+++++++++++++++++++++++
Nº 1284 - 2ª Página
13 de Maio de 2012
CARTAS DE S. PAULO
1ª CARTA AOS CORÍNTIOS
1ª PARTE
ABUSOS QUE NECESSITAM DE REFORMA
Os partidos da Igreja de Corinto – … Rogo-vos, pois, irmãos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos o mesmo, e que entre vós não haja divisões; sede perfeitos no mesmo espírito e no mesmo parecer. Digo-vos isto, irmãos, porque, soube, pela gente de Cloé, que entre vós há contendas e que cada um de vós diz: «Eu sou de Paulo; e eu, de Apolo; e eu, de Cefas; e eu, de Cristo. estará Cristo dividido ? Porventura Paulo foi crucificado por vós ? Ou fostes batizados em nome de Paulo ?»
Dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vós a não ser Cristo e Gaio, para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. Batizei também a família de Estéfanas, mas, fora destes, não sei se batizei mais alguém.
Porque Cristo não me enviou a batizar, mas a pregar o Evangelho, não, porém, com sabedoria de palavras, a fim de se não desvirtuar a Cruz de Cristo. Porque a linguagem da Cruz é loucura para os que se perdem, e poder de Deus para os que se salvam, isto é, para nós, pois está escrito: «Destruirei a sabedoria dos sábios e reprovarei a prudência dos prudentes».
Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o investigador deste século? Porventura, deus não considerou louca a sabedoria deste mundo? Pois, já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os crentes por meio da loucura da pregação. Enquanto os judeus pedem sinais, e os gregos buscam a sabedoria, nós pregamos a Cristo Crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Mas, para os eleitos, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder e a sabedoria de Deus.
Portanto, o que é tido como loucura de Deus é mais sábio que os homens, e o que é tudo como fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
Considerai, pois, irmãos, a vossa vocação; não há entre vós muitos sábios, segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres.
Mas o que é louco segundo o mundo é que Deus escolheu para confundir os sábios; o que é fraco, segundo o mundo, é que Deus escolheu para confundir o quer é forte.
O que é vil e desprezível no mundo, é que Deus escolheu, como também aquelas coisas que nada são, para destruir as que são. Assim, ninguém se vangloriará diante de Deus. E é por Ele que estais em Jesus Cristo, o Qual para nós foi feito, por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção; a fim de que, como está escrito, «quem se gloria, se glorie no Senhor».
********************************************************************************************
=============================================================
Amanhã, dia 14/5/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com a 1ª parte (nº 2) da 1ª Carta aos Coríntios.
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.