(Em continuação…)
MINISTÉRIO NA GALILEIA
2 – Conflito com os escribas: um paralítico e o perdão – Passados alguns dias, tendo Jesus voltado a Cafarnaum, soube-se que Se encontrava em casa. Juntou-se tanta gente que nem mesmo, nas imediações da porta, havia lugar. E Ele anunciava-Lhes a palavra. Vieram, então, trazer-Lhe um paralítico, transportado por quatro homens. Como não podiam levá-Lo à presença de Jesus, devido à multidão, descobriram o telhado no sítio em que Ele se encontrava e, tendo feito uma abertura, arrearam o catre em que jazia o paralítico.-Ao ver a fé deles, Jesus disse ao paralítico: «Meu filho, os teus pecados te são perdoados». Ora, havia entre a assistência alguns escribas que pensavam de si para si: «Porque fala assim? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão Deus?» Percebendo Jesus, em Seu espírito, que eles estavam a pensar assim, disse-lhes: «Porque pensais assim nos vossos corações? Qual é mais fácil, dizer ao paralítico: Os teus pecados te são perdoados, ou dizer-Lhe: Levanta-te, toma o teu catre e anda? Pois bem para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar os pecados, ordeno-te – disse ao paralítico – levanta-te, toma o teu catre e vai para casa». No mesmo instante pôs-se e pé e, tomando o catre, saiu à vista de todos, de sorte que todos se maravilharam e glorificaram a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim».
Vocação de Levi – Saiu de novo para a beira-mar, e toda a multidão ia ao Seu encontro e a todos ensinava. Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-Me». E ele, levantando-se, seguiu-O. Uma vez que Se encontrava à mesa em casa dele, muitos publicanos e pecadores também se puseram à mesma mesa com Jesus e Seus discípulos, porque eram muitos os que o seguiam. Os escribas do partido dos fariseus, vendo-O comer com pecadores e publicanos, disseram aos discípulos: «Porque é que Ele come com publicanos e pecadores?» Jesus, que tudo ouvira, respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».
Discussão sobre o jejum – Como os discípulos de João e os fariseus guardavam jejum, vieram dizer-lhe: «Porque é que os discípulos de João e os dos fariseus jejuam, e os Teus discípulos não jejuam?» Jesus respondeu-lhes: «Poderão os companheiros do esposo jejuar enquanto o esposo está com ele? Enquanto têm consigo o esposo não podem jejuar. Dias virão em que o esposo ser-lhes-á tirado e então, nesses dias, jejuarão. Ninguém deita remendo de pano novo em vestido velho, pois o remendo novo arranca parte do velho e o rasgão fica maior. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho acabará por romper os odres e perder-se-á o vinho juntamente com os odres. mas o vinho novo deita-se em odres novos!».
(continua em 2/12)
Transcrição de António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.