quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

EVANGELHO, SEGUNDO S. MARCOS - ANO B – 15 DE DEZEMBRO DE 2011




Em continuação…)


SUBINDO PARA JERUSALÉM PELA TRANSJORDÂNIA
 
 
10 -  Saindo dali, foi para  região da Judeia, e para além do Jordão, voltando as multidões a reunirem-se a Ele, e de novo as ensinava, como era Seu costume. Aproximaram-se uns fariseus e perguntaram-Lhe se era lícito ao marido repudiar a mulher. Esta pergunta foi feita para O experimentarem. Respondeu-lhes Ele: «Que vos preceituou Moisés?» «Moisés permitiu passar carta de divórcio e repudiá-la», responderam-Lhe. Jesus retorquiu-lhes: «Devido à dureza do vosso coração é que Ele vos deixou esse mandamento. Mas, ao princípio da criação, Deus fê-los homem e mulher. Por causa disso, deixará o homem seu pai e sua mãe; e passarão os dois a ser uma só carne. Portanto, já não são dois, mas uma só carne. Aquilo, pois, que Deus uniu não o separe o homem». De regresso, já em casa, de novo os discípulos O interrogaram acerca disto. Jesus disse-lhes: «Quem repudiar a mulher e casar com outra comete adultério contra ele. E se a mulher repudiar o marido e casar com outro, comete adultério».
 
 
Jesus e os pequeninos - Apresentaram-Lhe umas crianças para que Ele as tocasse, mas os discípulos repreenderam os que as tinham trazido. Vendo isto, Jesus indignou-Se e disse-lhes: «Deixar vir a Mim as criancinhas, não as afasteis, pois a elas pertence o Reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criancinha não entrará nele». Depois, tomou-as nos braços e abençoou-as, impondo-lhes as mãos».
 
 
O homem rico – Quando saía, para Se pôr a caminho, aproximou-se d'Ele um homem a correr e, ajoelhando-se, perguntou-Lhe: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» Jesus disse-lhe: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão só Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não roubarás. não levantarás falso testemunho, não defraudarás, honrarás teu pai e tua mãe». Ele respondeu-Lhe: «Mestre, tenho guardado tudo isso desde a minha juventude». Jesus fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e respondeu-lhe: «Falta-te apenas uma coisa: Vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-Me». Mas, ao ouvir tais palavras, anuviou-se-lhe o semblante e retirou-se pesaroso, pois tinha grande fortuna. Olhando em volta, Jesus disse aos discípulos: «Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que têm riquezas!» Os discípulos ficaram estupefactos com as Suas palavras. Mas Jesus prosseguiu: «Filhinhos, quão difícil é entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Eles admiram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?» Fitando neles o olhar, Jesus respondeu-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível».



(continua em 16/12)

Transcrição de António Fonseca


000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]_thumb
===================================

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...