segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

EVANGELHO, SEGUNDO S. MARCOS - ANO B – 19 DE DEZEMBRO DE 2011




Em continuação…)


 
MINISTÉRIO DE JESUS EM JERUSALÉM
 
 
13 – Discurso apocalíptico Ao sair do templo, um dos discípulos disse-Lhe: «Repara, Mestre, que pedras e que construções!». Jesus respondeu-lhe: «Vês estas grandiosas construções? Não ficará delas pedras sobre pedra; tudo será destruído». E, estando sentado no Monte das Oliveiras, em frente ao Templo, Pedro, Tiago e João perguntaram-Lhe em particular: «Diz-nos quando tudo isto acontecerá e qual o sinal a anunciar que estas coisas estão próximas». Jesus começou a dizer-lhes: «Acautelai-vos para que ninguém vos iluda. Surgirão muitos com o Meu nome, dizendo: Sou eu. E seduzirão a muitos. Quando ouvirdes falar de guerras, e de rumores de guerras, não vos alarmeis; é preciso que isso aconteça, mas não será ainda o fim. Erguer-se-á povo contra povo e reino contra reino; haverá terramotos em vários sítios, haverá fome. Isto será apenas o princípio das dores». «Estai vigilantes! Entregar-vos-ão aos tribunais, sereis açoitados nas sinagogas e comparecereis diante dos governadores e dos reis por Minha causa, para dardes testemunho diante deles. Mas, primeiro, deve proclamar-se a Boa Nova a todas as nações. Quando vos levaram para serdes entregues, não vos inquieteis com o que haveis de dizer, mas dizei o que vos foi dado nessa hora, pois não sereis vós a falar, mas sim o Espírito Santo. O irmão entregará à morte o irmão, e o pai, o seu filho; os filhos erguer-se-ão contra os pais e hão-de causar-lhes a morte. E sereis odiados de todos por causa do Meu nome; mas quem perseverar até ao fim será salvo».
 
 
A destruição de Jerusalém – «Quando virdes a abominação da desolação instalada onde não deve estar – quem lê, entenda – então os que estiverem na Judeia fujam para os montes; quem estiver no terraço não desça nem entre a tomar coisa alguma de sua casa. Quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a capa. Ai das que se encontrarem grávidas e das que andarem amamentando nesses dias! Orai para que isto não suceda no Inverno, pois nesses dias a angústia será tal, como nunca houve, desde que Deus criou o mundo até ao presente, nem haverá. E se o Senhor não abreviasse esses dias, ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou esses dias. Então, se alguém vos disser: Aqui está o Messias ou: Ei-lo ali, não acrediteis, pois surgirão falsos messias e falsos profetas que farão sinais e prodígios, a fim de enganarem, se possível, até os eleitos. Vós, portanto, acautelai-vos; de tudo vos preveni».
 
 
A vida do Filho do Homem – «Mas nesses dias, depois daquela aflição, o Sol escurecer-se-á e a Lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do céu e as forças que estão nos céus serão abaladas. Então verão vir o Filho do Homem sobre as nuvens, com grande poder e glória. Ele enviará os Seus anjos e reunirá os Seus eleitos, dos quatro ventos, da extremidade da terra à extremidade do céu».
 
 
Sinais do cumprimento destas coisas – «Aprendei, pois, a parábola da figueira. Quando já os seus ramos estão tenros e brotam as folhas, sabeis que o Verão está próximo. Assim, também quando virdes acontecer estas coisas, sabei que Ele está próximo, ás portas. Em verdade vos digo: Não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. O céu e a terra passarão, mas as Minhas palavras não passarão. Quanto a esse dia ou a essa hora, ninguém os conhece, nem os anjos do céu, nem o Filho, só o Pai. Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento. É como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, delegou a autoridade nos servos, atribuiu a cada um a sua tarefa e ordenou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa, se à tarde, se à meia noite; se ao cantar o galo, se pela manhã; não seja que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!»

(continua em 20/12)

Transcrição de António Fonseca

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]_thumb
===================================

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...