quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

EVANGELHO, SEGUNDO S. MARCOS - ANO B – 21 DE DEZEMBRO DE 2011




Em continuação…)


A PAIXÃO E A RESSURREIÇÃO DE JESUS
 
 
Predição da traição de Judas Chegada a tarde, foi com os doze. Enquanto estavam à mesa e comiam, Jesus disse: «Em verdade vos digo: um de vós que come Comigo, Me há-de entregar». Começaram a entristecer-se e a dizer-Lhe um após outro: «Porventura sou eu?» Respondeu-lhes: «É um dos doze, aquele que mete Comigo a mão no prato. Na verdade, o Filho do Homem segue o Seu caminho como está escrito a Seu respeito, mas ai daquele por quem o Filho do Homem vai ser traído! Melhor fora a esse homem não ter nascido
 
 
Instituição da Eucaristia Enquanto comiam, tomou um pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-O e entregou-o aos seus discípulos, dizendo: «Tomai, isto é o Meu corpo». Depois, tomou o cálice, deu graças e entregou-lho. Todos beberam dele. E Ele disse-lhes: «Isto é o Meu Sangue,. sangue da aliança, que vai ser derramado por muitos. Em verdade vos digo: já não beberei do produto da videira até àquele dia em que o hei-de beber de novo no reino de Deus».
 
 
Predição da negação de Pedro Após o Canto dos Salmos, saíram para o Monte das Oliveiras. Disse-lhes Jesus: «Todos vos escandalizareis, porque está escrito: Ferirei o pastor e as ovelhas dispersar-se-ão. Mas, depois, da Minha ressurreição, preceder-vos-ei a caminho da Galileia». Pedro retorquiu: «Mesmo que todos venham a sucumbir, eu não!». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade te digo, hoje, nesta mesma noite, antes de o galo cantar duas vezes, negar-Me-ás três». Mas ele insistiu com mais força: «Mesmo que tenha de morrer Contigo, não Te negarei». E todos afirmaram o mesmo.
 
A agonia no Getsémani – Chegaram a uma propriedade denominada Getsémani, e Jesus disse aos discípulos: «Ficai aqui enquanto vou orar». Tomando Consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir pavor e a angustiar-Se. E disse-lhes: «A Minha Alma está numa tristeza de morte; ficai aqui e vigiai!». Adiantando-Se um pouco, caiu por terra e orou para que, se fosse possível, passasse d’Ele aquela hora. E disse: «Abba», Pai, tudo Te é possível, afasta de Mim este cálice! Contudo, não se faça o que Eu quero, mas o que Tu queres». Depois, foi ter com os discípulos, encontrou-os a dormir e disse a Pedro: «Dormes, Simão? Não pudestes vigiar nem uma hora? Vigiai e orai para não entrardes em tentação; o espírito está cheio de ardor, mas a carne é fraca». Retirou-Se de novo e orou, dizendo as mesmas palavras. E, voltando de novo, encontrou-os a dormir, pois os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que Lhe haviam de responder. Voltou pela terceira vez e disse-lhes: «Dormi agora e descansai. Já chegou a hora; o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos! Vamos! Já se aproxima o que Me vai entregar».

(continua em 22/12)

Transcrição de António Fonseca

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]_thumb
===================================

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...