domingo, 11 de dezembro de 2011

Nº 1130-2 - A RELIGIÃO DE JESUS – 3º DOMINGO DO ADVENTO - 11 DE DEZEMBRO DE 2011

 

Nº 1130-2

Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.cominfo@edesclee.com:  tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

11 DE DEZEMBRO DE 2011

3º DOMINGO DO ADVENTO

Jn 1, 6-8 e 19-28

A PRIMEIRA PÁSCOA, SEMANA INAUGURALTestemunho de João – Surgiu um homem enviado por Deus, cujo nome era João. Veio, como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de todos crerem por Seu intermédio. Ele não era a Luz, mas veio para dar testemunho da Luz. Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviara, de Jerusalém, sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: «Quem és tu?» Ele confessou e não negou: «Eu não sou o Messias». «Quem és então?» – perguntaram-lhe. «És Elias?» «Não sou», respondeu ele. «És tu o Profeta?» Respondeu: «Não». Disseram-lhe então: «Quem és tu? Pois queremos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?» Ele disse: «Eu sou a voz do que brada no deserto: Aplanai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías». Alguns dos enviados eram fariseus, e interrogaram-no nestes termos: «Porque é então que batizas se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?» João respondeu-lhes. «Eu batizo com água; mas, no meio de vós, encontra-se Alguém que não conheceis, Aquele que vem depois de mim; e eu não sou digno de desatar a correia da Sua sandália». Isto passou-se em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava a batizar.

1. Aqui fica claro que o ensino e o testemunho de João não coincidia com o que ensinavam e queriam os dirigentes religiosos. Tenha-se em conta que, no Evangelho de João, a expressão “os judeus” designa (menos em 4, 9, 22 e 18; 33. 35. 39; cf. 19, 3. 19. 21) aos homens que se identificavam totalmente com a religião, sobretudo aos seus dirigentes religiosos (2, 18; 5, 10. 16. 18; 9, 22; 11, 47; 19, 7. 12) e especialmente às autoridades supremas do Templo (8, 31; 11, 19; 12, 11). Por isso João desperta o alarme “nos judeus”. E mandam sacerdotes, levitas e fariseus a interrogar o Baptista. Queriam saber quem era aquele estranho pregador que anunciava uma nova Luz, na outra margem do Jordão, fora da cidade santa, o território da religião oficial, que não tolera que se anuncie uma Luz à margem da instituição.

2. O que interessava aos dirigentes religiosos é que título ou cargo tinha João tinha para pregar e batizar. Os títulos e os cargos denotam poder. O poder é que obsessiona os sacerdotes. Mas João não aceitou nem títulos nem cargos. João era um “zé ninguém”. Sua autoridade era sua vida, seu exemplo, sua liberdade de tudo e em tudo. É só uma voz que grita no deserto. Não se trata de humildade. A chave está em que só desde o despojamento de toda a pretensão pode alguém ser testemunha autorizada da Luz, que é o Senhor.

3. João foi uma voz, escutada e acolhida por uns, “os publicanos e as prostitutas” (Mt 21, 32), e recusada por outros, os “sacerdotes e senadores” (Mt 21, 32. cf. Mt 21, 23). Os “ninguéns” escutam e acolhem a voz do Senhor. Os “titulares” a recusam. O Evangelho transtorna nossas seguranças. Jesus foi tão audaz que chegou a dizer-lhes, aos supremos dirigentes religiosos, que os publicanos e as prostitutas entram antes deles no reino de Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

=======================================================

Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.

Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opiniãoe não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.

Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer.

Desculpem e obrigado. AF.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...