quinta-feira, 11 de abril de 2013

Nº 1617 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - JOSUÉ (13) - 11 de Abril de 2013

11 de Abril de 2013
Nº 1617 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t

Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1616

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÔMIO, constantes do PENTATEUCO (Estes já estão…)
– Faltam apenas 885 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) . Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1617 - 2ª Página

11 de Abril de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

JOSUÉ
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

JOSUÉ

Conquista da Terra da Promissão

13  -  OCUPAÇÃO DEFINITIVA Josué estava velho, avançado em anos, e o Senhor disse-lhe: «Já estás velho, de muita idade, e resta ainda muita terra para conquistar. Vê o que resta: Todas as províncias dos filisteus e todo o território de Gessur, desde o Schicor que corre ao oriente do Egipto, até aos limites do Acaron, ao Norte, região considerada dos cananeus; os cinco príncipes dos filisteus: O de Gaza, o de Asot, o de Ascalon, o de Get e o de Acaron; os heveus, ao meio-dia; toda a terra dos cananeus e Maara dos sidónios, até Afec e a fronteira dos amorreus: a terra dos gebalitas, e todo o Líbano, ao oriente desde Baal-Gad junto ao monte Hermon até à entrada de Hamat: todos os habitantes da montanhas, desde o Líbano até às águas  de Maserefot, todos os sidónios. Eu os expulsarei diante dos filhos de Israel. Distribui, pois, por sortes, esta terra em herança aos filhos de Israel, como te prescrevi. Agora divide esta terra entre as nove tribos e a meia tribo de Manassés». Os rubenitas, os gaditas e a outra metade da tribo de Manassés tinham recebido de Moisés a sua parte além do Jordão, ao oriente, assim como Moisés, servo do Senhor, lhes tinha marcado desde Aroer, que está situada na margem da torrente do Arnon, e desde a cidade que está no meio do vale e toda a planície de Medaba, até Dibon (Jer 48, 8). Todas as cidades de Seon, rei dos amorreus, que reinava em  Hesebon, até à fronteira dos amonitas; Galaad, o território de Gessur e de Macat, toda a montanha do Hermon e todo o Basan até Saleca; todo o reino  de Og, em Basan, que reinava em Astarot e Edrai, últimos restos da raça dos refains. Moisés bateu estes reis e expulsou-os. Os filhos de Israel, porém, não expulsaram os jessureus, nem os macateus, e assim os povos de Gessur e de Macat continuaram a habitar entre nós até ao dia de hoje. A tribo de Levi foi a única que não recebeu herança de Moisés; porque os sacrifícios oferecidos pelo fogo ao Senhor, Deus de Israel, são a sua herança, como Ele lho havia dito.

A parte de RubenMoisés havia, pois, dado aos filhos da tribo de Ruben a sua parte, segundo as suas famílias. O seu território partia de Aroer, situada na margem da torrente do Arnon, e a cidade que está no meio da torrente, e compreendia toda a planície junto de Medaba. Hesebon e todas as suas cidades na planície, Dibon, Bamot-Baal, Bet-Baal-Maon (Ez 25, 9), Jassa, Cedimot, Mefaat (Jer 48, 21). Cariataim , Sabana, Sarat-Asar na montanha do vale, Bet-Fogor, as encostas do Pisga, Bet-Jesimot, todas as cidades da planície, todo o reino de Seon, rei dos amorreus de Hesebon, que Moisés derrotara com os chefes de Madian, Evi. Recem, Sur, Hur, e Rebé, tributários de Seon naquela terra. O adivinho Balaão, filho de Beor, foi também do número daqueles que os filhos de Israel passaram ao fio da espada. Assim, o território dos filhos de Ruben chegava até ao Jordão e seus afluentes. Tais são as cidades e aldeias que couberam aos rubenitas, segundo as suas famílias.

A parte de Gad  -  Moisés deu também à tribo de Gad uma parte segundo as suas famílias. O seu território foi o seguinte: Jaser, todas as cidades de Galaad, a metade da terra dos amonitas até Aroer, em frente de Rabba, desde Hesebon até Rabot-Masfé e Betonim, e desde Manaim até à fronteira de Dabir; e, no vale, Bet-Haram, Bet-Nemra. Soccote e Safon, restos do reino de Seon, rei de Hesebon; o Jordão e o seu território até aos confins do mar de Ceneret, além do Jordão, ao oriente. Esta foi a herança que, em cidades e aldeias, receberam os filhos de Gad, segundo as suas famílias.

A parte de Manassés  - Moisés deu também uma parte à meia tribo de Manassés, segundo as suas famílias. O seu território compreendia Manaim, todo o Basan, todo o reino de Og, rei de Basan, e todas as aldeias de Jair em Basan: sessenta localidades. A metade de Galaad, Astarot e Edrai, cidades do reino de Og em Basan, foram dadas aos filhos de Maquir, filho de Manassés, isto é, à metade dos filhos  de Maquir, segundo as suas famílias. Estas são as partes que Moisés distribuiu quando se encontrava nas planícies de Moab, do outro lado do Jordão, ao oriente, em frente de Jericó. À tribo de Levi, porém, não deu herança alguma: porque o Senhor, Deus de Israel, é a sua herança, como Ele lho tinha dito.

 

 

Os Dez  Mandamentos

Inicia-se hoje - (30-Março-2013) a descrição do texto de JOSUÉ,

que decorre com a Conquista da Terra de Promissão

Textos do LivroJOSUÉdo ANTIGO TESTAMENTO

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

11 de ABRIL de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...