encheu por completo.
Após a entrada do andor
que foi transportado numa viatura própria e colocada em cima de um altar situado à esquerda do altar-mor, o Reverendo Pároco, procedeu a nova Saudação a que se seguiu o Cântico “Senhora nós vos louvamos”. Seguiu-se a leitura de Laudes de 13 de Maio – Responsório. Foi feita a Proclamação da Palavra, com as leituras litúrgicas dos dias 13 e 31 de Maio, assim com os respectivos Salmos “Cantai ao Senhor” e “O Senhor abençoará”. Na aclamação cantou-se a Ave Maria, com o respectivo Aleluia.
O Pároco leu o Evangelho da Missa do Imaculado Coração de Maria, referindo ainda uma breve Homilia e efetuando as preces da Oração dos fiéis do dia 13 de Maio. A propósito da Semana das Vocações de 2012, foi feita a seguinte Oração Vocacional:
«Senhor da messe e pastor do rebanho faz ressoar em nossos ouvidos o teu forte e suave convite “Vem e segue-me”! Derrama sobre nós o teu Espírito que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta as nossas comunidades para a missão. Ensina a nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade dos nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança aos nossos seminaristas. Desperta o coração dos nossos jovens para o ministério pastoral da tua Igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder “sim”. Ámen»,
Seguiu-se o Cântico “O Senhor é meu Pastor” a oração da Missa da Senhora do Rosário, de 7 de Outubro, o cântico “Ó Senhora da azinheira”, o cântico da Despedida (ou do Adeus) de Fátima” terminando com a Saudação final, por volta das 23,30 horas.
Junto algumas fotos.
Post colocado em 13-5-2012 - 12,25 h
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.