sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CARTA AOS CORÍNTIOS - CAP X - S. PAULO

10
Aprender da História
1Irmãos, não quero que ignoreis uma coisa: todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem; todos atravessaram o mar 2e, na nuvem e no mar, todos receberam um baptismo que os ligava a Moisés. 3Todos comeram o mesmo alimento espiritual, 4e todos beberam a mesma bebida espiritual, pois bebiam de uma rocha espiritual que os acompanhava; e essa rocha era Cristo. 5Apesar disso, a maioria deles não agradou a Deus e caíram mortos no deserto. 6Ora, esses factos aconteceram como exemplo para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles cobiçaram. 7Não vos torneis idólatras, como alguns deles, conforme está na Escritura: «O povo sentou se para comer e beber; depois levantaram-se para se divertir». 8Nem nos entreguemos à imoralidade, como alguns deles se entregaram, de modo que num só dia morreram vinte e três mil. 9Não tentemos ao Senhor, como alguns deles tentaram, e morreram vitimados pelas serpentes. 10Não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram às mãos do anjo exterminador.
11Tais coisas aconteceram-lhes como exemplo, e foram escritas para nossa instrução, a nós que vivemos no fim dos tempos. 12Portanto, aquele que julga estar de pé tome cuidado para não cair. 13Não fostes tentados além do que podíeis suportar, porque Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças. Mas, juntamente com a tentação, ele também vos dará os meios de sair dela e a força para a suportar.
Não pactuar com a idolatria
14Por isso, amados, fugi da idolatria. 15Falo-vos como a pessoas sensatas; julgai vós mesmos o que digo. 16O cálice da bênção que abençoamos não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? 17E como há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois participamos todos desse único pão. 18Considerai o povo de Israel: quando comem as vítimas sacrificadas, não estão em comunhão com o altar? 19E o que quero eu dizer com isto? Que a carne sacrificada aos ídolos seja alguma coisa? Ou que os próprios ídolos sejam alguma coisa? 20Não! O que digo é o seguinte: aquilo que os pagãos sacrificam, sacrificam-no aos demónios, e não a Deus. Ora, eu não quero que entreis em comunhão com os demónios. 21Vós não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demónios. Não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demónios. 22Ou queremos provocar o ciúme do Senhor? Seríamos nós mais fortes do que Ele?
Liberdade e discernimento cristão
23 «Tudo é permitido». Mas nem tudo convém. «Tudo é permitido». Mas nem tudo edifica. 24Ninguém procure satisfazer os seus próprios interesses, mas os do próximo. 25Comei de tudo o que se vende no mercado, sem levantar dúvidas por motivo de consciência, 26pois a Terra e tudo o que ela contém pertence ao Senhor. 27Se algum pagão vos convidar e aceitardes o convite, comei de tudo o que vos for oferecido, sem levantar dúvidas por motivo de consciência. 28Mas se alguém vos disser: «Isto é carne sacrificada aos ídolos», não comais, por causa daquele que vos avisou e por motivo de consciência. 29Falo da consciência dele, não da vossa. Por que motivo a minha liberdade deveria ser julgada por outra consciência? 30Se eu tomo alimento dando graças, porque seria eu censurado por alguma coisa, pela qual dou graças? 31Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não vos torneis ocasião de escândalo, nem para judeus, nem para gregos, nem para a Igreja de Deus. 33Fazei como eu, que me esforço por agradar a todos em todas as coisas, não procurando os meus interesses pessoais, mas o interesse do maior número de pessoas, a fim de que sejam salvas.
«««««««««««««««««««««««««««« reflexão »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
10-13: Nestes capítulos o tom torna-se severo e violento. Como a vida cristã e a autenticidade do Evangelho se acham ameaçadas, Paulo enfrenta alguns missionários que procuram desacreditá-lo e repreende os cristãos que deram ouvidos a calúnias. É provável que estes capítulos pertençam à carta severa, da qual se fala em 2Cor 2,3 (cf. Introdução).
10,1-18: Paulo conhece a imagem que dele fazem os novos e pretensos missionários: de longe, cheio de severidade; de perto, fraco e tímido; numa palavra, alguém que não possui qualificações para ser Apóstolo. Contudo, ele vive uma convicção diferente: a sua missão não é dominar os homens, mas ganhá-los para Cristo unicamente com a força da Palavra de Deus, que é capaz de «destruir fortalezas». Paulo mostra que esses «super-apóstolos» se aproveitam do trabalho que ele realiza; ao mesmo tempo, critica os Coríntios por lhes darem atenção, preocupando-o e impedindo de evangelizar outros lugares. Com isso, os Coríntios acabam por se tornar um obstáculo e não um auxílio para a propagação do Evangelho. A comunidade precisa de saber distinguir entre o verdadeiro e o falso evangelizador.
Segue-se Capítulo XI
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...