terça-feira, 30 de abril de 2013

Nº 1639 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - JUÍZES (11) - 3 de Maio de 2013

3 de Maio de 2013
Nº 1639 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013_

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t

Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1639

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÔMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, (Estes já estão…)
– Faltam apenas 879 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) . Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1639 - 2ª Página

3 de Maio de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

JUÍZES
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

JUÍZES

NOVAS CONQUISTAS

11 - JEFTÉ – Havia naquele tempo um homem de Galaad chamado Jefté, valente guerreiro, filho de Galaad e duma meretriz. A mulher de Galaad deu-lhe filhos e estes, crescendo, expulsaram mais tarde a Jefté, dizendo: «Não herdarás nada do nosso pai, porque nasceste de mulher estrangeira (Gn 21, 10). Jefté afastou-se de seus irmãos e fixou-se na terra de Tob. Alguns homens miseráveis reuniram-se a ele, seguindo-o como se fora seu chefe.

Por aqueles dias, os amonitas, entraram em luta contra Israel. Os habitantes de Galaad, vendo-se assim atacados, foram buscar Jefté à terra de Tob. Disseram-lhe: «Vem: serás o nosso chefe e contigo combateremos os amonitas». Jefté, porém, respondeu: «Vós, que fostes meus inimigos, expulsando-me da casa de meu pai, vindes a mim agora que estais necessitados?» Os anciãos de Galaad disseram-lhe: «Foi exatamente por isso que viemos ter contigo, a fim  de que venhas connosco combater os filhos de Amon e sejas o nosso chefe , o chefe de todo o povo de Galaad». Jefté disse-lhes: «Se me vierdes buscar para lutar contra os amonitas e o Senhor mos entregar, hei-de ser o vosso chefe». Os anciãos responderam-lhe: «O Senhor será nossa testemunha de que faremos tudo o que disseste!» E Jefté partiu com os anciãos de Galaad. O povo proclamou-o seu chefe e general, e Jefté repetiu diante do Senhor, em Masfa, tudo o que ele acabara de dizer. Jefté enviou mensageiros ao rei dos amonitas dizendo-lhe: «Que tens contra mim para que me venhas combater à minha terra?» (Dt 2, 19s). O rei respondeu-lhe: «Israel, vindo do Egipto, tomou o meu país desde o Arnon até Jaboc e ao Jordão. Devolve-mo agora, pois, pacificamente». Jefté mandou nova embaixada ao rei dos amonitas, dizendo-lhe: «Assim fala Jefté: Israel não se apoderou nem do território de Moab, nem da terra dos filhos de Amon. Quando saiu do Egipto, Israel marchou pelo deserto até ao Mar vermelho, e chegou a Cades. Daqui enviou mensageiros ao rei de Edom, pedindo-lhe permissão para passar pela sua terra, mas o rei de Edom, não o consentiu. Igual pedido fez ao rei de Moab, mas este tão pouco lhe deu passagem. Israel deteve-se, pois, em Cades. Voltou a palmilhar o deserto, contornou as terras de Edom e de Moab; e, chegando à parte oriental da terra de Moab, acampou da outra banda do Arnon; não quis entrar no território de Moab, pois o Arnon é a fronteira do Moab. Enviou, depois, Israel mensageiros a Seon, rei dos amorreus em Hesebon, pedindo-lhe que os deixasse passar pela sua terra, para que chegassem à deles. Mas, desprezando o pedido de Israel, não o deixou atravessar o seu território; antes, juntando as suas tropas, acampou em Jasa, e atacou-o. O Senhor Deus de Israel, entregou-o com todo o seu povo nas mãos de Israel, que o derrotou, e conquistou todas as terras dos amorreus que habitavam naquela região. Tomou toda a terra dos amorreus desde o Arnon até ao Jaboc, e desde o deserto até ao Jordão. O Senhor, Deus de Israel, expulsou desta forma os amorreus diante do Seu povo de Israel, e tu pretendes, agora, possuir a sua terra? Porventura não tens a posse das terras que te deu a conquistar o teu deus Camos? É, pois, justo, que possuamos tudo aquilo que o Senhor, nosso Deus, nos deu com a vitória. Serás tu melhor do que Balac, filho de Sifor, rei de Moab? Porventura, discutiu ele com os israelitas, ou combateu contra eles (Nm 22-24; Jos 24, 9, 10)? Há já trezentos anos que Israel habita em Hesebon e suas aldeias, e em todas as cidades banhadas pelo Arnon. Porque não lhe tirastes estas terras durante todo esse tempo? Não sou eu, pois, que te faço dano, mas és tu mesmo que te prejudicas, declarando-me guerra. O Senhor, que é Juiz, julgue hoje entre Israel e os filhos de Amon!» Mas o rei dos filhos de Amon não deu ouvidos ao que Jefté lhe mandara dizer. O Espírito do Senhor desceu sobre Jefté, e ele , atravessando Galaad e Manassés, passou dali a Masfa de Galaad, donde marchou contra os amonitas. Jefté fez ao Senhor este voto: «Se entregardes nas minhas mãos, os filhos e Amon, o primeiro que sair das portas de minha casa e se encontrar comigo quando regressar vitorioso dos filhos de Amon, será consagrado ao Senhor e oferecido em holocausto».

Jefté marchou contra os amonitas, e o Senhor  olhos entregou nas suas mãos. Ele derrotou-os desde Aroer até às proximidades de Menit, e até Abel-Keramin, tomando-lhes vinte cidades. Com isto, os filhos de Amon foram humilhados diante de Israel.

A filha de Jefté – Ao regressar Jefté a sua casa, em Masfa, sua filha saiu-lhe ao encontro com tamborins e danças. Era sua única filha, pois ele não tinha outros filhos. Quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: «Ah, minha filha, exclamou ele, tu acabrunhas-me de dor, e estás no número daqueles que são a causa da minha desgraça! Fiz um voto ao Senhor que não posso, revogar». Disse-lhe ela: «Pai, se fizeste um voto ao Senhor, trata-me segundo o que prometeste, já que Ele te concedeu a graça e vingar os teus inimigos, os amonitas». E ajuntou: «Concede-me somente o que te peço: deixa-me sair para os montes durante dois meses, a fim de chorar a minha virgindade com as minhas amigas». «Vai», disse-lhe ele. E deu-lhe dois meses de liberdade. Ela foi com as suas companheiras, e chorou nos montes a sua virgindade. Passado esse prazo, voltou para a casa de seu pai, e Jefté cumpriu o voto que tinha feito. Ela não tinha conhecido varão. Daqui nasceu o costume, em Israel, de se juntarem as donzelas uma vez ao ano para chorar durante quatro dias a filha de Jefté, o Gaaladita. (2 Par 35, 25).

Os Dez Mandamentos no túmulo de Joás

Iniciei no passado dia (23-Abril-2013) a descrição, do texto de JUÍZES,

que decorre com a Introdução e Cap. 1º – NOVAS CONQUISTAS e capítulos seguintes

Textos recolhidos do LivroJUÍZESdo ANTIGO TESTAMENTO
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
2 de MAIO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...