domingo, 25 de dezembro de 2011

Nº 1144-2 - A RELIGIÃO DE JESUS - MISSA DA MEIA NOITE - NATAL - 25 DE DEZEMBRO DE 2011 - (DIA DE NATAL)

Nº 1144-2

Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

25 DE DEZEMBRO DE 2011

MISSA DA MEIA-NOITE DO NATAL DE JESUS

Lc 2, 1-14

2 – O NASCIMENTO DE JESUS – Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. E iam todos recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, afim de recensear-se com Maria, sua mulher, que se encontrava grávida. E quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver para eles lugar na hospedaria. Na mesma região, encontravam-se uns pastores, que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. O anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu em volta deles, e tiveram muito medo. Disse-lhes o anjo:«Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: «Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor. Isto vos servirá de sinal para o identificardes: Encontrareis um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura». De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS DO SEU AGRADO.

1. O que interessa neste relato, não os dados históricos, mas sim a mensagem religiosa. Não está demonstrado que Jesus nascesse em 25 de Dezembro. Nem que fosse em Belém porque não se sabe nada do censo de Augusto. O mais provável é que tudo isso, seja uma montagem para justificar que Jesus nasceu na cidade do rei David (Belém). Seguramente Jesus nasceu na sua terra, Nazaré. por isso lhe chamaram sempre “o Nazareno” (Mt 2, 23; 21, 11; Mc 1, 9; Lc 1, 26; 2, 4. 39. 51; Jo 1, 45 s; Act 10, 38). Inclusive aos cristãos se lhes chamou “a seita dos nazarenos” (Act 24, 5). O cristianismo nasceu como um movimento ligado, não à realeza da Judeia, mas sim ao povo simples da Galileia.

2. O dado capital que o relato destaca é que jesus entra na história vinculado, não só à pobreza e à marginalização, mas sobretudo à exclusão. O sinal que dão os anjos, para encontrar Jesus, não está entre os pobres, mas sim entre os animais. Jesus deixa claro, desde o primeiro instante da sua vida neste mundo, que a salvação está vinculada ao último, ao marginal, ao excluído. Que significa isto?

3. Significa, antes de mais, que no mundo há salvação na medida em que nos aproximamos do excluído, de quem ninguém se quer acercar e com que ninguém quer solidarizar-se. Jesus tomou a sério, desde o primeiro instante, que os últimos têm que ser os primeiros. Porque nos últimos é onde se encontra “o minimamente humano”, o que é comum a todos os seres humanos, aquilo em que todos coincidimos e somos iguais. No minimamente humano está o que nos une, não o que nos divide. A “Boa nova”, a “grande alegria”, a chave da felicidade não se encontra no que nos separa e nos distancia, mas sim no que nos funde na unidade. A felicidade está onde se encontra o mais intimamente humano (um menino em panos) esteja onde esteja, ainda que se encontre onde menos poderemos imaginar.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

=======================================================

Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.

Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opiniãoe não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.

Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer.

Desculpem e obrigado. AF.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...