Nº 1607
1 de ABRIL de 2013
ALELUIA
ALELUIA
ALELUIA
O SENHOR RESSUSCITOU DOS MORTOS
1ª Semana da Páscoa
************************************************************
Nº 1607-1 - (91-13)
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
E U S O U
AQUELE QUE SOU
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««««««««
Nº 1607-1 - (91-13)
#####################################
##################################### #####################################
HUGO DE GRENOBLE, Santo
Bispo (1053-1132)
Nasceu Santo Hugo em Castelo Novo, nas margens do Isère, no Delfinado (França), cerca do ano de 1053. Seu pai acabou ditosamente os seus dias na Cartuxa, fazendo-se discípulo de São Bruno.
O então bispo de Die, legado do papa Gregório VII e depois arcebispo de Lião, cativado pelas belas prendas e eminente virtude do jovem, quis tê-lo consigo.
Celebrava o Legado um concílio em Avinhão, quando chegaram os deputados da igreja de Grenoble, cuja cadeira episcopal tinha vagado, a pedir-lhe Hugo para bispo. O Legado concedeu-lhes o que pediam. Mas não foi fácil vencer a resistência dele, fundada em profunda humildade. O Legado levou-o consigo a Roma para que o proprio Papa o sagrasse. Fê-lo Sua Santidade sem atender às razões que Hugo alegava para não ser bispo.
Quando voltou de Roma e foi tomar posse da sua Igreja, ficou penetrado de dor ao ver o lastimoso estado em que se encontrava toda a diocese. Com rigorosas penitências, oração, vigílias, exortações, instruções e visitas, esforçou-se o mais possível para que o Senhor abrisse os olhos àquele rebanho cego.
Ganhou os corações de todos com a paciência, a bondade e os exemplos, e dentro em pouco mudou todo o bispado de Grenoble. Mas não é possível explicar o muito que teve de padecer.
Um contínuo escrúpulo o afligia: o de ter consentido, segundo pensava, com demasiada facilidade na sagração. Dois anos depois, partiu secretamente para a Abadia da Casa de Deus, na diocese de Clermont, na província da Alvérnia; vestiu o hábito de São Bento. Informado, porém, o Papa Gregório VII do que se passava, enviou-lhe preceito formal para que voltasse quanto antes à sua Igreja. Apesar da repugnância, viu-se obrigado a obedecer.
Passados quase três anos, depois da volta, Veio procurá-lo o famoso São Bruno com os seus seis companheiros para lançar os primeiros fundamentos da que viria a ser a austeríssima ordem da Cartuxa. Poucos dias antes tinha tido Hugo um sonho misterioso: sete estrelas resplandecentes, desprendendo-se do céu, pareciam, ir-se esconder num espantoso deserto da sua diocese, chamado Cartuxa. Recordando-se do sonho, recebeu a Bruno e aos seus companheiros com amor e respeito; e dizendo-lhe eles que só buscavam uma solidão retirada e escondida, desde logo lhes indicou e lhes deu o deserto da Cartuxa, cinco léguas distante de Grenoble. Edificou à sua custa a capela e as celas de habitação.
Contente por ter dentro do seu bispado o que tinha ido procurar ao disto da Casa de Deus, retirava-se para a Cartuxa todo o tempo que lhe deixavam livre as funções indispensáveis do seu ministério episcopal. E vivia em Grenoble como na Cartuxa. O seu jejum era perpétuo; pregava quase todos os dias, não o conheciam senão pelo nome de pai dos pobres; quis vender os seus cavalos para os socorrer, resolvido a visitar a pé o bispado.
A tão extraordinária virtude não podiam faltar sofrimentos e mortificações. Padeceu-as o santo durante toda a sua vida. Deus não só lhe provou a paciência com frequentes dores intensíssimas de estômago e de cabeça, efeitos naturais das penitências e da aplicação ao estudo; mas também, para purificar mais e mais o seu coração, permitiu que, por mais de quarenta anos, fosse combatido por molestíssimas tentações.
O seu amor de justiça e o desinteresse, juntos ao elevado conceito em que era tida a sua eminente santidade, fizeram-no árbitro de todas as contendas e pacificador de todas as inimizades. A grande brandura não estava em desacordo com a energia quando se interpunham os interesses de Deus e da Igreja. Mostrou singular energia no concílio celebrado em Viena do Delfinado, no ano de 1112, contra os excessos do imperador Henrique V, que tinha trazido indignamente o Papa Pascoal II, e contra a ambição do antipapa Pedro de Lião, em defesa do legitimo pontífice Inocêncio II. Hugo foi um dos bispos que se juntaram, para excomungar Pedro de Lião, e aquele que mais contribuiu para extinguir o cisma.
Obrigado Inocêncio a refugiar-se em França, pela perseguição do cismático concorrente, Hugo foi recebê-lo e beijar-lhe o pé a Valência. Ali suplicou-lhe com as maiores instâncias que houvesse por bem exonerá-lo do bispado e confiar a Igreja de Grenoble a pessoa digna, que emendasse os seus muitos erros, apresentando-lhe a sua avançada idade e molestíssimos achaques. Tudo foi baldado. Mas vendo finalmente que as veementes dores de cabeça lhe tinham debilitado extraordinariamente a memória, próximo ao fim da sua santa vida, condescendeu com ele o pontífice, para que renunciasse ao bispado.
Os poucos meses que sobreviveu à renúncia, passou-os em oração quase contínua. Por fim, consumido pelo rigor das penitências, dos trabalhos apostólicos e das penosas enfermidades, e cheio de merecimentos, morreu em Grenoble em 1132. O papa Inocêncio II, que tão bem tinha conhecido a sua virtude, ordenou ao beato Guido, quinto Prior da Grande Cartuxa e amigo íntimo do santo bispo, que fizesse uma relação das suas virtudes e milagres; e depois de a ler e a aprovar, canonizou-o solenemente no ano de 1134, estando na cidade de Pisa, onde celebrava um concílio.
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt
MACÁRIO, Santo
Virgem
Nascido em Constantinopla por meados do século VIII, este menino, chamado Cristóvão, recebeu dos pais educação cristã e abraçou a vida monástica na abadia de Pelecete. Foi então que recebeu o nome de Macário. As virtudes que praticou atraíram sobre ele a atenção dos seus irmãos; foi nomeado abade ou higúmeno, e recebeu o sacerdócio das mãos do patriarca São Tarásio. No tempo do imperador Leão, o Arménio (813-820), que fazia guerra às limagens santas, Macário foi perseguido e enviado para o exílio. Miguel, o Gago, chamou-o em 821 e ele pôde então retomar o governo do seu mosteiro; mas um pouco mais tarde, Teófilo (829-842) desterrou-o para uma ilha de Propôntida chamada Afúsia. Estava devastada pela fome. Macário procurou pão para os habitantes, e realizou lá um bom número de milagres; assim conseguiu a cura dum monge; mas não tardou que ele proprio morresse. O biógrafo não indicou o ano; diz apenas que a morte sucedeu a 18 de Agosto.
Novos milagres, realizados depois da morte de Macário, confirmaram a fama de santidade que rodeava o seu nome. Macário, figura neste dia no martirológio romano, sem dúvida por causa duma trasladação de relíquias. Primeiro, foi celebrado a 18 ou 19 de Agosto.
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt
____________________________________________________________________________________________________
Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos:
“REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.
Assim, a principiar pela imagem principal, a partir de hoje, e se possível todos os dias, ela será modificada mediante o que eu for encontrando passível de aproveitamento para isso. A partir de hoje, pois, terminada a edição da Pág.- VIVER A QUARESMA, que tinha o nº 7, a Pág ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS, passa a ter o seu Nº. . Em breve, possivelmente já na próxima semana, a pág. 3 também deixará de ser editada pois a série a que se refere, está prestes a terminar. Até lá, porém, manter-se-á esta Numeração.
(sendo a Pág. 1 – Vidas de Santos; Pág. 2 – O Antigo Testamento; e Pág. 3 – O Papado – 2000 anos de história). Além disso, semanalmente (ao Domingo e alguns dias santificados – quando for caso disso –) a Pág. 4 – A Religião de Jesus; e a Pág. 5 - Salmos) e, ainda, ao sábado, a Pág. 6 – In Memoriam.
Outros assuntos que venham aparecendo emergentes dos acontecimentos que surjam tanto em Portugal, como no estrangeiro; e, ainda, alguns vídeos musicais (ou outros) que vão sendo recolhidos através do Youtube e foram transferidos para o meu canal “antónio0491” que se encontra inserido logo após o Título e sua descrição.
Registe-se também que através de Blogs Católicos, União de Blogs Católicos, etc., estou inscrito em muitos blogs que se vão publicando em Portugal, Brasil, e outros países, que, por sua vez, também publicarão este blogue. Há ainda mais algumas alterações que já fiz e vou continuando a efetuar na parte lateral do blogue, retirando ou colocando vários complementos.
Como também já deve ser do conhecimento de muitos, encontro-me inscrito na rede social, Google + Facebook, e outros, individualmente e, também ali poderão encontrar este blogue. O meu correio electrónico foi modificado e será inscrito no início de cada página (pelo menos na primeira, de cada dia).
Para terminar, gostaria de que os meus leitores se manifestassem, bastando para tal marcar o quadrado que entendam, que segue sempre abaixo de cada publicação, como aliás eu faço, relativamente aos blogues que vou vendo sempre que me é possível, com o que ficaria muito grato Desculpem e Obrigado mais uma vez – António Fonseca 0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
00000000000000000000000000000000000000000000000000000000 Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com =================================== 0000000000000000000000000000000000000000000000 $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ «««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Nome do blogue: SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
António Fonseca
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.