sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CEFAScast - 9 de Dezembro de 2011 - Músicas para o Natal

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sexta-feira, 9 de Dezembro de 2011 19:25:40

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CEFAScast


123M9 - Músicas para o Natal

Posted: 08 Dec 2011 11:53 PM PST

Feliz Natal!!!


Trazemos até você uma coletânea de músicas que falam do Natal! Do Natal Cristão...
Digo do Natal Cristão, porque estão paganizando o natal dando tanta ênfase ao consumismo, papai noel, etc.
Infelizmente muitos nem se lembram do aniversariante!
Sim, Jesus, Nosso Senhor é o aniversariante!
Ainda que a data do nascimento de Nosso Senhor possa não ser 25 de Dezembro, esta é a data que escolhemos para comemorar o Amor de um Deus que quis se fazer homem, como diz na carta bíblica aos Filipenses: "Ele tinha a condição Divina, e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana."


Apesar de que há estudos que aprovam a provável data de nascimento de Jesus como 25 de Dezembro mesmo! Clique aqui e leia a matéria!


Aproveite esta uma hora e meia de áudio em mp3 para escutar no natal em família. Músicas que centralizam o natal na comemoração na Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo!


Baixe, escute e divulgue!
A lista das músicas se encontram listadas abaixo!
Deus te abençoe!


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PODCAST!



Renomear mp3 para:
123M9 - Músicas para o Natal.mp3



MÚSICAS


Jingles Bells - Natal instrumental em solos de viola - Ed. Paulus
Quando chegar o Natal - Padre Zezinho - Ed. Paulinas
Natal todo dia - Roupa Nova
Uma nova luz - Anjos de Resgate
Natal - Voices
Bom natal - Músicas de Natal
Alma de Criança - Canal da Graça
O bem - Canal da Graça
Obrigado, Senhor - Canal da Graça
Como eu amo o natal - Wilian Nascimento e Betânia
Simplesmente amar - Vida Reluz
Por amor à nós - Eyshila
Dai louvores ao Rei - Arianne
Jingle Bells - Ivan Lins
O Milagre do Natal - Alex Gonzaga, Marcus Salles e Wilian Nascimento
Vamos Festejar o Natal - Voices
Ninguém imaginou - PG
Então é Natal - Padre Marcelo Rossi
Tempo de estar perto - Ellas
O Melhor Presente - Jozyanne
Surgem anjos proclamando
Um Feliz Natal - Ivan Lins
Oh! Happy Day
Hallelujah
Jingle Bells



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Jesus nasceu mesmo no dia 25 de Dezembro, afirma estudo

Posted: 08 Dec 2011 11:31 PM PST

Fonte: Carmadélio

O primeiro testemunho indireto de que a natividade de Cristo foi em 25 de dezembro partiu de Júlio Africano no ano 221.

A primeira referência direta de sua celebração aparece no calendário litúrgico filocaliano do ano 354 (MGH, IX, I, 13-196): VIII kal. Ian. natus Christus in Betleem Iudeæ (“no dia 25 de dezembro nasceu Cristo em Belém da Judeia”). A partir do século IV, os testemunhos deste dia como data do nascimento de Cristo tornam-se comuns na tradição ocidental. Na oriental, prevalece a data de 6 de janeiro.

Coincidentemente, em 25 de dezembro, celebra-se em Roma o die natalis Solis invicti, o dia do nascimento do Sol invicto, a vitória da luz sobre a noite mais longa do ano. A liturgia de Natal e os Padres da época estabeleciam um paralelismo entre o nascimento de Jesus Cristo e expressões bíblicas como “sol de justiça” (Ml 4, 2) e “luz do mundo” (Jo 1, 4ss.)

NOVAS DESCOBERTAS CONFIRMAM A TRADIÇÃO CRISTÃ

Nos dias de hoje, graças aos documentos de Qumran*, podemos estabelecer o dia 25 de Dezembro como o dia preciso do nascimento de Jesus. Essa é, de fato, uma descoberta extraordinária feita por Shemarjahu Talmon, docente judeu, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Procuremos compreender o mecanismo, que é complexo, mas fascinante. Se Jesus nasceu no dia 25 de Dezembro, a sua concepção virginal ocorreu, obviamente 9 meses antes. E, com efeito, os calendários cristãos colocam no dia 25 de Março a Anunciação do Anjo S. Gabriel a Maria.

Mas sabemos pelo próprio Evangelho de S. Lucas que, precisamente seis meses antes, tinha sido concebido por Isabel, João, o precursor, que será chamado o Baptista. A Igreja Católica não tem uma festa litúrgica para esta concepção, mas a Igreja do Oriente celebra-a solenemente entre os dias 23 e 25 de Setembro; ou seja, seis meses antes da Anunciação a Maria.

De fato, é precisamente da concepção do Baptista que devemos partir. O Evangelho de S. Lucas abre-se com a história do velho casal, Zacarias e Isabel, já resignado à esterilidade – considerada uma das piores desgraças em Israel. Zacarias pertencia à casta sacerdotal e, um dia, em que estava de serviço no Templo de Jerusalém, teve a visão de Gabriel (o mesmo anjo que aparecerá seis meses mais tarde a Maria, em Nazaré), o qual lhe anunciou que, não obstante a idade avançada, ele e a mulher iriam ter um filho. Deviam dar-lhe o nome de João e ele seria grande «diante do Senhor».

Lucas teve o cuidado de precisar que Zacarias pertencia à classe sacerdotal de Abias e que quando teve a aparição «desempenhava as funções sacerdotais no turno da sua classe». Com efeito, no antigo Israel, os que pertenciam à casta sacerdotal estavam divididos em 24 classes, as quais, alternando-se segundo uma ordem fixa e imutável, deviam prestar o serviço litúrgico no Templo, por uma semana, duas vezes por ano. Já se sabia que a classe de Zacarias – a classe de Abias – era a oitava no elenco oficial. Mas quando é que ocorriam os seus turnos de serviço?

Ora bem, o enigma foi desvendado pelo professor Shemarjahu Talmon, docente na Universidade Hebraica de Jerusalém, utilizando investigações desenvolvidas também por outros especialistas e trabalhando, sobretudo, com textos encontrados na Biblioteca essena de Qumran.

O estudioso conseguiu precisar em que ordem cronológica se sucediam as 24 classes sacerdotais. A de Abias prestava serviço litúrgico no Templo duas vezes por ano, tal como as outras, e uma das vezes era na última semana de Setembro. Portanto, torna-se verosímil a tradição dos cristãos orientais que coloca entre os dias 23 e 25 de Setembro o anúncio a Zacarias.
Mas esta verosimilhança aproximou-se da certeza porque os estudiosos, estimulados pela descoberta do Professor Talmon, reconstruíram a “fileira” daquela tradição, chegando à conclusão que esta provinha diretamente da Igreja primitiva, judaico-cristã, de Jerusalém. Esta memória das Igrejas do Oriente é tão firme quanto antiga, tal como se confirma em muitos outros casos.

Eis, portanto, como aquilo que parecia mítico assume, improvisamente, uma nova feição apodítica – Uma cadeia de acontecimentos que se estende ao longo de 15 meses: em Setembro o anúncio a Zacarias e no dia seguinte a concepção de João; seis meses depois, em Março, o anúncio a Maria; três meses depois, em Junho, o nascimento de João; seis meses depois, o nascimento de Jesus. Com este último acontecimento, chegamos precisamente ao dia 25 de Dezembro; dia que não foi, portanto, fixado ao acaso.

tradução realizada por pensaBEM.net

Nota:

* Os manuscritos de Qumran foram descobertos em 1947, perto das margens do Mar Morto, na localidade de Qumran, onde a seita hebraica dos Essênios tinha, nos tempos de Jesus, a sua sede principal. Os manuscritos foram encontrados em ânforas, provavelmente escondidos pelos monges da seita, quando tiveram de fugir dos romanos provavelmente entre 66 e 70 d.C. Aqueles pergaminhos deram-nos os textos de quase todos os livros da Bíblia copiados de dois a um século antes de Jesus e perfeitamente coincidentes com os que são usados hoje pelos hebreus e pelos cristãos (cfr. Hipóteses sobre Jesus, Porto, Edições Salesianas, 1987, p. 101).

BIBLIOGRAFIA

RATZINGER, Josef El espíritu de la liturgia. Una introducción (Cristiandad, Madrid, 2001).
TOLLEY, Thomas J. The origins of the liturgical year, 2nd ed., Liturgical Press, Collegeville, MN, 1991 (tradução italiana: Le origini dell’anno liturgico, Queriniana, Brescia, 1991).

Fonte: Corriere della Sera, 9 de Julho de 2003

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A responsabilidade de colocação deste texto é de ANTÓNIO FONSECA  -  9/12/2011 -  19,45 h

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