Nº 1145-2
Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
26 DE DEZEMBRO DE 2011
MISSA DO DIA DE SANTO ESTÊVÃO
Mt 10, 17-22
Naquele tempo disse Jesus aos Apóstolos: – (…) Tende cuidado com os homens: Hão entregar-vos aos tribunais do Sinédrio e açoitar-vos-ão nas sinagogas; sereis levados perante governadores e reis, por Minha causa, para dar testemunho diante deles e dos pagãos. Mas, quando vos entregarem, não vos preocupeis nem com o que haveis de falar nem com o que haveis de dizer; nessa altura, ser-vos-á inspirado o que tiverdes de dizer. Não sereis vós a falar, é o Espírito do vosso Pai que falará por Vós. O O irmão entregará o seu irmão à morte, e o pai, o seu filio; os filhos erguer-se-ão contra os pais e hão-de causar-lhes a morte. E vós sereis odiados por todos, por causa do Meu nome. mas aquele que se mantiver firme até ao fim será salvo.
1. Quando alguém se convence seriamente de que Deus é como o “Menino deitado no presépio”, é certo que então, ele que está convencido disso se verá metido em situações inesperadas, provavelmente perigosas, e pode ser até que sejam demasiado perigosas. Porque um Deus assim não interessa. E põe nervosos os governantes e mandatários, aos chefes das sinagogas e aos dirigentes da religião. Aos da altura e aos de agora. Esta história começou com Estêvão, assassinado pelos sacerdotes e pelo fariseu Saulo, que estava ali (Act 7, 1-8, 1).
2. Assim as coisas, o primeiro que há a superar é o medo. E vencer os fantasmas da inevitável preocupação que sobrevém ao que toma a sério o Evangelho. Porque há alguém que não sabe o que dizer. E tem o perigo de cercear a sua própria liberdade. Quando alguém se vê assim, é certo que o Espírito põe palavras, na boca, perante às que ninguém pode ter resposta. O problema está em que o poder só pára perante a força. E isso é muito perigoso.
3. Mas o pior de tudo é quando o poder se disfarça de religião que rompe os laços da carne. E divide e enfrenta os irmãos, os pais e os filhos, até criar ódio entre eles. É a religião que gera intolerância até ao extremo de desprezar o que não pensa e vive “como Deus manda” ainda que isso custe a teu irmão sentir-se sozinho e desprezado. É a religião que destroça todo o que não se submete ao modelo oficial. Isto justamente é o que sucedeu a Estevão. Ele era o líder dos cristãos da língua grega (Act 6, 5). E não comungava com a religiosidade dos judeus mais apegados à Lei e ao Templo (Act 7, 48-53). Com Estevão se passou o mesmo que a Jesus: sua liberdade frente à religião mais fanática e tradicional lhe custou a vida. Nem quer trocas. Nem dialoga com a cultura. Isto sobretudo é o que nos ensina a morte de Estevão.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.