quarta-feira, 9 de maio de 2012

Nº 1280 - 2ª Página - CARTAS DE S. PAULO (AOS ROMANOS) – QUARTA-FEIRA – 9 DE MAIO DE 2012

 
++++++++++++++++++++++++
 
 
Nº 1280 - 2ª Página
 
 
9 de Maio de 2012
 
 
CARTAS DE S. PAULO
 
 
S.-Paulo_thumb_thumb1_thumb_thumb_th
 
 
CARTA AOS ROMANOS
 
 
14
 
 
V – CONSELHOS E EXORTAÇÕES
 
 
14 – Caridade para com os fracos – Ao que é fraco na fé, fazei-lhe com acolhimento, sem discutir as suas opiniões. Porque um acredita que pode comer de tudo; outro, porém, que é fraco, come somente legumes. O que come, não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come, pois Deus acolheu-o bem. Quem és tu, para julgares um servo alheio? Se ele está de pé ou cai, isso é com o seu amo. Há-de, aliás, ficar de pé, porque o Senhor é poderoso para o sustentar. Este considera um dia mais importante do que outro, aquele considera iguais todos os dias. Cada qual procede segundo a sua convicção. O que distingue o dia, pelo Senhor o distingue; o que come, pelo Senhor come, porque dá graças a Deus. E o que não come, deixa e comer pelo Senhor e também dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive, para si mesmo, e nenhum de nós morre para si mesmo. Se vivemos, para o senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor. Por que para este fim é que Cristo morreu e ressuscitou: Para ser Senhor dos mortos e dos vivos. Tu, porém, porque julgas o teu irmão? E porque o desprezas? Todos nós compareceremos perante o tribunal de Deus, pois está escrito: «Por minha vida, diz o Senhor, diante de Mim dobrar-se-á todo o joelho, e toda a língua dará louvores a Deus».
Portanto, cada um de nós dará, de si mesmo, contas a Deus.
Não tornemos, pois, a julgar-nos uns aos outros, julgai antes que se não deve proporcionar ocasião de tropeço ou de queda a um irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é impuro em si mesmo, a não ser para quem considera uma coisa impura: Para esse é que é impura.
Ora, se por causa de um alimento entristeces o teu irmão, já não andas segundo a caridade. Não causes com o teu alimento, a perdição daquele por quem Cristo morreu.
Não seja denegrido o bem que vos pertence, porque o Reino de Deus não consiste em comer e beber, mas em justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Todo aquele que desse modo serve a Cristo é agradável a Deus e aplaudido pelos homens. Portanto, procuremos o que interessa à paz e à mútua edificação. Por causa da comida, não destruas a obra de Deus. Todas as coisas são puras, é certo, mas constituem um mal para o homem que as come, tendo nelas ocasião de tropeço. O que é bom é não comer carne nem beber vinho e evitar aquilo que faz o teu irmão tropeçar, cair ou fraquejar. E tu guarda para ti, diante de Deus, a convicção que possuis. Feliz de quem não tem de se condenar a si mesmo naquilo porque opta.
Mas, quem se encontra na dúvida, se comer, está condenado, porque procede sem convicção. Ora, tudo o que não vem da convicção é pecado.
 
 
********************************************************************************************
 
 
=============================================================
 
 
Amanhã, dia 10/5/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com o nº 15 da Carta aos Romanos.

António Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...