domingo, 7 de abril de 2013

Nº 1611-4 - A RELIGIÃO DE JESUS - II DOMINGO DE PÁSCOA - (PASCOELA) - 7 de Abril de 2013

 
Nº 1611-4
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.comtradução de espanhol para português, por António Fonseca
Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
7 de Abril de 2013
II DOMINGO DE PÁSCOA

(PASCOELA)

Jo 20, 19-31
Na tarde desse dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se achavam juntos, com medo dos judeus, veio Jesus pôr-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz seja convosco». Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se os discípulos, vendo o Senhor. E Ele disse-lhes de novo  «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou  também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados: àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos».
Tomé, um dos doze, chamado Gémeo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos  «Vimos o Senhor!» Mas eles respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos cravos nas suas mãos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e não meter a mão no Seu lado, não acreditarei».
Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa, e Tomé estava com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A Paz esteja convosco». Depois disse a To: «Chega aqui o teu dedo e vê as Minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no Meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Respondeu-lhe Tomé: «Meu Senhor e meu Deus» Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Bem-aventurados os que, sem terem visto, acreditam!».
Muitos outros prodígios fez ainda Jesus, na presença dos discípulos, os quais não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em Seu nome.  

1 – Em primeiro lugar, o que afirma esteve evangelho é que, segundo a teologia de João, Jesus entregou o "Espírito" ao morrer (Jo 19, 30) e voltou o a entregar quando ressuscitou (Jo 20, 22). O IV Evangelho adianta o Pentecostes de forma que a doação do Espírito Santo é o fruto capital da Morte e Ressurreição de Jesus. O sofrimento transmite «espírito» e «Espírito», porque onde há seres humanos com espírito, é neles que actua o Espírito de Deus. 

2 – Jesus, dá com o Espírito, o poder de perdoar os pecados. Concede-o aos discípulos  Não diz os Apóstolos ou os Doze. Refere-se a comunidade dos que seguiam Jesus, uma comunidade formada por homens e por mulheres. Por outro lado, Jesus não põe condições para o perdão. Em todo o caso aqui não é mencionada para nada  a confissão do penitente. Isso foi introduzido séculos mais tarde.

3 – O episódio de Tomé é central no que este evangelho quer ensinar. Trata-se da relação entre "ver" e "crer". Tomé exige "ver" e "tocar" (Jo 20, 25). Quando Jesus aparece pela segunda vez, significativamente, o evangelho não apresenta Tomé metendo o dedo nas feridas de Jesus, nem sequer tocando-as. A vista bastou-lhe para fazer o acto de fé (Jo 20, 28). O IV Evangelho estabelece uma relação básica entre "ver" e "acreditar" (Jo 4, 48; 6, 30, 36; 9, 37-38; 11, 40; 20, 8, 27, 29).

4 -  Que viu Tomé? Feridas de sofrimento e morte. Feridas transformadas em humanidade glorificada. O dia em que os discípulos de Jesus vivam de maneira que as pessoas vejam nos crentes as pegadas do sofrimento pelos outros e a humanidade que gera o sofrimento aceite livremente até à morte, nesse dia a resposta será como a de Tomé: «Meu Senhor e meu Deus» E assim se humanizará este tão estragado e tão "acanalhado" pela desumanização que se vê e apalpa em todos os lados.

5 - A bênção final do relato é para aqueles que acreditam sobre a base do testemunho apostólico, sem ter visto (e não digamos comprovado) por si  próprio. (J. D. G. Dunn).


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================

Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 7-4-2013 - 10,45 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
photo



map-a3f333ae641e222222222222222222

Etiquetas Technorati: 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...