sábado, 24 de dezembro de 2011

EVANGELHO, SEGUNDO S. MARCOS - ANO B – 24 DE DEZEMBRO DE 2011




Em continuação…)


A PAIXÃO E A RESSURREIÇÃO DE JESUS
 
 
A crucificação Depois crucificaram-n’O e repartiram entre si os Seus vestidos, sorteando-os para verem o que levava cada um. era a hora terceira quando O crucificaram. Na inscrição, que indicava o motivo de condenação, lia-se: «O REI DOS JUDEUS». Com Ele crucificaram dois salteadores, um à Sua direita e o outro à Sua esquerda. Cumpriu-se desta maneira a passagem da Escritura que diz: «Foi contado entre os malfeitores». Os que passavam injuriavam-n’O e, abanando a cabeça, diziam: «Ah! Tu que destruías o templo e o reconstruías em três dias, salva-Te a Ti mesmo, descendo da cruz!» Os príncipes dos sacerdotes e os escribas também zombavam entre si, dizendo: «Salvou os outros e não pode salvar-Se a Si mesmo! Esse Messias, o rei de Israel, desça agora da cruz, para nós vermos e acreditarmos». Até os que estavam crucificados com Ele O injuriavam. Chegada a hora sexta houve trevas por toda a terra, até à hora nona. E à hora nona Jesus exclamou em alta voz: «Eloí Eloí, lama sabachthani?» Que quer dizer: «Meu Deus, Meu Deus, porque Me abandonastes?» Ao ouvi-Lo, alguns dos presentes disseram: «Está a chamar por Elias!» Um deles correu a embeber uma esponja em vinagre, pô-la numa cana e deu-Lhe dizendo: «Esperemos, a ver se Elias vem tirá-Lo dali».
 
Morte e sepultura de Jesus Soltando um grande brado, Jesus expirou. E o véu do templo rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. Ao vê-Lo expirar daquela maneira, o centurião, que se encontrava em frente d’Ele, exclamou: «Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus!» Também ali estavam umas mulheres a observar de longe; entre elas, Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e Salomé, as quais O acompanhavam e serviam, quando Ele estava na Galileia; e muitas outras que tinham  subido com Ele a Jerusalém. Ao cair da tarde, visto ser Preparação, isto é, a véspera do sábado, José de Arimateia, respeitável membro do Conselho, que também esperava o Reino de Deus, foi corajosamente procurar Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Pilatos admirou-se de Ele já estar morto e, mandando chamar o centurião, ordenou que o corpo fosse entregue a José. Este, depois de comprar um lençol, desceu o corpo da Cruz e envolveu-O nele. Em seguida, depositou-O num sepulcro cavado na rocha e rolou uma pedra contra a porta do sepulcro. Maria de Magdala e Maria, mãe de José, observaram onde O depositaram.
 
 
16 – O túmulo vazio: pregão da Ressurreição Passado o sábado, Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para O irem embalsamar. Muito cedo, no primeiro dia de semana, ao nascer do sol, foram ao sepulcro. Diziam entre si: «Quem nos irá remover a pedra da porta do sepulcro?» Mas, olhando, viram que a pedra já tinha sido rolada para o lado; e era muitíssimo grande. Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado à direita, vestido com uma túnica branca, e ficaram apavoradas. Ele disse-lhes: «Não vos assusteis. Buscais a Jesus de Nazaré, o crucificado? Ressuscitou, não está aqui. Vede o lugar onde O tinham depositado. Ide, pois, dizer aos Seus discípulos e a Pedro que Ele vos precederá a caminho da Galileia; lá O vereis, como vo-lo disse». Saindo, fugiram do sepulcro, pois estavam a tremer e fora de si. E não disseram nada a ninguém porque tinham medo.
 

(continua em 25/12)

Transcrição de António Fonseca

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]_thumb
===================================

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...