antoniofonseca1940@hotmail.com
2013_
Mapa antigo de Israel
NOVAS CONQUISTAS
7 - DERROTA DE MADIAN – Jerobaal, ou seja, Gedeão, levantando-se antes do raiar da aurora, foi acampar com todo o povo na fonte de Harad. O acampamento de Madian encontrava-se ao norte da colina de Moré, na planicie. O Senhor disse a Gedeão: «A gente que te acompanha é demasiado numerosa para que Eu entregue Madian nas suas mãos. Israel poderia gloriar-se à Minha custa, exclamando: «Foi a minha mão que me livrou (Dt 8, 17-18) Jos 10, 13-15; Am 6, 13). Manda, pois, publicar este aviso, para que todos ouçam: «Quem for medroso ou covarde, volte para trás, e deixe a montanha de Gelboé». E retiraram-se vinte e dois mil homens, ficando somente dez mil. O Senhor disse a Gedeão: «Ainda é muita gente. Leva-os à água e ali farei uma escolha. Aquele a quem Eu disser para ir contigo esse seguir-te-á; aquele a quem Eu não designar, esse ficará». Gedeão levou, pois, o povo junto á água e o Senhor disse-lhe: «Apartarás todos aqueles que levarem a água à boca, com a mão, como fazem os cães com a língua, daqueles que se puserem de joelhos para a beberem». Ora, o número dos que beberam a água, levando-a à boca com a mão, foi de trezentos homens: todo o resto do povo se pusera de joelhos para beber. O Senhor disse a Gedeão: «Com os trezentos homens que beberam a água, levando-a com a mão à boca, vos salvarei, e entregarei Madian nas vossas mãos. E todo o povo que resta volte para suas casas». Gedeão guardou os víveres do povo e mandou regressar o resto dos homens às suas tendas, conservando só os trezentos homens. O acampamento de Madian estava em baixo, na planície.
Naquela mesma noite o Senhor disse a Gedeão: «Levanta-te e ataca o acampamento, porque to entreguei. Mas, se tens medo de ir só, leva contigo Fara, teu servo. Escutarás o que eles dizem, e sentir-te-ás encorajado para atacar o acampamento». Gedeão desceu, pois, com Fara, seu servo, até onde estavam as sentinelas do acampamento. Ora, os madianitas, os amalecitas e todos os filhos do oriente, estavam espalhados pelo vale, tão numerosos como gafanhotos, e seus camelos eram tão numerosos como as areias das praias (Ex 10, 14-15; Jer 46, 23; Jl 1, 6s). No momento em que Gedeão se aproximava, um deles entretinha-se a contar um certo sonho a um camarada. Dizia ele: «Acabo de ter um sonho em que vi um pão de cevada que rolava sobre o acampamento de Madian, o qual, ao chocar coma tenda, lançou-a completamente por terra». O companheiro respondeu: «Isso não significa outra coisa senão a espada de Gedeão filho de Joás, o israelita. Deus entregou nas suas mãos Madian e todo o seu acampamento».
Gedeão, tendo ouvido a narração e a interpretação do sonho, prostrou-se por terra. Voltou ao acampamento de Israel e disse: «Levantai-vos porque o Senhor vos entregou nas mãos o acampamento de Madian». Dividiu, imediatamente, os trezentos homens em três grupos, e pôs nas mãos de todos trombetas e ânforas vazias e, dentro destas, uma tocha acesa. E disse-lhes: «O que me virdes fazer, fazei-o também. Quando eu chegar aos limites do acampamento, imitai o que eu fizer; quando eu tocar a trombeta que tenho nas mãos, então tocareis também as vossas em redor de todo o acampamento, gritando: «Pelo Senhor e por Gedeão».
Gedeão chegou aos limites do acampamento, com os seus cem homens, no principio da segunda vigília, ao render das sentinelas. Começaram, então, a tocar as trombetas, quebrando ao mesmo tempo as ânforas que tinham na mão. Os três batalhões tocaram igualmente as trombetas e quebraram as ânforas. Tomando as tochas na mão esquerda e as trombetas na mão direita para tocarem, gritaram todos «Pelo Senhor e por Gedeão». Cada um ficou no seu lugar, ao redor do acampamento. Com isto, todas as tropas de Madian se alvoroçaram e fugiram, aos gritos. Os trezentos homens continuaram a tocar as trombetas, enquanto que, por todo o acampamento, o Senhor fez com que todos apontassem a espada uns contra os outros, degolando-se mutuamente. O exército fugiu até Bet-Setta, para os lados de Sarera, e até aos limites de Abel-Mehula, junto de Tebat (1 Sam 14, 20; 2 Par 24, 23). Juntaram-se então aos homens de Israel, as tribos de Neftali, de Aser e a casa de Manassés, e perseguiram os de Madian. Gedeão enviou mensageiros por todo o monte de Efraim, dizendo: «Correi ao encontro dos madianitas e ocupai o vau das águas até Bebera, ao longo do Jordão».
Juntaram-se, pois, os homens de Efraim e ocuparam as passagens até Betbera e igualmente os vaus do Jordão, Tendo capturado dois chefes de Madian, Oreb e Zeb, mataram Oreb no rochedo de Oreb, e Zeb no lugar de Zeb. E perseguiram os madianitas, levando as cabeças de Oreb e de Zeb a Gedeão, ao outro lado do rio Jordão.
Os Dez Mandamentos
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.