Nº 1143-2
Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
24 DE DEZEMBRO DE 2011
NOITE DO NATAL DE JESUS
Lc 1, 67-79
Benedictus – Naquele tempo, Zacarias, pai de João, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: BENDITO SEJA O SENHOR, DEUS DE ISRAEL, PORQUE VISITOU E LIBERTOU O SEU POVO. E NOS SUSCITOU UM PODEROSO SALVADOR NA CASA DE DAVID, SEU SERVO, CONFORME TINHA DITO PELA BOCA DOS SEUS SANTOS PROFETAS DE OUTRORA; PARA NOS SALVAR DOS NOSSOS INIMIGOS E DA MÃO DE TODOS OS QUE NOS ODEIAM, PARA EXERCER A SUA MISERICÓRDIA A FAVOR DE NOSSOS PAIS E LEMBRAR-SE DA SUA SANTA ALIANÇA. DO JURAMENTO QUE FEZ A ABRAÃO, NOSSO PAI, DE NOS CONCEDER QUE, SEM TEMOR, LIBERTOS DAS MÃOS DOS INIMIGOS, O SIRVAMOS EM SANTIDADE E JUSTIÇA NA SUA PRESENÇA, EM TODOS OS NOSSOS DIAS. E TU, MENINO, SERÁS CHAMADO PROFETA DO ALTÍSSIMO; PORQUE IRÁS ADIANTE DO SENHOR PREPARAR OS SEUS CAMINHOS. PARA DAR A CONHECER AO SEU POVO A SUA SALVAÇÃO PELA REMISSÃO DOS PECADOS, GRAÇAS AO CORAÇÃO MISERICORDIOSO DO NOSSO DEUS, DEVIDO AO QUAL NOS VISITARÁ A LUZ DO ALTO, A FIM DE ILUMINAR AQUELES QUE SE ENCONTRAM NAS TREVAS E NA SOMBRA DA MORTE, E GUIAR OS NOSSOS PASSOS NO CAMINHO DA PAZ.
1. Zacarias havia estado mudo vários meses. Quando pôde falar, não se queixou. Nem pediu explicações a Deus. O primeiro que fez foi bendizer o Senhor. Zacarias via o lado positivo da vida. Não se lamentava dos males que lhe sobrevieram. E agradecia os bens de que disfrutava. Zacarias era um homem bom. E essa bondade se manifestava, antes do mais, no que primeiro via era o positivo que tem a vida de cada dia. Era um homem de Espírito, motivado por bons desejos. Em tudo isto, Zacarias é um exemplo a seguir; e uma boa lição que é importante aprender.
2. Mas com frequência ocorre que também, as pessoas boas, talvez sem se darem conta do que passa, abrigam sentimentos equívocos ou distorcidos. Zacarias acreditava num Deus nacionalista para o qual são inimigos os inimigos que odeiem um determinado povo. Para Zacarias, os inimigos de Israel eram inimigos de Deus. E é que, com frequência, as religiões dividem, separam e até enfrentam os povos e as pessoas. Nos evangelhos, nas páginas seguintes, veremos que o Deus de Jesus não é assim. Porque Jesus foi o primeiro que mostrou uma exemplar predileção pelos estrangeiros e estranhos em geral. O Deus de Jesus não é nacionalista, e muito menos, xenófobo..
3. Como dissemos que Deus é transcendente e portanto não está ao nosso alcance, cada povo, cada nação, cada grupo humano e cada indivíduo o imagina como pode ou como lhe convém. Por isso há tanta gente, que são boas pessoas e sem embargo, creem num Deus que se identifica com os do meu país, com os do meu partido, com os do meu grupo. E recusa aos meus inimigos e aos que me odeiam. Tudo isto envolve uma lição forte, dura, que dá que pensar. Trata-se de que, às vezes, as pessoas religiosas, os que são vistos como os “bons”, utilizam Deus como um argumento ou um motivo que favorece os seus interesses e mantém seus privilégios. isto faz muito dano à religião e às pessoas religiosas.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.