domingo, 28 de abril de 2013

Nº 1634 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - JUÍZES - (7) - 28 de Abril de 2013

28 de Abril de 2013
Nº 1634 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013_

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t

Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1634

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÔMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, (Estes já estão…)
– Faltam apenas 879 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) . Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1634 - 2ª Página

28 de Abril de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

JUÍZES
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

JUÍZES

NOVAS CONQUISTAS

 

7  -  DERROTA DE MADIANJerobaal, ou seja, Gedeão, levantando-se antes do raiar da aurora, foi acampar com todo o povo na fonte de Harad. O acampamento de Madian encontrava-se ao norte da colina de Moré, na planicie. O Senhor disse a Gedeão: «A gente que te acompanha é demasiado numerosa para que Eu entregue Madian nas suas mãos. Israel poderia gloriar-se à Minha custa, exclamando: «Foi a minha mão que me livrou (Dt 8, 17-18) Jos 10, 13-15; Am 6, 13). Manda, pois, publicar este aviso, para que todos ouçam: «Quem for medroso ou covarde, volte para trás, e deixe a montanha de Gelboé». E retiraram-se vinte e dois mil homens, ficando somente dez mil. O Senhor disse a Gedeão: «Ainda é muita gente. Leva-os à água e ali farei uma escolha. Aquele a quem Eu disser para ir contigo esse seguir-te-á; aquele a quem Eu não designar, esse ficará». Gedeão levou, pois, o povo junto á água e o Senhor disse-lhe: «Apartarás todos aqueles que levarem a água à boca, com a mão, como fazem os cães com  a língua, daqueles que se puserem de joelhos para a beberem». Ora, o número dos que beberam a água, levando-a à boca com a mão, foi de trezentos homens: todo o resto do povo se pusera de joelhos para beber. O Senhor disse a Gedeão: «Com os trezentos homens que beberam a água, levando-a com a mão à boca, vos salvarei, e entregarei Madian nas vossas mãos. E todo o povo que resta volte para suas casas». Gedeão guardou os víveres do povo e mandou regressar o resto dos homens às suas tendas, conservando só os trezentos homens. O acampamento de Madian estava em baixo, na planície.

Naquela mesma noite o Senhor disse a Gedeão: «Levanta-te e ataca o acampamento, porque to entreguei. Mas, se tens medo de ir só, leva contigo Fara, teu servo. Escutarás o que eles dizem, e sentir-te-ás encorajado para atacar o acampamento». Gedeão desceu, pois, com Fara, seu servo, até onde estavam as sentinelas do acampamento. Ora, os madianitas, os amalecitas e todos os filhos do oriente, estavam espalhados pelo vale, tão numerosos como gafanhotos, e seus camelos eram tão numerosos como as areias das praias (Ex 10, 14-15; Jer 46, 23; Jl 1, 6s). No momento em que Gedeão se aproximava, um  deles entretinha-se a contar um certo sonho a um camarada. Dizia ele: «Acabo de ter um sonho em que vi um pão de cevada que rolava sobre o acampamento de Madian, o qual, ao chocar coma tenda, lançou-a completamente por terra». O companheiro respondeu: «Isso não significa outra coisa senão a espada de Gedeão filho de Joás, o israelita. Deus entregou nas suas mãos Madian e todo o seu acampamento».

Gedeão, tendo ouvido a narração e a interpretação do sonho, prostrou-se por terra. Voltou ao acampamento de Israel e disse: «Levantai-vos porque o Senhor vos entregou nas mãos o acampamento de Madian». Dividiu, imediatamente, os trezentos homens em três grupos, e pôs nas mãos de todos trombetas e ânforas vazias e, dentro destas, uma tocha acesa. E disse-lhes: «O que me virdes fazer, fazei-o também. Quando eu chegar aos limites do acampamento, imitai o que eu fizer; quando eu tocar a trombeta que tenho nas mãos, então tocareis também as vossas em redor de todo o acampamento, gritando: «Pelo Senhor e por Gedeão».

Gedeão chegou aos limites do acampamento, com os seus cem homens, no principio da segunda vigília, ao render das sentinelas. Começaram, então, a tocar as trombetas, quebrando ao mesmo tempo as ânforas que tinham na mão. Os três batalhões tocaram igualmente as trombetas e quebraram as ânforas. Tomando as tochas na mão esquerda e as trombetas na mão direita para tocarem, gritaram todos «Pelo Senhor e por Gedeão». Cada um ficou no seu lugar, ao redor do acampamento. Com isto, todas as tropas de Madian se alvoroçaram e fugiram, aos gritos. Os trezentos homens continuaram a tocar as trombetas, enquanto que, por todo o acampamento, o Senhor fez com que todos apontassem a espada uns contra os outros, degolando-se mutuamente. O exército fugiu até Bet-Setta, para os lados de Sarera, e até aos limites de Abel-Mehula, junto de Tebat (1 Sam 14, 20; 2 Par 24, 23). Juntaram-se então aos homens de Israel, as tribos de Neftali, de Aser  e a casa de Manassés, e perseguiram os de Madian. Gedeão enviou mensageiros por todo o monte de Efraim, dizendo: «Correi ao encontro dos madianitas e ocupai o vau das águas até Bebera, ao longo do Jordão».

Juntaram-se, pois, os homens de Efraim e ocuparam as passagens até Betbera e igualmente os vaus do Jordão, Tendo capturado dois chefes de Madian, Oreb e Zeb, mataram Oreb no rochedo de Oreb, e Zeb no lugar de Zeb. E perseguiram os madianitas, levando as cabeças de Oreb e de Zeb a Gedeão, ao outro lado do rio Jordão.

 

Os Dez Mandamentos

Iniciei no passado dia (23-Abril-2013) a descrição, do texto de JUÍZES,

que decorre com a Introdução e Cap. 1º – NOVAS CONQUISTAS e capítulos seguintes

Textos recolhidos do LivroJUÍZESdo ANTIGO TESTAMENTO
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
28 de ABRIL de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...