domingo, 6 de maio de 2012

Nº 1275–1ª Página - SANTOS DE CADA DIA–SEXTA-FEIRA – (4/5/2012)–6 de MAIO DE 2012

Por favor vejam as Comunicações/avisos, que efetuei ontem e hoje (5 e 6 de Maio de 2012)
 
 
Obrigado e desculpem. António Fonseca
 
 
 
 
Nº 1275 – 1ª Página – 2012
Imagem3094_thumb_thumb
 
 
#####################################
A Cruz pascal na Igreja de S. Paulo do Viso
##################################### #####################################
 
 
4 DE MAIO DE 2012
 
 
Sexta-feira
 
 
Floriano, Santo
 
 
Padroeiro da Polónia
 
 
COMPLEMENTO
Floriano era um oficial do exército romano. Durante as perseguições aos cristãos, ordenadas pelo Imperador Diocleciano, no século IV, tinha um posto administrativo em Nórico, agora parte da Áustria, e convertera-se secretamente ao Cristianismo. Quando Diocleciano ordenou a Aquino, governador de Lorch, que perseguisse os cristãos, Floriano decidiu entregar-se. Após ter confessado, foi flagelado, não uma, mas 2 vezes. Depois foi esfolado e lançado ao fogo. Ainda vivo, foi atirado para o rio Emms, com uma pedra amarrada ao pescoço. Uma mulher piedosa recolheu o corpo e sepultou-o. Séculos depois, o corpo de Floriano foi levado para uma abadia de frades agostinhos, agora chamada de São Floriano, perto  de Linz. Mais tarde, as suas relíquias foram levadas para Roma.
Homem de milagres – Em 1138, o Papa Lúcio III doou algumas das relíquias de Floriano ao rei Casimiro da Polónia e ao Bispo de Cracóvia. desde essa altura, Floriano tornou-se padroeiro da Polónia e da Alta Áustria e da cidade austríaca de Linz. São-lhe atribuídos muitos milagres, incluindo algumas curas. Um dos milagres foi ter apagado um grande fogo, com um único jarro de água. Floriano também é invocado contra as fracas colheitas, inundações e tempestades. Na arte, é representado como um jovem, muitas vezes com uma mó ao pescoço. Floriano ainda protege aqueles que correm o risco de afogamento.
No seu rasto
Floriano mostrou coragem excepcional ao proclamar a sua conversão ao Cristianismo, sabendo que enfrentava a morte certa.
Marie Balter, uma mulher americana, atribuiu a sua Fé em Deus à coragem de triunfar de uma doença do foro psiquiátrico. Filha de mãe alcoólica que a entregou para adopção, Marie foi tratada com dureza pelos seus pais adoptivos e sofria de depressão e ataques de pânico. Foi diagnosticada erradamente como esquizofrénica e enviada para um hospital psiquiátrico, onde esteve internada durante mais de 15 anos. Com a ajuda do pessoal médico, de amigos e de medicamentos, conseguiu iniciar uma nova vida:
* Após se ter licenciado por Harvard, uma das mais famosas universidades da América, Marie tornou-se administradora do hospital onde estivera internada.
* A sua autobiografia, Nobody’s Child (Filha de Ninguém), foi adaptada para a televisão.
* Ganhou o prémio Wonder Woman Ward, atribuído pela Warner Communications.
 
Oração
Bendito São Floriano, Tu que tanto sofreste pela Tua fé, intere4cede por mim, para que também eu possa ser corajoso e inquebrável face à perseguição, seja qual for a sua origem. Peço-Te que me ajudes a manter-me fiel à minha Fé, confiante na bondade da humanidade. Peço-te que me ajudes a ser caridoso em relação àqueles com quem estou em desacordo e a procurar aquilo que temos em comum e não as nossas diferenças. Ámen.
(Oração contemporânea)
 
 
No período da vida de São Floriano (século III e IV)ocorreram diversos acontecimentos dos quais se destacam: Início da construção do Anfiteatro de Verona (290); Os bantu imigram em direção à África central e do sul (220); Fim da dinastia Chou na China (265); São encontrados registos das primeiras obras teatrais de carácter religioso (300).
 
Mónica, Santa
Padroeiras das Mães e Esposas
 
COMPLEMENTO
Mónica nasceu em 322 no seio de uma famílias cristã em Tagaste, no Norte de África. Os seus pais escolheram-lhe um marido, um pagão chamado Patrício, que era um homem com mau carácter e infiel. Como se isto não bastasse, a mãe dele, que a tratava com sarcasmo e contava mentiras sobre ela, vivia com  eles. Porém, Mónica não prestava atenção às humilhações que eles lhe infligiam, e pelo contrário praticou atos de bondade, fazendo ofertas aos pobres e ajudando os doentes enquanto cuidava também de sua família. Mónica e Patrício tiveram três filhos. O filho mais velho, embora fosse um  bom estudante, era fonte de preocupações constantes.- Ela rezava constantemente para que ele e o seu marido um dia se unissem a ela em oração. Finalmente, a sua fé e bondade tiveram uma recompensa parcial: o seu marido e a mãe dele converteram-se ao cristianismo. Porém, o filho de Mónica fugiu da escola, voltou para casa, e insultou Mónica. Ela trouxe-o de volta depois de uma voz lhe ter dito, “O teu filho está contigo”, que ela pensou que queria dizer que estava com ela na fé. Todavia, ele continuou extraviado.
O momento decisivo – Ela recorreu à ajuda do bispo local que a encorajou. Finalmente, Mónica recorreu ao Bispo Ambrósio em Itália, que aproximou o seu filho a Deus apelando à sua inteligência em lugar das suas emoções.
A recompensa de Mónica – O objectivo de Mónica realizou-se de uma forma que ela não tinha previsto. O seu filho foi chamado pela fé de uma forma tão poderosa que foi posteriormente canonizado como Santo Agostinho, um dos maiores professores e filósofos da igreja.
No seu rasto
Embora Santa Mónica fosse um  bom exemplo para Agostinho e tivesse feito todo o possível para que ele se transformasse num homem bom e decente, ela simplesmente não pôde fazer com que ele se comportasse como um cristão ou compreendesse a importância de uma boa conduta. Muitos pais hoje enfrentam o mesmo problema, Mónica percebeu que não podia fazer tudo sozinha e não teve medo de pedir ajuda.
As famílias podem não ter mudado muito nos últimos 2000 anos, porém a ajuda para os problemas de família é muito mais acessível.
* A sua paróquia local pode ter conselheiros pastorais capazes de ajudar a sua família.
* Para grupos de suporte específicos, procure na Internet ou na lista telefónica.
* O seu médico de família ou um professor de confiança poderá aconselhar-lhe um bom terapeuta.
* Tal como fez Mónica, persevere para arranjar ajuda para o seu filho, e recorde-se que com Deus tudo é possível.
 
 
Oração
Ó Senhor, que ensinaste Mónica a perseverar para o bem da sua família, ajuda-me a ser um pai melhor para os meus filhos. Ajuda-me a ter paciência com eles quando se portam mal e dá-me a força para guiá-los gentilmente para o caminho correto. Permite-me sempre perdoar as suas maldades e impede-me de falar-lhes duramente ou castigá-los insensatamente. Por favor, ajuda-me a ser para eles a luz do bem enquanto crescem e um bom exemplo em tudo aquilo que eu digo e faço. Ámen.
(Oração contemporânea)
 
 
No período da vida de Santa Mónica ( 322-387) ocorreram diversos acontecimentos dos quais se destacam: Os Maias desenvolveram o calendário e os hieróglifos (100-400); Reinado do Imperador Constantino (324-337); Prospera a dinastia chinesa Jin (265-420); Vida de Santo Agostinho (354-430). 
 
Gregório, O Iluminador, Santo

Bispo (240-325)

Gregório, o Iluminador

Este título de Iluminador deram-lhe os Arménios por os ter extraído das trevas e levado “à luz que é Cristo” (Jo 1, 4). Primo, ao que se diz, de Tiridates. rei da Arménia (314). este, desde que subiu ao trono, tomou-o como colaborador e conselheiro. Ignorava então ser Gregório secretamente cristão. Quando o soube, prendeu-o na cadeia que tinha no seu palácio. Deixou-o lá 14 anos, até ao dia em que, atacado por doença repugnante, lhe disseram que o seu preso o poderia curar com as orações. Esperando isto, libertou-o; Gregório conseguiu-lhe a saúde, converteu-o e batizou-o, a ele e à sua corte. Foi assim que o cristianismo se tornou religião do Estado da Arménia, três quartos de século antes de o ser no Império Romano. Os Arménios converteram-se rapidamente. Sagrado pelo metropolita da Capadócia que lhe arranjou missionários, Gregório tomou a chefia da nova Igreja. A ela foram entregues os antigos templos e as riquezas deles. Os filhos dos sacerdotes idólatras, devidamente instruídos, formaram em boa parte o novo clero. Nos fins da sua vida, Gregório deu a sagração episcopal a seu filho Aristaques, que o substituiu como catholicos (bispo supremo): depois retirou-se para a solidão, a fim de preparar a morte. A Igreja arménia, chamada “gregoriana”, não tardou que se afastasse tanto de Bizâncio como de Roma. Ficou desde então e é ainda autocéfala (independente). Hoje ainda, apenas uma ínfima parte dos Arménios expatriados estão unidos à Sé Romana. Uns e outros celebram S. Gregório, o Iluminador , na quinta sexta-feira depois da Páscoa. S. Gregório nasceu em 240 e morreu em 325. Do livro SANTOS DE CADA DIA de www.jesuitas.pt

 

BEATOS JORGE HAYDOCK

e 84 Companheiros sacerdotes e leigos, estudantes e artesãos (entre os quais TOMÁS MORO, NICHOLAS POSTGATE, JOSEPH LAMBTON, HUGH TAYLOR e HENRY HEAT)

em Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda

Tomás Moro e outros

Mártires (1584-1679)

No dia 22 de Novembro de 1987, festa de Cristo Rei, João Paulo II, elevou às honras dos altares 63 sacerdotes e 22 leigos que deram a vida por Jesus Cristo e pela Santa Igreja. «Sofreram o martírio na Inglaterra, entre os anos 1584 e 1679, em virtude de uma lei do Parlamento inglês contra os jesuítas e contra quantos foram ordenados no estrangeiro e depois retornaram a Inglaterra; os leigos foram trucidados porque ofereceram colaboração e assistência aos sacerdotes». Eis uma parte da homilia do Santo Padre: “Tomás Moro, o mais inglês dos santos, declarou no cadafalso: “Morre o bom servo do Rei, mas primeiro o servo de Deus”. Deste modo dava testemunho da primazia do reino. Hoje declaramos Beatos outros oitenta e cinco mártires: da Inglaterra, da Escócia e de Gales, e um da Irlanda. cada um deles escolheu ser “primeiro servo de Deus”. Eles abraçaram a morte conscientemente e da melhor vontade, por amor de Cristo e da Igreja. Também escolheram o reino acima de tudo. Se o preço devia ser a morte, eles pagá-lo-iam com coragem e alegria. O beato Nicholas Postgate bendisse a sua execução “como um caminho mais curto para o céu”. O Beato Joseph Lambton encorajou aqueles que estavam para morrer com ele, com as palavras “Estejamos alegres, porque amanhã espero que havemos de ter uma primeira refeição celestial”. O beato Hugh Taylor, não sabendo o dia da sua morte, disse: “Como seria feliz se nesta Sexta-feira, em que Cristo morreu por mim, eu pudesse encontrar a morte por Ele”. Foi executado naquele mesmo dia, Sexta-feira, de 26 de Novembro de 1585. O Beato Henry Heath, que morreu em 1643, agradecia ao tribunal por o ter condenado e lhe dar “a honra singular de morrer com Cristo”. Entre estes oitenta e cinco mártires encontramos sacerdotes e leigos, estudantes e artesãos. O mais velho estava na casa dos oitenta anos, e o mais novo não tinha mais do que vinte e quatro. Entre eles havia um tipógrafo, um empregado de balcão, um moço de cavalariça, um alfaiate. O que une todos eles é o sacrifício da própria vida ao serviço de Cristo, seu Senhor. Os que dentre eles eram sacerdotes desejavam apenas alimentar o seu povo com o Pão da vida e com a palavra do Evangelho. Fazê-lo significava arriscar a própria vida. Mas para eles este preço era baixo, em comparação com as riquezas que podiam levar ao seu povo no santo sacrifício da Missa. Os vinte e dois leigos deste grupo de mártires compartilharam inteiramente o mesmo amor pela Eucaristia. também eles, repetidas vezes, arriscaram a sua vida, trabalhando em conjunto com os seus sacerdotes, assistindo-os, protegendo-os e dando-lhes refúgio. Os leigos e os sacerdotes trabalharam juntos; juntos estiveram em cima dos cadafalsos e juntos esperaram a morte. Também muitas mulheres, que hoje não estão incluídas neste grupo de mártires, sofreram pela sua fé e morreram na prisão, Elas conquistaram a nossa eterna admiração e recordação. Estes mártires deram a própria vida pela sua fidelidade à autoridade do Sucessor de Pedro, o único que é o Pastor do rebanho». L’OSS. ROMA. 28.11.1987. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

 

Afra de Bréscia, Santa   

Mártir

Afra de Brescia, Santa

Afra de Bréscia, Santa

Uma mártir de que conhecemos muito pouco, que em algumas oportunidades é confundida com Santa Afra de Augusta. A ´paixão’ escrita por autor desconhecido, não dá informação precisa sobre a identidade da santa, mas se assinala que é esposa do nobre Itálico Bréscia. De acordo ao relato, Afra estava no anfiteatro para ver como iam a ser torturados Faustino e Giovita, que, fazendo o sinal da cruz fizeram parar a cinco touros selvagens que docilmente se puseram aos pés dos santos. Vendo tal portento, uns três mil espectadores se converteram ao cristianismo. Entre eles estava Afra, que foi denunciada como cristã ao imperador Adriano e foi condenada ao martírio logo depois da decapitação de Faustino e Giovita. Afra, Faustino e Giovita são os santos patronos de Bréscia.

Ricardo Reynolds, Santo

JUAN HOUGHTON, ROBERTO LAWRENCE, AGUSTIN WEBSTER e JUAN HAILE

e ainda mais 39 Mártires de Inglaterra e Gales

Mártires

Ricardo Reynolds, Santo

Ricardo Reynolds, Santo

Martirológio Romano: Em Londres, em Inglaterra, santos Juan Houghton, Roberto Lawrence e Agustín Webster, presbíteros e mártires, priores respectivamente das cartuxas de Londres, Beauvalle e Axholme, e são Ricardo Reynolds, da Ordem de Santa Brígida, todos os quais, durante o reinado de Enrique VIII, e depois de haver professado valorosamente a fé dos pais, foram arrastados vivos até o lugar de seu suplicio em Tyburn, onde pereceram enforcados juntamente com Juan Haile, presbítero, pároco da localidade próxima de Isleworth (1535). Etimologicamente: Ricardo = Aquele que é um caudilho ou líder, é de origem germânica. Nasceu em 1490 da família Reynolds de Pinhoe, no condado de Devon (Inglaterra). Foi aluno destacado do Colégio de Cristo (Cambridge) e sócio do Colégio Corpus Christi, se graduou como bacharel em Teologia. Em 1513 professou no Mosteiro de Syon, da Ordem do Santíssimo Salvador. Conhecedor exímio do hebreu e do grego, sua fama de erudito em Sagradas Escrituras, sua ortodoxia e santidade de vida valeram-lhe a consideração de ser um dos melhores teólogos de seu tempo em Inglaterra, sendo ponderado pelo próprio Santo Tomás Moro, chanceler do reino e mártir pouco depois dele. Por defender o Primado de Pedro, e opor-se à lei de Supremacia de Enrique VIII foi brutalmente martirizado em Tyburn (Londres) junto a três monges cartuxos e ao sacerdote secular Alexandre Hales em 4 de Maio de 1535. Canonizado em 25 de Outubro de 1970 por Paulo VI, junto a outros 39 mártires de Inglaterra e Gales sua festa se fixou em 4 de Maio.

ORAÇÃO

Que São Ricardo interceda por nós, nos impulsione a viver o Evangelho em plenitude unidos à Sede de Pedro, e mantenha valorosos na defesa dessa mesma fé. Amém

90214 > Sant' Afra di Brescia Matrona, martire
92632 >
Santi Agapio e Secondino Martiri di Lambesa MR
94294 >
Beate Angela Isabella e Angela Bartolomea dei Ranzi Agostiniane
51800 >
Sant' Antonina di Nicea Martire MR
91781 >
San Cassiano di Novellara Vescovo e martire
51750 >
San Ciriaco di Gerusalemme Vescovo e martire
93950 >
Sant' Etelredo Re di Mercia, abate
51775 >
San Floriano di Lorch Martire MR
93949 >
San Fortunato Lettore e martire
93216 >
Beato Giovanni Haile Sacerdote e martire MR
93215 >
Santi Giovanni Houghton, Roberto Lawrence, Agostino Webster e Riccardo Reynolds Sacerdoti e martiri MR
51790 >
Beato Giovanni Martino Moye Fondatore MR
92337 >
Beato Ladislao da Gielnow MR
94122 >
Beato Luca da Toro Mercedario
91653 >
Beato Marco Ongaro da Conegliano Francescano
90546 >
Santi e Beati Martiri Certosini di Londra 18 monaci
92093 >
Beati Martiri della Gran Bretagna
51825 >
San Paolino Bigazzini
51760 >
San Silvano di Gaza e 39 compagni Vescovo e martiri MR

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000
  • Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
  • Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
  • ===================================
  • 0000000000000000000000000000000000000000000000
  • $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$SS
  • «««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
  • 1 - A integração dos textos editados MMI IMP S.r.l./IMP BV – impressa na União Europeia (Ver blogue nº 1153 – 3/1/12) que se refiram a alguns dos Santos hoje incluídos, continuará a ser efetuada diariamente desde que eu possua as respectivas pagelas na Coleção de Histórias de Santos que nos inspiraram, intitulada “Pessoas Comuns – Vidas Extraordinárias pelo que peço as minhas desculpas. AF.
  • Hoje POR EXEMPLO foi incluído como
  • Complemento na vida de
  • (Floriano e Mónica , Santos)Estrela
  • 2 - Sites utilizados: Os textos completos são recolhidos através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. em que também incluo imagens recolhidas através de http://es.catholic.net/santoral,; em seguida os textos deste mesmo site sem tradução e com imagens, e por último apenas os nomes e imagens de HTTP://santiebeati.it.
  • 3 - Como já devem ter reparado, de vez em quando, segundo a sua importância há uma exceção da 1ª biografia, (ou biografias do Livro Santos de Cada Dia – já traduzidas – por natureza) que mais sobressaem, – quando se trate de um dia especial, dedicado a Jesus Cristo, a Nossa Senhora, Anjos ou algum Santo, em particular – todos os restantes nomes surgem por Ordem alfabética, uma, duas ou três vezes, conforme figurem nos três sites indicados, que poderão ser consultados - se assim o desejarem – pelos meus eventuais leitores. LOGICAMENTE E POR ESSE FACTO, DIARIAMENTE, O ESPAÇO OCUPADO, NUNCA É IGUAL, ACONTECENDO POR VEZES QUE É DEMASIADO EXTENSO.
  • Peço-vos a melhor compreensão e as minhas maiores desculpas e obrigado.
  • Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
    http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
  • WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW

     

  • Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Gostei.
    Muito interessante.
    Medianamente interessante.
    Pouco interessante.
    Nada interessante.

    Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

    Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

      Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...