sábado, 19 de maio de 2012

Nº 1290 - 2ª Página - CARTAS DE S. PAULO (AOS CORÍNTIOS) – SÁBADO – 19 DE MAIO DE 2012

+++++++++++++++++++++++
Nº 1290 - 2ª Página
19 de Maio de 2012
CARTAS DE S. PAULO
S.-Paulo_thumb_thumb1_thumb_thumb_th
1ª CARTA AOS CORÍNTIOS
2ª PARTE – 7
RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS DOS CORÍNTIOS
7 – Matrimónio e virgindade – Agora quanto às coisas que me escrevestes, penso ser bom que o homem se abstenha da mulher. Mas, dado o perigo de imoralidade, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
O marido dê à mulher o que lhe é devido, e, da mesma sorte, a mulher, também, ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e, também, da mesma maneira, o marido não poder sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não vos recuseis um ao outro, a não ser por consentimento mútuo, a fim de vos entregardes à oração; depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. Digo isto, porém, como permissão, não como mandamento. Porque quisera que todos os homens fossem como eu; mas cada qual recebe de Deus o seu próprio dom, este de uma maneira, aquele doutra. Contudo, digo aos solteiros e às viúvas que é melhor permanecer no mesmo estado que eu. Mas, se não aguentarem, casem-se. Porque mais vale casar-se que abrasar-se. Todavia, mando aos casados – não eu, mas o Senhor – que a mulher se não separe do marido. Se, porém, se separar, que não torne a casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não repudie a mulher.
E aos outros, digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tiver uma mulher descrente, e ela consentir em habitar com ele não a deixe. E se alguma mulher tiver um marido descrente, e ele consentir em habitar com  ela, não o deixe. Porque o marido descrente é santificado pela mulher, e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outro modo, os vossos filhos seriam impuros, quando, na realidade, são santos. Se, porém, o descrente quer separar-se, que se separe, porque, neste caso o irmão ou a irmã não estão sujeitos à servidão. Deus chamou-vos para a paz. Sabes tu, porventura, ó mulher, se salvarás o teu marido? E tu, ó marido, se salvarás a tua mulher?
Proceda pois cada um conforme a condição que o Senhor lhe atribuiu ou como o Senhor o chamou. É o que ordeno, em todas as igrejas. Foi alguém chamado estando circuncidado? Não pretenda parecer incircunciso. Foi chamado estando circuncidado? Não se circuncide. A circuncisão nada é, como também a incircuncisão nada é, o que conta é a observância dos mandamentos de Deus.
Cada um fique no estado em quer foi chamado por Deus. Foste chamado sendo servo? Não te dê isso cuidado: E, ainda que te possas tornar livre, escolhe antes servir. Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é um liberto do Senhor; e também o que é chamado, sendo livre, é servo de Cristo. Fostes comprados por grande preço, não vos façais servos dos homens. Irmãos, fique cada um de vós diante de Deus, no estado em que foi chamado.
No que se refere às pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem alcançou do Senhor misericórdia para ser fidedigno. Julgo pois que, em razão da instante necessidade, é bom para o homem permanecer assim. Estás ligado a uma mulher? Não procures separar-te. Estás livre de mulher? Não procures mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia, esses tais terão tribulações na carne eu queria poupar-vos a elas. Digo-vos, porém, irmãos, que o tempo é breve. O que importa é que também aqueles que têm mulheres vivam como se as não tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que se servem do mundo, como dele se não servissem, porque a aparência deste mundo passa. E bem quisera eu que estivésseis sem cuidados.
O solteiro cuida do modo como há-de agradar ao Senhor, mas o que é casado cuida das coisas do mundo, de como há-de agradar à mulher, que não é casada, como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa de corpo e de espírito; a casada, porém, cuida das coisas deste mundo, de como há-de agradar ao marido. Digo isto no vosso próprio interesse e não para vos estender um laço, mas tendo em vista o que é digno e próprio para vos unir ao Senhor, sem desvios.
Mas, se alguém julga que é inconveniente para a sua filha haver passado a idade de se casar, e que é seu dever fazê-la casar, faça o que quiser; não peca se a casar. Que eles se casem. Mas, o que resolver firmemente, no seu íntimo, não o obrigando a necessidade e com  perfeita liberdade de escolha, guardar virgem a sua filha, faz bem. Portanto, quem casa a filha faz bem; mas quem a não casa faz melhor. A mulher casada está ligada ao marido, enquanto esteve viver. Morto este, fica livre para se casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. Mais feliz será, porém, na minha opinião, se ficar como estava. Julgo que também eu tenho o Espírito de Deus!
********************************************************************************************
=============================================================
Amanhã, dia 20/5/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com a 2ª parte (nº 8) da Carta aos Coríntios.
António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
e Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos – Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...