terça-feira, 16 de abril de 2013

Notícias sobre o(s) Papa(s) - 16 de Abril de 2013

Santa Igreja

 

86° Aniversário de Bento XVI

Posted: 15 Apr 2013 08:00 PM PDT

-----------------------

Nossa Senhora de Medjugorje

Aniversário do nosso querido Bento XVI

Posted: 16 Apr 2013 05:17 AM PDT

Bento XVI completa esta terça-feira 86 anos. Para festejar esta data, seu irmão mais velho, Georg, está em visita a Castel Gandolfo – onde reside temporariamente o Papa emérito. A Rádio Vaticano recorda este dia com as lembranças da infância que o próprio Joseph Ratzinger descreveu a uma menina, durante o Encontro Mundial das Famílias em Milão, em 2 de junho de 2012. Na pequena cidade de Marktl am Inn, na Bavária, o ponto essencial para a família Ratzinger era o Dia do Senhor, que começava já no sábado, com as leituras do Domingo por parte do pai – de modo que ele e seu irmão Georg já entravam na “liturgia, numa atmosfera de alegria”. “No dia seguinte, íamos à Missa. Minha cidade fica perto de Salzburg, portanto tínhamos muito contato com a música – Mozart, Schubert, Haydn – e quando começava o Kyrie era como seu o céu se abrisse. E depois em casa era importante, naturalmente, o grande almoço todos juntos”. Além da música, outra paixão da família eram os passeios nos bosques da Baviera: “Morávamos perto de um bosque, onde nos divertíamos com aventuras e jogos. Numa palavra, éramos um só coração e uma só alma, com tantas experiências em comum, inclusive nos períodos muito difíceis, como no tempo da guerra: primeiro da ditadura e depois, da pobreza”. Adversidades que o Papa emérito enfrentava com o “amor recíproco” que se vivia em família. Um amor “forte” que “tornava belo inclusive as coisas simples”. E assim, “crescemos na certeza de que é bom ser um homem, porque víamos que a bondade de Deus se refletia nos pais e nos irmãos”. “Assim, neste contexto de confiança, de alegria e de amor éramos felizes e creio que, no Paraíso, deve ser parecido com a minha juventude. Neste sentido, espero ir ‘à casa’, ir rumo a outra parte do mundo’”.

------------------------------------

O beijo do Beato João Paulo II no Alcorão

Posted: 15 Apr 2013 02:16 PM PDT

 

Nesta foto podemos ver o humilde gesto do Beato Papa João Paulo II, que em 14/05/99 beija o Alcorão, no vaticano, o Livro sagrado dos Muçulmanos.

          Na ocasião muitos se escandalizaram por gesto de grande significado místico. São Paulo Apóstolo nos aconselha a sempre julgarmos bem a nosso próximo. Pois bem, esse gesto foi mal interpretado por alguns. Qual, pois, seria a boa interpretação desse ato, já que é dever nosso julgar que nosso Papa jamais praticaria qualquer ação contra a fé e a moral?

        Para julgar bem o Papa, devemos fazer uma interpretação mística deste grande gesto de João Paulo II. 

        Alguns místicos da Igreja, uns beatos, outros santos, outros ainda servos de Deus, ao comentarem sobre a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, dizem que quando tiveram a visão de Cristo carregando a sua pesada Cruz, viram que Ele antes da a carregar em seus ombros, se inclinou e deu um beijo na Cruz.

         Ora, se aplicarmos os ensinamentos destas visões neste grande gesto do Papa, somos obrigados a chegar nas mesmas conclusões. O Papa, que é o doce Cristo na terra, beija o Alcorão, que é a Cruz que martiriza muitos cristãos em países muçulmanos. O beijo de Nosso Senhor na Cruz, simboliza o seu infinito amor por seus inimigos e por toda a humanidade pecadora. O beijo de Cristo na Cruz é sinal de sua infinita Caridade. Ora, o beijo que o Papa dá no Alcorão simboliza e repete o beijo que Cristo deu na Cruz, quando a tomou sobre seus ombros. Esse beijo revela a grande Caridade com a qual estava cheio o Papa João Paulo II. A infinita caridade de Cristo moveu o Papa João Paulo II a beijar a cruz dos Cristãos em terras muçulmanas.

         Beato João Paulo II, ora pro nobis.

--------------------------

Francisco: "Concílio é fruto do Espírito, mas permanece inaplicado"

Posted: 16 Apr 2013 05:19 AM PDT

Cidade do Vaticano (RV) – Nesta terça-feira, 16, Bento XVI completa 86 anos e Papa Francisco o lembrou no início da missa celebrada em sua residência, na Casa Santa Marta. “Oferecemos-lhe a Missa, para que o Senhor esteja com ele, o conforte e lhe dê muito consolo”. Na homilia, o comentário da primeira leitura do dia: o martírio de Santo Estevão, que antes de ser lapidado anunciou a Ressurreição de Cristo e advertiu para a resistência ao Espírito Santo. O Papa repetiu que mesmo em meio de nós, ainda existe esta resistência. “Ao que parece, hoje o Espírito Santo nos incomoda, porque nos incentiva, empurra a Igreja para que vá adiante. E nós queremos que ele adormeça, queremos domesticá-lo, e isto não é bom porque Ele é Deus e é a força que nos consola, a força para prosseguirmos. Mas seguir avante dificulta... a comodidade é melhor!”. “Hoje – prosseguiu o Papa – aparentemente estamos todos contentes com a presença do Espírito Santo, mas não é assim. Por exemplo, vamos pensar no Concílio: “O Concílio foi uma linda obra do Espírito Santo. Pensamos no Papa João XXIII: um pároco bom, obediente ao Espírito Santo. Mas depois de 50 anos, fizemos tudo o que o Espírito Santo nos disse no Concílio? Não. Comemoramos este aniversário, erguemos um monumento, mas desde que não incomode. Nós não queremos mudar, e o pior: alguns querem voltar atrás. Isto é ser teimoso, significa querer domesticar o Espírito Santo; ser tolo, de coração lento”. Francisco ressaltou que o mesmo acontece em nossas vidas pessoais e exortou: “Não oponhamos resistência ao Espírito. É Ele que nos liberta. Caminhemos na estrada da docilidade do Espírito Santo, no caminho da santidade da Igreja!”.

--------------------

OBLATVS


86º Aniversário de Bento XVI

Posted: 16 Apr 2013 02:50 AM PDT

Parabéns, querido Papa Emérito.
Ad multos annos!

--------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...