antoniofonseca1940@hotmail.com
Mapa antigo de Israel
Conquista da Terra da Promissão
13 - OCUPAÇÃO DEFINITIVA – Josué estava velho, avançado em anos, e o Senhor disse-lhe: «Já estás velho, de muita idade, e resta ainda muita terra para conquistar. Vê o que resta: Todas as províncias dos filisteus e todo o território de Gessur, desde o Schicor que corre ao oriente do Egipto, até aos limites do Acaron, ao Norte, região considerada dos cananeus; os cinco príncipes dos filisteus: O de Gaza, o de Asot, o de Ascalon, o de Get e o de Acaron; os heveus, ao meio-dia; toda a terra dos cananeus e Maara dos sidónios, até Afec e a fronteira dos amorreus: a terra dos gebalitas, e todo o Líbano, ao oriente desde Baal-Gad junto ao monte Hermon até à entrada de Hamat: todos os habitantes da montanhas, desde o Líbano até às águas de Maserefot, todos os sidónios. Eu os expulsarei diante dos filhos de Israel. Distribui, pois, por sortes, esta terra em herança aos filhos de Israel, como te prescrevi. Agora divide esta terra entre as nove tribos e a meia tribo de Manassés». Os rubenitas, os gaditas e a outra metade da tribo de Manassés tinham recebido de Moisés a sua parte além do Jordão, ao oriente, assim como Moisés, servo do Senhor, lhes tinha marcado desde Aroer, que está situada na margem da torrente do Arnon, e desde a cidade que está no meio do vale e toda a planície de Medaba, até Dibon (Jer 48, 8). Todas as cidades de Seon, rei dos amorreus, que reinava em Hesebon, até à fronteira dos amonitas; Galaad, o território de Gessur e de Macat, toda a montanha do Hermon e todo o Basan até Saleca; todo o reino de Og, em Basan, que reinava em Astarot e Edrai, últimos restos da raça dos refains. Moisés bateu estes reis e expulsou-os. Os filhos de Israel, porém, não expulsaram os jessureus, nem os macateus, e assim os povos de Gessur e de Macat continuaram a habitar entre nós até ao dia de hoje. A tribo de Levi foi a única que não recebeu herança de Moisés; porque os sacrifícios oferecidos pelo fogo ao Senhor, Deus de Israel, são a sua herança, como Ele lho havia dito.
A parte de Ruben – Moisés havia, pois, dado aos filhos da tribo de Ruben a sua parte, segundo as suas famílias. O seu território partia de Aroer, situada na margem da torrente do Arnon, e a cidade que está no meio da torrente, e compreendia toda a planície junto de Medaba. Hesebon e todas as suas cidades na planície, Dibon, Bamot-Baal, Bet-Baal-Maon (Ez 25, 9), Jassa, Cedimot, Mefaat (Jer 48, 21). Cariataim , Sabana, Sarat-Asar na montanha do vale, Bet-Fogor, as encostas do Pisga, Bet-Jesimot, todas as cidades da planície, todo o reino de Seon, rei dos amorreus de Hesebon, que Moisés derrotara com os chefes de Madian, Evi. Recem, Sur, Hur, e Rebé, tributários de Seon naquela terra. O adivinho Balaão, filho de Beor, foi também do número daqueles que os filhos de Israel passaram ao fio da espada. Assim, o território dos filhos de Ruben chegava até ao Jordão e seus afluentes. Tais são as cidades e aldeias que couberam aos rubenitas, segundo as suas famílias.
A parte de Gad - Moisés deu também à tribo de Gad uma parte segundo as suas famílias. O seu território foi o seguinte: Jaser, todas as cidades de Galaad, a metade da terra dos amonitas até Aroer, em frente de Rabba, desde Hesebon até Rabot-Masfé e Betonim, e desde Manaim até à fronteira de Dabir; e, no vale, Bet-Haram, Bet-Nemra. Soccote e Safon, restos do reino de Seon, rei de Hesebon; o Jordão e o seu território até aos confins do mar de Ceneret, além do Jordão, ao oriente. Esta foi a herança que, em cidades e aldeias, receberam os filhos de Gad, segundo as suas famílias.
A parte de Manassés - Moisés deu também uma parte à meia tribo de Manassés, segundo as suas famílias. O seu território compreendia Manaim, todo o Basan, todo o reino de Og, rei de Basan, e todas as aldeias de Jair em Basan: sessenta localidades. A metade de Galaad, Astarot e Edrai, cidades do reino de Og em Basan, foram dadas aos filhos de Maquir, filho de Manassés, isto é, à metade dos filhos de Maquir, segundo as suas famílias. Estas são as partes que Moisés distribuiu quando se encontrava nas planícies de Moab, do outro lado do Jordão, ao oriente, em frente de Jericó. À tribo de Levi, porém, não deu herança alguma: porque o Senhor, Deus de Israel, é a sua herança, como Ele lho tinha dito.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.