Parabéns?
Porquê e a quem?
Perguntarão os meus leitores, e eu passo a responder:
Completam-se hoje, 6 anos que celebrou a sua primeira Missa como Pároco na Paróquia da Senhora do Porto e da Comunidade de S. Paulo do Viso, o Padre Dr. MANUEL CORREIA FERNANDES.
Daqui portanto envio os meus sinceros parabéns não só ao Pároco, mas também a todos os paroquianos da Igreja Paroquial e da Comunidade do Bairro do Viso.
Não há qualquer celebração especial, mas por isso mesmo, acho que não é despiciendo frisar esta data, sempre que ela ocorre e enquanto me for possível - assim Deus o permita.
Em meu nome pessoal (e creio que também de todos os paroquianos…) desejo salientar que p serviço pastoral do Senhor Padre MANUEL CORREIA FERNANDES, tem sido a melhor possível, pese embora as circunstâncias difíceis que atualmente se vivem na Diocese Portucalense, na Igreja em Portugal e no Mundo, não só a nível do Catolicismo em si próprio, como também na vida da Humanidade, - sejam eles o aspecto eclesial (ou pastoral) ou no aspecto económico-financeiro.
Sabemos que em muitas paróquias e comunidades, nomeadamente na Senhora do Porto e na Comunidade de S. Paulo do Viso, as condições não são absolutamente ideais, antes pelo contrário, estão muito longe daquilo que se desejaria.
As igrejas, muitas delas, infelizmente, vêm perdendo dia a dia, a sua importância; nas celebrações (e, estou apenas a referir-me, ao que conheço, ou seja S. Paulo do Viso e a Senhora do Porto - principalmente aqui no Bairro do Viso), a população está envelhecendo muito rapidamente e vão desaparecendo paulatinamente, “registando-se muitos óbitos, no decorrer destes últimos seis anos”; por outro lado, a juventude na sua grande maioria – doa a quem doer - tem outros chamamentos para outras atividades fora do bairro e afastam-se da Igreja logo que completam a doutrina até fazerem a 1ª Comunhão ou a Comunhão Solene.
No entanto, subsistem, alguns, poucos infelizmente, que vão permanecendo até completar a Catequese, indo para o serviço de Acólitos ou passando para o Grupo Coral de Crianças, mas a verdade é que, enquanto entra um, saem dois, e portanto mais rapidamente do que se possa pensar, esta Igreja ficará deserta em poucos anos, se não se registar alguma reviravolta.
Repare-se que à Quinta-feira, na celebração semanal, às 18,30 horas, a frequência (de cerca de 20 pessoas "em média") é na sua maioria esmagadora, de pessoas com idade superior a 70 anos.
O Padre Correia Fernandes tem feito “das tripas, coração”, como se costuma dizer, para prosseguir a sua missão, mas tem sido muito difícil. Durante 4 anos quase, conseguiu que se mantivesse em funcionamento a Conferência Vicentina de S. Paulo do Viso, que substituiu a Pastoral Sócio Caritativa que existia anteriormente. Durante esse período, apesar das dificuldades com que se defrontou, a Conferência sobreviveu e ajudou muita gente. Porém, começaram a desaparecer elementos que ajudavam, por motivo de doença e falecimentos, e chegou-se finalmente ao resultado de apenas ficarem em atividade, 2 pessoas (o Presidente e o Secretário) a acompanhá-lo, o que deu origem ao fim da Conferência.
BEM!: A Conferência acabou, mas não acabaram os necessitados que eram socorridos. Algumas pessoas mesmo assim teimaram e com ajuda do Padre Fernandes, tem conseguido ir auxiliando essas pessoas. Milagre? Talvez. Mas também se nota o grande esforço do Pároco em manter essa ajuda e honra lhe seja feita. Faço votos para que se possa continuar esse esforço.
Além da ajuda citada, o Padre Fernandes conseguiu levar por diante algumas obras que tinham sido sonhadas pelo saudoso Padre Inácio Gomes, como: Remodelação do altar e instalação eléctrica na Igreja do Viso; sagração da Igreja; Inauguração das imagens-estátuas de S. Paulo e de Nossa Senhora do Rosário; celebração do Ano Paulino; obras na Igreja da Senhora do Porto, etc., etc.; celebração do 25º aniversário da Igreja desta Comunidade, em Março de 2009; retoma das Visitas Pascais no Domingo de Páscoa e no Domingo de Pascoela, tanto na Senhora do Porto como no bairro do Viso; procissões de Nossa Senhora de Fátima, em 31 de Maio de cada ano e muitas outras, como Romagens a Tabuado ao túmulo do Padre Inácio Gomes e ultimamente, há pouco mais de um mês participou nas exéquias e no funeral do Padre Mário Salgueirinho Barbosa (mais um companheiro e Amigo de longos anos) e apesar disso tudo, vai continuando a ter ajuda de muitos dos paroquianos das duas Igrejas que fazem parte do seu Rebanho, servindo-os no seu múnus pastoral enquanto Deus o permitir, e pessoalmente faço Votos para que seja durante muitos anos.
PARABÉNS
PADRE DR. MANUEL CORREIA FERNANDES
e Obrigado por tudo o que tem feito por nós.
De
António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.