Nº 1150-2
Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
31 DE DEZEMBRO DE 2011
ÚLTIMO SÁBADO DA OITAVA DE NATAL
Jo, 1 1-18
1 – PRÓLOGO – No princípio já existia o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava, no princípio, com Deus. Tudo começou a existir por meio d’Ele, e, sem Ele nada foi criado. N’Ele estava a Vida e a Vida era a Luz dos homens. A Luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a admitiram. Surgiu um homem enviado por Deus, cujo nome era João. Veio como testemunha, para dar testemunho da Luz a fim de todos crerem por Seu intermédio. Ele não era a Luz, mas veio para testemunho da Luz. O Verbo era a Luz verdadeira que vindo ao mundo, a todo o homem ilumina. Estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, mas o mundo não O conheceu. veio ao que era Seu e os Seus não o receberam. Mas a todos que O receberam, aos que creem n’Ele, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; eles que não nasceram do sangue, nem de vontade carnal, nem da vontade do homem, mas, sim de Deus. E o Verbo fez-Se homem e habitou entre nós, e nós vimos a sua glória, glória que lhe vem do Pai, como Filho único cheio de graça e de verdade. João dá testemunho d’Ele e exclama, nestes termos: «Este é Aquele de Quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente porque existia antes de mim». E da Sua plenitude é que todos nós recebemos, graça sobre graça. Porque, se a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.Ninguém jamais viu a Deus: o Filho único que está no seio do Pai é que O deu a conhecer.
1. Por mais certa que possa ser a teoria científica do Big Bang (sobre a origem do Universo), o Evangelho de João diz que tudo o que existe tem sua origem em Cristo. E tudo tem, desde a sua primeira origem, como finalidade a Cristo (Col 1, 16-17). A teologia não é uma teoria científica, mas sim uma mensagem religiosa. Segundo esta mensagem, tudo o que existe (desde que existe) orienta-se para Jesus, o Senhor. O natural está fundido com o sobrenatural, o humano com o divino. O “meramente natural” (a ‘natureza pura’ segundo diziam os antigos teólogos escolásticos) nunca existiu. Nem sabemos o que isso pode ser.
2. Tudo o que é verdadeiramente natural e humano nos leva a Deus e nos aproxima de Deus. O trabalho, o descanso, os afazeres e relações dos humanos, os gozos e desfrute da vida, tudo o que é verdadeiramente humano, é por isso mesmo divino. Assim é em nós a presença do sobrenatural (H. de Lubac, K. Rahner…), ainda que o sujeito humano tenha outras crenças ou não tenha crenças religiosas.
3. As leis religiosas foram dadas por Moisés e por outros mais fundadores de religiões. As religiões são boas e convenientes na medida em que nos ajudam a ser mais humanos, que isso, em definitivo, é a “graça” e a “verdade” que nos dá Jesus, o Deus humanado. É um erro pensar que somente “o religioso” é o que nos aproxima de Deus. A Deus nos leva tudo o que é verdadeiramente humano. E o que nos faz mais humanos.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.