sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

2ª CARTA AOS CORÍNTIOS - CAP VI - S. PAULO

6
1Visto que somos colaboradores de Deus, nós vos exortamos para que não recebais a graça de Deus em vão. 2Pois Deus diz na Escritura: «Eu escutei-te no tempo favorável, e no dia da salvação vim em teu auxílio». É agora o momento favorável. É agora o dia da salvação.
Sustentado pela força de Deus
3Da nossa parte, evitamos dar qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja criticado. 4Pelo contrário, em tudo nos recomendamos como ministros de Deus: pela grande perseverança nas tribulações, necessidades, angústias, 5açoites, prisões, desordens, fadigas, vigílias e jejuns; 6pela pureza, ciência, paciência e bondade, pela actuação do Espírito Santo, pelo amor sem fingimento, 7pela palavra da verdade, pelo poder de Deus, pelas armas ofensivas e defensivas da justiça; 8na glória e no desprezo, na boa e na má fama; tidos como impostores e, no entanto, dizendo a verdade; 9como desconhecidos e, no entanto, conhecidos; como agonizantes e, no entanto, estamos vivos; como castigados e, no entanto, livres da morte; 10como tristes e, no entanto, sempre alegres; como indigentes e, no entanto, enriquecendo a muitos; nada tendo, mas tudo possuindo.
III. RESTABELECIMENTO DAS RELAÇÕES De coração aberto 11Coríntios, digo-vos com franqueza: o meu coração está aberto para vós. 12Em mim, não falta lugar para vos acolher, mas em troca tendes o coração estreito. 13Pagai-nos com a mesma moeda. Falo-vos como a filhos; abri também o vosso coração! Não volteis atrás
14Não vos submetais ao mesmo jugo com os infiéis. Que relação pode haver entre justiça e iniquidade? Que união pode haver entre luz e trevas? 15Que harmonia pode haver entre Cristo e Belial? Que relação entre quem acredita e quem não acredita? 16Que há de comum entre o templo de Deus e os ídolos? Ora, nós somos o templo do Deus vivo, como disse o próprio Deus: «Habitarei no meio deles e com eles caminharei. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17Portanto, saí do meio dessa gente e afastai-vos dela, diz o Senhor. Não toqueis naquilo que é impuro e Eu vos acolherei. 18Serei para vós um Pai e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso».
««««««««««««««««««««reflexão»»»»»»»»»»»»»»»»
6,3-10: A veracidade de um Apóstolo está no seu empenho total pela obra de Deus. Aquilo que o distingue é o contraste entre as riquezas da sua alma apaixonada e os modestos recursos humanos de que dispõe. É por isso que o Apóstolo se apresenta sempre como sinal de contradição dentro da sociedade.
11-13: Após o longo parêntese formado por 2,14-6,10, Paulo volta a reflectir sobre a situação da comunidade.
6,14-7,1: O trecho seria mais compreensível em 1Cor 5,9, onde Paulo fala de recado anterior: os fiéis não se misturem com aqueles que se comportam mal, isto é, com os irmãos que voltaram aos costumes pagãos (cf. Introdução).
a seguir Capítulo 7 - 2ª carta
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...