quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

CARTA AOS CORÍNTIOS - CAP I - S. PAULO

1
Endereço e saudação
1 Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo por vontade e chamamento de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto. Dirigimo-nos àqueles que foram santificados em Jesus Cristo e chamados a ser santos, juntamente com todos os que invocam em todo o lugar o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Graça e paz vos sejam dadas da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Agradecimento
4Sem cessar, agradeço a Deus por vossa causa, em vista da graça de Deus que vos foi concedida em Jesus Cristo. 5Pois em Jesus é que recebestes todas as riquezas, tanto da palavra como do conhecimento. 6Na verdade, o testemunho de Cristo tornou-se firme em vós, 7a tal ponto que não vos falta nenhum dom, a vós que esperais a Revelação de nosso Senhor Jesus Cristo. 8É Ele que também vos fortalecerá até ao fim, para que não sejais acusados no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9O Deus que vos chamou para a comunhão com o seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, Ele é fiel.
I. DIVISÕES NA COMUNIDADE

Cristo está dividido?

10Peço-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo: mantende-vos de acordo uns com os outros, para que não haja divisões. Sede estreitamente unidos no mesmo espírito e no mesmo modo de pensar. 11Meus irmãos, alguns da casa de Cloé informaram-me de que entre vós existem contendas. 12Eu explico-me. É que uns dizem: «Eu sou de Paulo E outros: «Eu sou de Apolo E outros mais: «Eu sou de Pedro Outros ainda: «Eu sou de Cristo 13Será que Cristo está dividido? Será que Paulo foi crucificado em vosso favor? Ou será que fostes baptizados em nome de Paulo?
14Agradeço a Deus o facto de eu não ter baptizado ninguém de vós, a não ser Crispo e Caio. 15Portanto, ninguém pode dizer que foi baptizado em meu nome. 16Ah! Sim. Baptizei também a família de Estéfanas. Fora deles, não me lembro de ter baptizado mais alguém.
Deus subverte os projectos humanos
17De facto, Cristo não me enviou a baptizar, mas a anunciar o Evangelho, sem recorrer à sabedoria da linguagem, a fim de que não se torne inútil a cruz de Cristo. 18Pois a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem. Mas, para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus. 19Pois a Escritura diz: «Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes». 20Onde está o sábio? Onde está o homem culto? Onde está o argumentador deste mundo? Porventura Deus não tornou louca a sabedoria deste mundo? 21De facto, quando Deus mostrou a sua sabedoria, o mundo não reconheceu a Deus através da sabedoria. Por isso, através da loucura que pregamos, Deus quis salvar os que acreditam. 22Os judeus pedem sinais e os gregos procuram a sabedoria; 23nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. 24Mas, para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Ele é o Messias, poder de Deus e sabedoria de Deus. 25A loucura de Deus é mais sábia do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 26Portanto, irmãos, vós que recebestes o chamamento de Deus, vede bem quem sois: entre vós não há muitos intelectuais, nem muitos poderosos, nem muitos da alta sociedade. 27Mas Deus escolheu o que é loucura no mundo, para confundir os sábios; e Deus escolheu o que é fraqueza no mundo, para confundir o que é forte. 28E aquilo que o mundo despreza, acha vil e diz que não tem valor, foi isso que Deus escolheu para destruir o que o mundo pensa que é importante. 29Deste modo, nenhuma criatura se pode orgulhar na presença de Deus. 30Ora, é por iniciativa de Deus que existis em Jesus Cristo, o qual Se tornou para nós sabedoria que vem de Deus, justiça, santificação e libertação, 31a fim de que, como diz a Escritura: «Aquele que se gloria, que se glorie no Senhor».
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
reflexão«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
1,1-3: Desde o início, Paulo já salienta o aspecto da unidade, que é um dos temas fundamentais da carta: o único Senhor das Igrejas é Jesus Cristo. 4-9: A evangelização da comunidade de Corinto foi completa: ela recebeu a riqueza do Evangelho e da sabedoria da vida cristã. Este é outro tema importante da carta. Resta à comunidade perseverar no testemunho de Jesus Cristo até ao fim. 10-16: O que faz a unidade da comunidade cristã é o baptismo em nome de Jesus e a submissão a Ele como único Senhor. Os evangelizadores e chefes são apenas instrumentos para levar a comunidade a Jesus Cristo. Absolutizando as pessoas, ela divide-se, submetendo-se a outros senhores e falsificando a função dos chefes. 17-31: O projecto de Deus é contrário aos projectos dos homens. Os homens valorizam e dão lugar aos ricos, aos poderosos, aos intelectuais, aos que têm posição social, beleza física, facilidade de expressão, etc. Consequentemente, desprezam e não dão importância àqueles que não se encaixam nestes padrões. Deus, porém, subverte a sociedade e os projectos humanos: para estabelecer e realizar os seus projectos, Ele alia-Se aos pobres, fracos e simples, porque estes não são auto-suficientes e abrem-se a Deus. É na pobreza e fraqueza destes que Deus manifesta a sua força (cf. 2Cor 12,9). E a manifestação máxima do poder e da graça de Deus é Jesus crucificado, pois a cruz é o símbolo da fraqueza, do fracasso e da vergonha, porque nela eram executados os criminosos. A ver dadeira comunidade cristã é a dos pobres: ela está aliada à sabedoria do projecto de Deus; por isso, é portadora da novidade que provoca transformações radicais.

ver: http://diocese-porto.pt

ver: http://ecclesia.pt/anopaulino

SEGUE-SE 2º CAPÍTULO

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...