quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CARTA AOS COLOSSENSES - S. PAULO - CAP. III

3
Procurar as coisas do alto
1Se ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2Pensai nas coisas do Alto, e não nas coisas da Terra. 3Vós estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo Se manifestar, Ele que é a nossa vida, então também vós vos manifestareis com Ele na glória.
Vida nova em Cristo
5Fazei morrer aquilo que em vós pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. 6Isso é o que atrai a ira de Deus sobre os rebeldes. 7Outrora, também vós éreis assim, quando vivíeis entre eles. 8Agora, porém, abandonai tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas que saem da vossa boca. 9Não mintais uns aos outros. De facto, fostes despojados do homem velho e das suas acções, 10e revestistes-vos do homem novo que, através do conhecimento, se vai renovando à imagem do seu Criador. 11E aí já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, estrangeiro ou bárbaro, escravo ou livre, mas apenas Cristo, que é tudo em todos.
12Como escolhidos de Deus, santos e amados, revesti-vos de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência. 13Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, sempre que tiverdes queixa contra alguém. Cada um perdoe ao outro, do mesmo modo que o Senhor vos perdoou. 14E acima de tudo, revesti-vos com o amor, que é o laço da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine no vosso coração. Para essa paz fostes chamados, como membros de um mesmo corpo. Sede agradecidos. 16Que a palavra de Cristo permaneça em vós com toda a sua riqueza, ensinando-vos e admoestando-vos mutuamente com toda a sabedoria. Inspirados pela graça, cantai a Deus, de todo o coração, salmos, hinos e cânticos espirituais. 17E tudo o que fizerdes através de palavras ou acções, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio d’Ele.
Cristo é Senhor de todos 18Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, pois assim convém a mulheres cristãs. 19Maridos, amai as vossas mulheres e não sejais grosseiros com elas. 20Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isso agrada ao Senhor. 21Pais, não irriteis os vossos filhos, para que eles não desanimem. 22Escravos, obedecei em tudo aos vossos senhores humanos, não só quando vigiados, para agradar aos homens, mas com simplicidade de coração, por temor ao Senhor. 23Tudo o que fizerdes fazei-o de coração, como quem obedece ao Senhor, e não aos homens, 24sabendo que recebereis do Senhor a herança como recompensa. O Senhor, a quem servis, é Cristo. 25Quem comete injustiça, receberá a injustiça, pois não há distinção de pessoas.
###################### reflexão #######################
3,1-4: Paulo não despreza as realidades terrestres. «Procurar as coisas do alto» significa descobrir a vida nova revelada em Jesus Cristo. O cristão já participa na vida que Jesus vive no mistério de Deus. Essa participação deve crescer e concretizar-se cada vez mais na História; quando Jesus estiver plenamente manifestado através do testemunho dos cristãos, então essa participação também se tornará completamente manifestada. Estes, conhecendo a vida de Cristo, são capazes de discernir e criticar tudo o que não conduz à plena realização humana. 5-17: Através do baptismo, os cristãos passam por uma transformação radical: deixam de pertencer à velha humanidade corrompida (homem velho) e começam a pertencer à nova humanidade (homem novo), que é a criação realizada em Cristo, o novo Adão, imagem de Deus (1,15). Na comunidade cristã, semente da nova humanidade, não se admitem distinções de raça, religião, cultura ou classe social: todos são iguais e participam igualmente na vida de Cristo. A transformação é coisa prática: deixar as acções que visam egoisticamente os próprios interesses, em troca de acções a serviço da reconciliação mútua e do bem comum. 3,18-4,1: Paulo aplica às relações humanas o princípio enunciado no v. 17: fazer tudo «em nome do Senhor Jesus». Note-se que ele prega uma única moral a todos (homem, mulher, crianças, adultos, senhores e escravos): todos devem ser leais e respeitosos com os outros. Embora Paulo não se afaste do modo de pensar da sua época, a sua proposta é um passo para que se reconheça a igualdade de direitos entre os homens e para que se verifiquem importantes transformações sociais. em seguida Capítulo IV http://diocese-porto.pt http://ecclesia.pt/anopaulino
LOUVADO SEJA DEUS, LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E LOUVADA SEJA SUA MÃE MARIA SANTISSIMA PARA TODO O SEMPRE
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...