Nº 1146-2
Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
27 DE DEZEMBRO DE 2011
MISSA DO DIA DE SÃO JOÃO EVANGELISTA
Jo 20, 2-8
20 – Túmulo vazio - No primeiro dia da semana, Maria de Magdala foi ao sepulcro logo de manhã, ainda escuro, e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram». Pedro saiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntamente, mas o outro discípulo antecipou-se e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou Simão Pedro, que o seguia, entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que estivera sobre a Sua cabeça; este não estava com as ligaduras, mas enrolado num lugar à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: Viu e acreditou. Não tinha efetivamente, entendido ainda a Escritura, segundo a qual Ele devia ressuscitar dos mortos. A seguir, os discípulos regressaram a casa.
1. autor do quarto Evangelho não é o apóstolo João, o filho de Zebedeu. O autor do Evangelho foi “o discípulo amado” (Jo 21, 24), que não podia ser um modesto pescador da Galileia. Em que cabeça cabe que um modesto pescador galileu fosse um “conhecido do Sumo Sacerdote”? (Jo 18, 15-16?). O autor foi um cristão desconhecido da segunda ou terceira geração cristã (J. Zumstein).
2. A Igreja, que recorda estes dias o presépio do nascimento, recorda também o sepulcro da morte. Jesus, que nasceu em dificuldades, terminou sua vida assassinado como um malfeitor. O Evangelho compôs-se à base de “relatos”, não como uma série de “teorias”. O Evangelho não é “filosofia do ser” divino do Senhor, mas sim “recordação do que aconteceu”. O acontecer humano dum homem bom e livre que lutou pela liberdade de quem sofre, especialmente os oprimidos. Uma liberdade que nunca foi caprichosa, mas que sempre esteve ao serviço da misericórdia.
3. A “recordação” que nos propõe o Evangelho é tão subversiva que o discípulo, “a quem tanto queria Jesus”, não acreditava no que aquilo significava. Só quando chegou ao sepulcro e viu o que viu, então acreditou. Quer dizer, convenceu-se de que quem crê que Jesus “é solução”, por isso “tem a vida unida a ele” (Jo 20, 31). Possivelmente, no fundo desta passagem, se oculta uma provável rivalidade que existiu entre João e Pedro. Assim pensam não poucos especialistas deste Evangelho (cf. M. Hengel). O que daria pé a dois modelos de cristianismo: um, mais hierárquico, o de Pedro; outro, mais baseado no mandato central do amor, é do IV Evangelho.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.