domingo, 28 de abril de 2013

Nº 1634-4 - A Religião de Jesus - V DOMINGO DE PÁSCOA - 28 de Abril de 2013

Nº 1634-4
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
28 de Abril de 2013
V DOMINGO DE PÁSCOA

Jo 13, 31-33a.34-35
Depois de Judas sair, Jesus disse: «Agora foi glorificado o Filho do Homem e Deus foi glorificado n’Ele. Se Deus foi glorificado n’Ele, Deus também  o há-de glorificar em Si mesmo e glorificá-Lo-á sem demora».
«Filhinhos, ainda estou um pouco convosco. Procurar-Me-eis e, como disse aos Judeus, também vo-lo digo agora: Para onde Eu vou, vós não podeis ir. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros: assim como Eu vos amei, vós também vos deveis amar uns aos outros. É por isto que todos saberão que sois Meus discípulos: Se vos amardes uns aos outros».
 
 
 
1 – O contraste que se observa neste Evangelho, é surpreendente. Precisamente quando Judas sai de cena para ir direito a preparar a detenção de Jesus e dar assim início ao seu julgamento, tortura, condenação, morte cruel e fracasso total, precisamente nesse momento, o Evangelho afirma que é agora quando Jesus é glorificado; e quando Deus é glorificado. O verbo que utiliza Jo 13, 31, é «doxaso». O substantivo «doxa» refere-se em grego clássico à «opinião» ou «ponto de vista». inclusive o de «reputação» e «honra» fica relegado no Novo Testamento. Em seu lugar o substantivo e o verbo referem-se ao esplendor divino,à glória divina (Lc 2, 9; Mt 16, 27; Act 7, 55, etc.,)

2 Portanto, aqui afirma-se algo que estremece e assusta. Trata-se de que, quando Jesus vai sofrer e fracassar, é exatamente então e quando se alcança o cume o esplendor do poder divino, tanto do Pai (Jo 13, 31b; 17, 1b.4) como do Filho (Jo 7, 39; 12, 16.23; 13, 31a). Jesus alcança o seu máximo esplendor na dor e no fracasso. Não é loucura dizer tal coisa? Não é isso a negação total de todo o homem?

3 – Tudo se clarifica e alcança uma luminosidade surpreendente no mandamento que dita Jesus: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei. Quando Jesus diz “Eu”, esse “Eu” é o “Eu” de Jesus, por suposto. Mas é também o “Eu” de Deus. Deus é Amor. Mas Deus, ao incarnar, ao humanizar-se, fez-se amor humano. E a experiência nos diz que o amor humano chega até ao cume quando está disposto a chegar, e chega, ao limite último e final do sofrimento, da morte e do fracasso. Uma pessoa quer a outra, de verdade, quando está disposta a sofrer, o que for, por ser fiel ao carinho prometido e mantido. Aprendemos a amar alguém quando sofremos por esse ser humano. Então é quando se alcança o esplendor da glória. Não a glória do poder ou do êxito, mas a glória do amor, da bondade e da  humanidade.

4Aqui não há outro remédio que seja, terminar com uma pergunta inquietante: É por isto – por esta forma de querer e de ser fiel ao amor – pelo qual se distingue os crentes em Jesus? Há que ter muita liberdade, e mais audácia, para enfrentar esta pergunta com honra.


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================

Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contatos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 7-4-2013 - 10,45 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
photo

map-a3f333ae641e222222222222222222

Etiquetas Technorati:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...