sábado, 31 de dezembro de 2011

Nº 1150-4–(31-12-2011) - Recordando o Padre Mário Salgueirinho - mais um Vitral

 

Padre Salgueirinho

Esta semana não se publicou a Voz Portucalense, pelo que novamente recorri ao arquivo do blogue padremariosalgueirinho.blogspot.com para procurar um dos Vitrais que se aplicasse nesta época de fim de um ano (que não deixa muito boas saudades…).

Mau grado, os meus esforços ao vasculhar o referido arquivo, não pude encontrar nenhum Vitral que se adaptasse realmente à situação que se atravessa (nomeadamente a passagem de um Ano para o outro – fim de um ou começo de outro) – porventura, talvez não tenha procurado bem… -  e por isso, resolvi de motu próprio, transcrever o que se segue, datado de 4/1/2010, que se debruça mais propriamente sobre o início da “Missão 2010” que D. Manuel Clemente – Bispo do Porto, entendeu e muito bem, levar a efeito no referido Ano, que reza assim:

===========0000000000000000000000000===========

Monday, January 04, 2010

Tempo de anunciar


 

Iniciamos na nossa Diocese a “Missão 2010”: tempo de esperança, de entusiasmo, de acção, de metanóia, de evangelização transformadora.
Muitos factores têm arrefecido a fé dos cristãos. Verificamos uma diminuição crescente da prática litúrgica, fruto das ideias materialistas que contagiam os nossos crentes. Há menos jovens, menos adultos a viver a sua fé pela participação nos atos litúrgicos, quer por respeito humano, quer porque a base da sua catequese foi demasiado frágil e superficial.
É espantosa a ignorância religiosa de muito do nosso povo, tanto de cultura mediana como até de licenciados.
Nota-se um vazio generalizado, eivado de superstições enganosas, que uma boa catequese de adultos poderá modificar.
Dom Manuel Clemente, algum tempo depois de assumir o pastoreio da Diocese do Porto, com a sua competência e dedicação, apercebeu-se desta situação e decidiu convocar todo o povo a uma campanha de evangelização missionária, constituindo 2010 como ano de missão evangélica.
Atribuiu a cada mês a sua função. Janeiro é o mês do “anúncio”. È o mês em que cada cristão se empenhará a anunciar Jesus Cristo e a Sua Palavra de verdade, de igualdade, de justiça, de paz e de amor.
Que deve fazer cada diocesano? – Deve fazer melhor o que fazia até agora: melhor nos seus deveres familiares, profissionais, sociais, políticos e religiosos.
Com o esforço missionário é sempre possível operar melhor e transformar em melhor o nosso mundo: a gente da nossa rua, do nosso local de trabalho, das nossas comunidades, dos nossos bairros, das nossas paróquias, das nossas cidades.
Janeiro – mês do “anúncio” – carregado de entusiasmo para tornar Cristo mais conhecido, mais seguido, mais amado.
A nossa vida será um “anúncio” pela palavra e pelo testemunho; um grito de alerta, um clamor de guerra à apatia e à ignorância religiosa de muito do nosso povo; será uma entrega serena à “pesca de almas”, para que o nosso mundo se transforme, vivendo a Boa Nova salvadora de Jesus Cristo.

posted by Maia @ 5:47 PM 0 comments

0000000000000000000000000000000000

Transcrição efectuada através de padremariosalgueirinho.blogspot.com , por

ANTÓNIO FONSECA

para publicar neste blogue, em 31-12-2011 – 10,30 horas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...