quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

CARTA AOS CORÍNTIOS - CAP VI - S. PAULO

6
2. Julgamento em tribunais pagãos
1Quando alguém de vós tem uma questão com outro, como ousais levar o caso para ser julgado pelos pagãos e não pelos membros da comunidade? 2Então vós não sabeis que os cristãos é que vão julgar o mundo? E se é por vós que o mundo vai ser julgado, sereis vós indignos de julgar coisas menos importantes? 3Não sabeis que nós haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas da vida quotidiana! 4No entanto, quando tendes processos desta vida para serem julgados, tomais como juízes pessoas que não têm autoridade na Igreja. 5Digo isto para que vos envergonheis. Será que entre vós não existe ninguém suficientemente sábio para servir de juiz entre os irmãos? 6No entanto, um irmão é intimado em juízo por outro irmão, e isto diante de infiéis! 7Só o facto de existirem questões entre vós já mostra que falhastes completamente. Não seria melhor sofrer uma injustiça? Não seria melhor ser roubado? 8Pelo contrário, sois vós que roubais e cometeis injustiça; e isto com os próprios irmãos! 9Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos iludais! Nem os imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os depravados, 10nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os caluniadores irão herdar o Reino de Deus. 11Alguns de vós eram assim. Mas lavastes-vos, fostes santificados e reabilitados pelo Nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.
3. A imoralidade
12«Posso fazer tudo o que quero». Sim, mas nem tudo me convém. «Posso fazer tudo o que quero», mas não deixarei que nada me escravize. 13«Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos». Sim, mas Deus destruirá tanto aquele como estes. Ora, o corpo não é para a imoralidade mas para o Senhor; e o Senhor é para o corpo. 14Deus, que ressuscitou o Senhor, ressuscitar-nos-á também pelo seu poder. 15Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, então, os membros de Cristo para os fazer membros de uma prostituta? Claro que não! 16E vós não sabeis que aquele que se une a uma prostituta forma com ela um só corpo? Pois assim está na Escritura: «Os dois serão uma só carne». 17Ao contrário, aquele que se une ao Senhor forma com Ele um só espírito. 18Fugi da imoralidade. Qualquer outro pecado que o homem comete é exterior ao seu corpo; mas quem se entrega à imoralidade peca contra o seu próprio corpo. 19Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós e vos foi dado por Deus? Vós já não pertenceis a vós mesmos. 20Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate. Portanto, glorificai a Deus no vosso corpo.
««««««««««««««««««««««««««««reflexão»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
6,3-10: A veracidade de um Apóstolo está no seu empenho total pela obra de Deus. Aquilo que o distingue é o contraste entre as riquezas da sua alma apaixonada e os modestos recursos humanos de que dispõe. É por isso que o Apóstolo se apresenta sempre como sinal de contradição dentro da sociedade.
11-13: Após o longo parêntese formado por 2,14-6,10, Paulo volta a reflectir sobre a situação da comunidade.
6,14-7,1: O trecho seria mais compreensível em 1Cor 5,9, onde Paulo fala de recado anterior: os fiéis não se misturem com aqueles que se comportam mal, isto é, com os irmãos que voltaram aos costumes pagãos (cf. Introdução).
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...