Nº 1606 - (3)
BOM ANO DE 2013
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Caros Amigos:
Desde o passado dia 11-12-12 que venho a transcrever as Vidas do Papas (e Antipapas)
segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.
NOTA COMPLEMENTAR por António Fonseca
Em virtude da biografia do Beato João Paulo II, ser muito extensa, vou editá-la aqui neste blogue em vários capítulos e vários dias – para não cansar os meus leitores.
Hoje publicarei
Encíclicas, Constituições, Cartas apostólicas, Exortações apostólicas, Cartas Apostólicas e Bulas.
Desculpem e Obrigado. AF.
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BEATO JOÃO PAULO II
Beato João Paulo II
(1978-2005)
SEGUNDA PARTE
Encíclicas
Redemptor hominis, de 4/3/1979, salientando a dignidade humana frente aos estados totalitários e à sociedade capitalista de consumo.
Dives in Misericordia, de 30/11/1990, proclamando a necessidade de dar novo conteúdo à justiça mediante a misericórdia proclamada pela Igreja.
Laborem exercens, de 14/9/1981, elevando a dignidade do trabalho acima da oferta e da procura e apelando ao respeito devido ao homem trabalhador e para os seus direitos pessoais. Esta enciclica teve grande repercussão e mereceu de todo o povo trabalhador um agradecimento várias vezes amplamente manifestado.
Slavocum Apostoli, de 2/6/1985, no undécimo centenário dos santos Cirilo e Metódio.
Dominum et Vivificanten, de 18/5/1986, sobre o Espírito Santo na vida da Igreja e do mundo.
Redemptoris Mater, de 25/3/1987, sobre Maria no Mistério de Cristo; a Mãe de Deus no centro da Igreja peregrina e sua mediação materna.
Sollicitudo Rei Socialis, de 30/12/1987, sobre a solicitude da Igreja quanto aos problemas da ordem social.
Redemptoris Missio, de 7/12 /1990, sobre a validade permanente do mandato missionário, confiado por Cristo aos apóstolos.
Centesimus Annus, de 1/5/1991, sobre a questão social.
Veritates Splendor, de 6/8/1993, sobre os fundamentos da moral católica.
Evangelium Vitae, de 25/3/1995, sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana.
Ut Unum Sint, de 25/5/1995, sobre o empenhamento ecuménico.
Fides et Ratio, de 14/9/1998, sobre as relações entre a fé a razão;
Ecclesia de Eucharistia, de 17 de Abril de 2003, a última, sobre a eucaristia na sua relação com a Igreja.
Constituições
Sapientia Christiana, de 15/4/1979, sobre as universidades e faculdades eclesiásticas;
Magnum Matrimonii Sacramentum, de 7/10/1982, sobre a forma jurídica do matrimónio e da família;
Sacrae Disciplinae Leges, de 25/1/1983, para promulgar o novo Código de Direito Canónico;
Divinus Perfectionis Magister, de 25/1/1983, com nova legislação para a causa dos santos;
Spirituali militum curae, de 21/4/1986, sobre a nova regulamentação à assistência espiritual aos militares;
Pastor Bonus, de 28/6/1988, sobre a reorganização da Cúria romana;
Ex Corde Ecclesiae, de 15/8/1990, sobre as universidades católicas;
Fidei Depositum, de 11/10/1992, para publicação do Catecismo da Igreja Católica;
Universi Dominici Gregis, de 22/2/1996, reforçando as regras do conclave para a eleição dos papas;
Ecclesia in Urbe, de 1/1/1998, sobre o novo ordenamento do vicariato de Roma.
Cartas Apostólicas
Rutilans Agmen, de 8/5/1979, sobre a Igreja da Polónia, no nono centenário do martírio de Santo Estanislau;
Patres Ecclesiae, de 2/1/1980, na passagem do XVI centenário da morte de São Basílio;
Amantissima Providentia, de 29/4/1980, no 4º centenário da morte de Santa Catarina de Sena;
Sanctorum Altrix, de 11/7/1980, no 4º centenário do nascimento de São Bento, patrono da Europa e mensageiro da paz;
Egregiae Virtutis!, de 21/12/1980, sobre a Igreja na passagem do ano;
A Concilio Constantinopolitano I, de 25/3/1981, pelo 1600º aniversário do I Concilio de Constantinopla e pelo 1550º aniversário do Concilio de Éfeso.
Salvifici Doloris, de 11/2/1984, sobre o sentido cristão do sofrimento humano;
Redemptoris Anno, de 20/4/1984, sobre a cidade de Jerusalém, património sagrado;
Les Grands Mystères, de 1/5/1984, sobre o problema religioso e a paz no Líbano;
Dilecti Amici, de 31/3/1985, dirigida aos jovens de todo o mundo;
Augustinum Hipponensem, de 28/8/1986, por ocasião do 14º centenário da morte de Santo Agostinho;
Sescentesima Anniversaria, de 5/6/1987, dirigida aos bispos da Lituânia;
Spiritus Domini, de 1/8/1987, por ocasião do bicentenário da morte de Santo Afonso Maria de Ligório;
Duodecimum Saeculum, de 4/12/1987, dirigida ao episcopado da Igreja Católica sobre a veneração das imagens, por ocasião do 12º centenário do II Concilio de Niceia;
Euntes In Mundum Universum, de 25/1/1988, a propósito do milénio do baptismo da Rússia;
Mulieris Dignitatem, de 15/8/1988, sobre a dignidade da mulher;
Vigesimus Quintus Annus, de 4/12/1988, a todos os irmãos no episcopado e no sacerdócio, com saudações e bênção apostólica;
Carta Apostólica, de 27/8/1989, por ocasião do cinquentenário do início da segunda guerra Mundial;
Carta Apostólica, de 7/9/1989, sobre a situação da Igreja Católica no Líbano;
Carta Apostólica, de 1/10/1989, no centenário da ação do apóstolo São Pedro;
Carta Apostólica, de 29/6/1990, sobre o 5º centenário da evangelização do Novo Mundo;
Carta Apostólica, de 25/3/1993, por ocasião da reestruturação das circunscrições eclesiásticas na Polónia;
Ordinatio Sacerdotalis, de 22/5/1994, dirigida aos bispos, decretando que a ordenação sacerdotal reservada apenas aos homens deverá ser considerada definitiva;
Tertio Millennio Adveniente, de 10/11/1994, propondo o exame final do milénio sobre as «páginas obscuras» da história da Igreja;
Orientale Lumen, de 2/5/1995, no centenário da enciclica Orientalium Dignitas, do papa Leão XIII;
Carta Apostólica de 12/11/1995, pelo 4º centenário da União de Brest;
Carta Apostólica de 18/4/1996, pelos 350 anos da União de Uzhorod;
Operosam Diem, de 1/12/1996, por ocasião do 15º centenário da morte de Santo Ambrósio;
Laetamur Magnopere, de 15/8/1997, na promulgação do Catecismo da Igreja Católica;
Divini Amoris Scientia, de 19/10/1997, na proclamação de Santa Teresa do Menino Jesus como Doutora da Igreja;
Dies Domini, de 31/5/1998, dirigida ao episcopado, clero e aos fiéis da Igreja Católica sobre a santificação do domingo;
Inter Munera Academiarum, de 28/1/1999, sobre duas academias teológicas pontifícias;
Carta Apostólica, de 20/7/2000, por ocasião do 3º centenário da União da Igreja Greco-Católica da Roménia com a Igreja de Roma;
Novo Millenio Ineunte, de 6/1/2001, dirigida ao episcopado e aos fiéis no termo do Grande Jubileu do Ano 2000.
Carta Apostólica, de 17/2/2001, por ocasião do 1700 aniversário do baptismo do povo arménio;
Carta Apostólica de 25/7/2001, dirigida ao povo católico da Hungria por ocasião do encerramento do milénio húngaro;
Misericordia Dei, de 2/5/2002, sobre alguns aspectos da celebração do sacramento da penitência;
Rosarium Virginis Mariae sul Santo Rosario, de 16/10/2002, anunciando a criação dos Mistérios Luminosos e proclamando o Ano do Rosário;
Spiritus et Sponsa, de 4/12/2003, no 40º aniversário da constituição Sacrosanctum Concilium, sobre a Sagrada Liturgia;
Mane nobiscum Domine, de 7/10/2004, dirigida ao episcopado, clero e fiéis, para o Ano da Eucaristia;
Il rapido sviluppo («O rápido desenvolvimento»), de 24/1/2005, sobre os desafios das comunicações sociais.
Exortações apostólicas
Catechesi tradendae, de 16/10/1979, com orientações para a transmissão da mensagem de Cristo nos tempos atuais;
Familiaris consortio, de 14/9/1981, sobre os problemas da família cristã;
Redemptoris donum, de 19/3/1984, sobre a consagração religiosa à luz do Mistério da Redenção;
Reconciliation et penitentia, de 11/12/1984, sobre a missão atual da Igreja na reconciliação e penitência.
Cristifidelis laici, de 30/1/1989, sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no Mundo.
Redemptoris custos, de 15/8/1989, sobre São José na vida de Cristo e da Igreja;
Pastores dabo vobis, de 7/4/1992;
Uma esperança nova para o Líbano, Maio de 1997.
Ecclesia in America, de Janeiro de 1999, entregue aos bispos sobre a igreja americana;
Ecclesia in Oceânia, de 2/11/2001, entregue aos bispos sobre a Igreja na Oceânia;
Ecclesia in Europa, de 28/6/2003, entregue aos bispos sobre a Igreja na Europa.
Cartas apostólicas em forma de motu proprio
Familia a Deo Instituta, de 9/5/1981, criando o Conselho Pontifício para a Familia;
Tredecim Anni, de 6/8/1982, com o novo Estatuto para a Comissão Teológica Internacional.
Recognito Iuris Canonici Codice, de 2/1/1984, à Comissão Pontifical para os serviços pastorais de saúde;
Quo Civium Iura, de 21/11/1987, com a condição jurídica dos habitantes do Vaticano;
Solicita Cura, de 26/12/1987, sobre o vicariato de Roma e um Tribunal de Apelo, distinto dos outros tribunais;
Ecclesia Dei, de 2/7/1988, de conformidade com a excomunhão do arcebispo Marcel Lefebvre, que em 30/6/1988, na Suíça, procedeu ilegalmente a ordenações episcopais, é instituída uma comissão, com a tarefa de colaborar com os bispos, com os dicastérios da Cúria romana e com os ambientes interessados, a fim de facilitar a plena comunhão eclesial dos sacerdotes, dos seminaristas, das comunidades ou de cada religioso ou religiosa até agora ligados de diversos modos à Fraternidade fundada por monsenhor Lefebvre que desejem permanecer unidos ao sucessor de Pedro na Igreja Católica, conservando as suas tradições espirituais e litúrgicas, de acordo com o protocolo assinado a 5 de maio pelo cardeal Ratzinger e por monsenhor Lefebvre; esta comissão é composta por um cardeal presidente e por outros membros da Cúria romana, em número que se julgar oportuno segundo as circunstâncias.
Europae Orientalis, de 15/1/1993, sobre a Igreja na Europa Oriental;
Inde a Pontificatus, de 25/3/1993, estabelecendo que o Conselho Pontifício da Cultura e o Conselho Pontifício para o diálogo com os crentes se reúnem num único Conselho;
Socialium Scientiarum, de 1/1/1994, instituindo a Academia Pontifícia para a Vida, em defesa integral da vida humana e gestação;
Motu proprio, de 30/9/1994, promulgando o estatuto dos deveres de trabalho da Sede Apostólica;
Stella Maris, de 31/1/1997, sobre o Apostolado do mar;
Ad Tuendam Fidem, de 18/5/1998, inserindo algumas normas no Código do Direito Canónico e no Código dos Cânones das Igrejas Orientais;
Apostolos Suos, de 21/5/1998, sobre a natureza teológica e jurídica das conferências episcopais;
Proclamazione delle Compatrone d’Europa, de 1/10/1999, proclamação de Santa Brígida da Suécia, Santa Catarina de Sena e Santa Teresa Benedita da Cruz como co-padroeiras da Europa.
Proclamazione di San Tommaso Moro a Patrono dei Governanti e dei Politici, de 31/10/2000, proclamando São Tomás Moore como patrono dos governantes e dos parlamentares;
Sacramentorum sanctitatis tutela, de 10/1/2002, determinando que os delitos graves ficam reservados unicamente para a Congregação da Doutrina da Fé.
Misericordia Dei, de 2/5/2002, sobre alguns aspetos da celebração do sacramento da penitência;
Congregazione dei Legionari di Cristo, de 26/11/2004, confiando à Congregação dos Legionários de Cristo o cuidado e a gestão do Instituto Pontifício Notre Dame of Jerusalem Center, na cidade de Jerusalém.
Bulas
Aperite Portas Redemptori, de 6/1/1983, no 1950º aniversário da Redenção;
Incarnationes Mysterium, de 29/11/1998, na preparação do Jubileu do Ano 2000, onde diz, referindo-se aos mártires que beatificou e canonizou: «Este século que chega ao seu ocaso teve grande número de mártires, especialmente por causa do nazismo, do comunismo e das lutas raciais ou tribais. Pessoas de todas as classes sofreram pela sua fé, pagando com o sangue a sua adesão a Cristo e à Igreja». E a terminar: «(…) Olhando para Cristo, façamos nossas as palavras de um antigo cântico polaco:
“A salvação veio através da cruz,/ eis o grande mistério/ Todo o sofrimento tem um sentido:/leva à plenitude da vida.”»
«Com esta fé no coração, que é a fé da Igreja, como bispo de Roma, abro hoje, o terceiro ano de preparação para o Grande Jubileu. Inicio-o no nome do Pai Celeste, que “amou de tal forma o mundo que entregou o Seu Filho único, para que todo o que n’Ele acredita (…) tenha uma vida eterna” (Jo 3, 16). Louvado Seja Jesus Cristo!»
Proclamação do Ano Santo, de 24/12/1999, dizendo: «A Igreja não pode transpor o limiar do novo milénio sem incitar os seus filhos à purificação, pelo arrependimento dos erros, infidelidades, incoerências, atrasos,
Reconhecer as quedas de ontem é um ato de felicidade e coragem. O que abre para todos um novo amanhã».
(Conforme se afirma no início desta página no dia 31/3, e devido à sua extensão,
interrompo aqui a SEGUNDA PARTE da descrição da vida de JOÃO PAULO II,
para terminar amanhã, com a TERCEIRA PARTE, se Deus quiser. AF.)
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Post colocado em 1-4-2013 – 10H30
ANTÓNIO FONSECA
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