quinta-feira, 25 de abril de 2013

Nº 1631 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - JUÍZES (3) - 25 de Abril de 2013

25 de Abril de 2013
Nº 1631 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013_

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t

Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1631

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÔMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, (Estes já estão…)
– Faltam apenas 879 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) . Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1631 - 2ª Página

25 de Abril de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

JUÍZES
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

JUÍZES

NOVAS CONQUISTAS

3 – POVOS CANANEUS QUE NÃO FORAM EXTERMINADOS  - Estes são os povos que o Senhor deixou para provar, por meio deles, os filhos de Israel, todos os que não viram as guerras de Canaã, para deste modo provar as gerações dos filhos de Israel, acostumando à guerra aqueles que a não fizeram antes. Eram os cinco príncipes dos filisteus, todos os cananeus, os sidónios e os heveus, que habitavam no monte Líbano desde a montanha de Baal-Hermon até à entrada de Jamat (Jos 13, 3-6). Estes povos  subsistiram para provar Israel e ver se eles obedeceriam aos mandamentos que o Senhor tinha prescrito a seus pais, por meio de Moisés. Os filhos de Israel estabeleceram-se no meio dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuzeus. Tomaram por mulheres as suas filhas, e deram, sua próprias filhas aos filhos deles , e serviram seus deuses.

Otoniel. Aod e Samgar – Os filhos de Israel praticaram o mal na presença do Senhor, seu Deus, e serviram Baal e Astarot. A cólera do Senhor inflamou-Se contra Israel, e Ele entregou-os nas mãos de Cusam Risataim, rei de Edon, a quem ficaram sujeitos  por espaço de oito anos. Os filhos de Israel clamaram ao Senhor e Ele suscitou-lhes um salvador que os libertou: Otoniel, filho de Quenaz, irmão mais novo de Caleb. O espirito do Senhor desceu sobre ele: julgou Israel e saiu para a guerra. O Senhor entregou nas suas mãos Cusam Risataim, rei de Edon, e a sua mão triunfou sobre ele. O país teve quarenta anos de paz e Otoniel, filho de Quenaz, morreu (Jos 11, 23; 14, 15; Gn 7, 12; Nm 14, 33).

Novamente os filhos de Israel voltaram a praticar o mal na presença do Senhor. O Senhor mandou contra eles Eglon, rei de Moab, porque tinham  feito o mal  diante d’Ele. Eglon aliou-se com os filhos de Amoin e Amalec, e pondo-se em marcha contra Israel derrotou-o e conquistou a cidade de Tamarim ou das Palmeiras. E os filhos de Israel ficaram sujeitos a Eglon, rei de Moab, por espaço de dezoito anos. Os filhos de Israel clamaram ao Senhor, que lhes enviou  um libertador, Aod, o canhoto, filho de Guera, o benjaminita.

Os filhos de Israel enviaram, por meio dele, um presente a Eglon, rei de Moab. Aod fez para si uma espada de dois gumes, de um côvado de comprimento, que colocou debaixo das suas vestes, sobre a coxa direita. Ofereceu o presente a Eglon, rei de Moab, que era homem muito gordo. Oferecido o presente, despediu os homens que o tinha conduzido. Chegado que foi a Hapesillim (os ídolos), perto de Gálgala, voltou-se e disse ao rei: «Tenho, ó rei, um segredo a dizer-te». Ele ordenou: «Saí!» e todos os que estavam com o rei se retiraram. Aod entrou; o rei estava sentado a tomar a fresca, no quarto de verão, que era só dele. «Tenho uma palavra a dizer-te da parte do Senhor» disse Aod. Eglon levantou-se do seu trono; Aod, então, tomando com a mão esquerda a espada, que ocultava sobre a coxa direita, cravou-lha no ventre, com tanta força que, juntamente com a lâmina, entrou o cabo, e toda a espada ficou encoberta pela gordura. E não quis retirar do ventre a sua espada, cuja lâmina ia por detrás. Aod saiu pelo pórtico, depois de cerrar bem as portas do quarto de cima, trancando-as com os ferrolhos. Depois de ter partido, vieram os servos, e vendo as portas aferrolhadas, disseram uns aos outros  : »certamente está a purificar-se no seu quarto de verão». Mas, depois de esperarem muito tempo, perderam a paciência e, como as portas da habitação real não se abriam, meteram a chave , abriram-na e viram o seu senhor morto, que jazia por terra. Enquanto eles estavam assim perplexos, Aod fugiu velozmente, deixou Hapesellim e chegou salvo a Seirat. Depois de chegar às terras de Israel. E ele disse-lhes:«Segui-me, pois o Senhor entregou nas vossas mãos os moabitas, vossos inimigos». Foram atrás dele e apoderaram-se dos vaus do Jordão, em frente de Moab, não deixando passar ninguém. Derrotaram então, os de Moab, com os seus dez mil homens, todos robustos e valentes. Nem um só escapou. Naquele dia, Moab foi humilhado pela mão de Israel.  A terra teve paz durante oitenta anos, enquanto Aod viveu.

Depois de Aod, Samgar, filho de Anat, derrotou seiscentos filisteus com uma relha, libertando, por sua vez, Israel.

 

 

 

 

Os Dez Mandamentos

Iniciei no passado dia (23-Abril-2013) a descrição, do texto de JUÍZES,

que decorre com a Introdução e Cap. 1º – NOVAS CONQUISTAS

Textos recolhidos do LivroJUÍZESdo ANTIGO TESTAMENTO
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
25 de ABRIL de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...