antoniofonseca1940@hotmail.com
2013_
Mapa antigo de Israel
NOVAS CONQUISTAS
6 - GEDEÃO – Os filhos de Israel praticaram o mal aos olhos do Senhor, e o Senhor entregou-os nas mãos de Madian durante sete anos. A mão de Madian caiu rudemente sobre Israel. Com medo a Madian, os filhos de Israel refugiaram-se em cavernas e fortificações, que eles mesmos construíram nos montes. Quando Israel semeava, subia Madian com Amalec e os filhos do oriente para o atacar. Acampavam no meio de Israel e devastavam os seus campos até próximo de Gaza, não deixando em Israel subsistência alguma, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos, pois, vinham com todos os seus rebanhos e suas tendas, semelhantes a uma nuvem de gafanhotos. Essa multidão inumerável de homens e camelos subia e devastava a terra. Israel, desse modo, veio a ser muito pobre por causa de Madian. Mas os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E tendo eles clamado ao Senhor, contra os de Madian, o Senhor mandou-lhes um profeta, que lhes falou desta maneira: «Isto diz o Senhor, Deus de Israel: Eu vos fiz sair do Egipto e vos tirei da casa da servidão; livrei-vos da mão dos egípcios e dos vossos opressores: expulsei-os diante de vós e dei-vos a sua terra. Então disse-vos: Eu sou o Senhor, vosso Deus: não adoreis os deuses dos amorreus, em cuja terra ides habitar. Mas vós não ouvistes a Minha voz».
Depois veio o anjo do Senhor e sentou-se debaixo do terebinto de Efra, que era propriedade de Joás, da família de Abieser. Gedeão, seu filho, estava a limpar o trigo no lagar, para o esconder de Madian. O anjo do Senhor apareceu e disse: «O Senhor está contigo, valente guerreiro!» Gedeão respondeu: «Por favor, meu Senhor; se o Senhor está connosco por que nos vieram todos esses males? Onde estão aqueles prodígios que nos contaram nossos pais, dizendo: O Senhor fez-nos verdadeiramente sair do Egipto? Agora o Senhor abandonou-nos e entregou-nos nas mãos de Madian».
Então o Senhor, voltando-Se para ele, disse: «Vai, e com esta força que tens, liberta Israel das mãos de Madian. Porventura, não sou Eu que te envio?» Gedeão respondeu: «Ó Senhor, com que libertarei eu Israel? Minha família é a última de Manassés, e eu sou o mais pequeno da casa de meu pai». O anjo do Senhor disse-lhe: «Eu estarei contigo e tu derrotarás os de Madian como se fossem um só homem».
Gedeão respondeu: «Se encontrei graça diante de Ti, dá-me um sinal por onde eu veja que és Tu quem me falas. Não Te afastes daqui até que eu volte, trazendo numa oferta, e pondo-a diante de Ti» E o anjo do Senhor disse-lhe: «Esperarei aqui até que voltes». Gedeão entrou em casa, preparou um cabrito e com um efá de farinha fez pães sem fermento. Pôs a carne num cesto e o caldo numa panela, levou tudo até debaixo do terebinto e ofereceu-Lho. O anjo do Senhor disse-lhe: «Toma a carne e os pães ázimos, põe-nos sobre aquela pedra, e entorna por cima o caldo». E Gedeão assim fez.
O anjo do Senhor, estendendo a ponta da vara que segurava na mão, tocou a carne e os pães ázimos, e logo saiu fogo da rocha que consumiu a carne e os pães ázimos; e o anjo do Senhor desapareceu de seus olhos (Lv 9, 24; 1 Rs 18, 38; 1 Par 21, 26; 2 Par 7, 1).
Por este sinal, Gedeão reconheceu que era o anjo do Senhor e exclamou: «Ai de mim, Senhor JAVÉ! Eu vi a face a face o anjo do Senhor». O Senhor disse-lhe: «Sossega, não temas, porque não morrerás». Gedeão levou ali um altar ao Senhor e chamou-o Javé-Chalom. Ainda hoje, em Efra de Abieser, se pode ver este altar. Naquela mesma noite o Senhor disse a Gedeão:«Toma um touro gordo de teu pai e um segundo touro de sete anos; derruba o altar de Baal que tem teu pai; faz o mesmo com o ídolo de madeira que está ao pé, e, então, edificarás um altar ao Senhor, teu Deus, em cima desta pedra, depois de a teres preparado. Tomarás o segundo touro e o oferecerás em holocausto sobre a madeira do ídolo que tiveres cortado». Tomou, pois, dez dos seus criados e fez como lhe mandou o Senhor. Mas, temendo a família de seu pai e os habitantes da cidade, não o quis fazer durante o dia; executou tudo durante a noite. Pela manhã, levantando-se, os habitantes da cidade viram o altar de Baal derrubado por terra, o ídolo vizinho cortado, e o segundo touro queimado em holocausto sobre o novo altar. E disseram uns aos outros: «Quem fez isto?» Depois de haverem investigado cuidadosamente, foi-lhes dito:«Gedeão, filho de Joás, foi quem fez estas coisas». Disseram então a Joás: «Traz-nos o teu filho, para que seja morto, pois ele destruiu o altar de Baal e cortou a árvore sagrada (ídolo) que estava perto». Joás respondeu-lhes: «Porventura sois vós os vingadores de Baal? Sois vós que o deveis salvar? Aquele que tomar partido por Baal será morto hoje mesmo (Dt 17, 2-5). Se Baal é Deus, que se defenda a si mesmo contra aquele que destruiu o seu altar!» Desde então, Gedeão foi chamado Jerobaal, por Joás ter dito: «Que Baal se defenda a si mesmo contra aquele que destruiu o seu altar!» Todos os de Madian, os amalecitas e os filhos do oriente, se coligaram, e, tendo passado o Jordão, acamparam no vale de Jezrael. Mas o Espirito do Senhor apoderou-se de Gedeão, o qual, tocando a trombeta, convocou a família de Abieser para que o seguisse. Enviou mensageiros a todo o Manassés, que se reuniu para o seguir. Enviou, também, mensageiros às tribos de Aser, de Zabulão e de Neftali, e todos se juntaram a ele.
Gedeão disse, então, ao Senhor: «Se hás-de salvar realmente Israel pela minha mão, como disseste, eis que eu estenderei um velo de lã sobre a eira: se o orvalho cair só no velo, ficando toda a terra seca, reconhecerei que é por minha mão que livrarás Israel, como disseste». E assim aconteceu. Levantando-se Gedeão antes de amanhecer, espremeu a lã e encheu um copo de orvalho. Gedeão disse de novo a Deus: «Não se acenda contra mim o Teu furor se Te falo ainda outra vez! Só quero fazer mais uma prova: peço que só o velo fique seco, e que toda a terra seja molhada pelo orvalho». Foi o que Deus fez naquela noite: só o velo ficou seco, enquanto toda a terra ficou coberta de orvalho.
Os Dez Mandamentos
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.