(Início)
PRÓLOGO: NARRAÇÕES DA INFÂNCIA
1 – GENEALOGIA – Genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaac; Isaac gerou a Jacob; Jacob gerou a Judá e a seus irmãos; Judá gerou de Tamar, a Farés e a Zara; Farés gerou a Esrão; Esrão gerou a Arão; Arão gerou a Aminadab; Aminadab gerou a Naassão; Naassão gerou a Salmão; Salmão gerou, de Racab, a Booz; Booz gerou, de Rute, a Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David.
David, da mulher de Urías, gerou a Salomão; Salomão gerou a Roboão; Roboão gerou a Abias; Abias gerou a Asa; Asa gerou a Josafá; Josafá gerou a João; João gerou Acaz; Acaz gerou a Ezequias; Ezequias gerou a Manassés; Manassés gerou a Amós; Amós gerou a Josias; Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, na época da deportação para a Babilónia.
Depois da deportação para a Babilónia Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou a Zorobabe; Zorobabe gerou a Abiude; Abiude gerou a Eliaquim; Eliaquim gerou a Azor; Azor gerou a Sadoque; Sadoque gerou a Aquim; Aquim gerou a Eliude; Eliude gerou a Eleazar; Eleazar gerou a Matae; Matae gerou a Jacob. Jacob gerou a José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até David, são catorze gerações; De David, até ao desterro de Babilónia, catorze gerações; e, desde o desterro de Babilónia até Cristo catorze gerações.
Anunciação a José – Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Sua Mãe, desposada com José, antes de coabitarem, achou-se que tinha concebido, por virtude do Espírito Santo. José, seu marido, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos, e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e pôr-Lhe-ás o nome de Jesus; porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Tudo isto sucedeu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor e anunciado pelo profeta:
“Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho; e chama-Lo-ão Emmanuel, que quer dizer: Deus connosco”. Despertando José do sono, fez como lhe ordenou o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. E, sem que a tivesse conhecido, ela deu à luz um Filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus.
(continua em 27/12)
Transcrição de António Fonseca
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
===================================
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.