Nº 1157-2ª Página
(Continuação (12)
LIVRO TERCEIRO: O MISTÉRIO DO REINO
12 – Discussão sobre o sábado – Em certa ocasião, Jesus passava, num dia de sábado, através das searas. Os Seus discípulos, que tinham fome, começaram a arrancar espigas e a comê-las. Ao verem, isto, os fariseus disseram-Lhe: «Aí estão os Teus discípulos a fazer o que não é permitido aos sábados!» Mas Ele respondeu-lhes: «Não lestes o que fez David, quando sentiu fome, ele e os que estavam, com ele? Como entrou na casa de Deus e comeu os pães da proposição, que não lhe era permitido comer, nem aos que estavam com ele, mas unicamente aos sacerdotes? E nunca lestes na Lei que, ao sábado, os sacerdotes, no Templo, violam o sábado e ficam sem culpa? Ora, eu digo-vos que aqui está Quem é maior que o Templo. E, se compreendêsseis o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício, não teríeis condenado os que não têm culpa. O Filho do Homem até do sábado é Senhor». Dali, foi à sinagoga. Encontrava-se lá um homem que tinha uma das mãos ressequidas,. e eles fizeram-Lhe esta pergunta a fim de O poderem acusar: «Será permitido curar ao sábado?» Mas Ele perguntou-lhes: «Quem de entre vós, possuindo uma ovelha, se ela cair ao sábado num poço, não a irá buscar e puxar para cima? Ora, não vale o homem muito m ais que uma ovelha? Assim, pois, é lícito praticar o bem ao sábado». Disse, então, ao homem: «Estende a tua mão». Ele estendeu-a e ela tornou-se sã como a outra. Os fariseus, saindo, reuniram-se em conselho contra Ele, para o matarem.
Jesus, servo de Javé – Tendo-o sabido, Jesus afastou-Se dali. Muitos seguiram-n’O e Ele a todos curou, recomendando-lhes que o não dessem a conhecer. Assim, cumprir-se-ia o que fora anunciado pelo profeta Isaías: «Aqui está o Meu Servo, que escolhi, o meu Amado, em que pus todo o Meu enlevo. Derramarei sobre Ele o Meu espírito, e Ele anunciará a verdadeira fé às nações. Não disputará nem bradará, e ninguém ouvirá nas praças a Sua voz. Não quebrará a cana fendida, nem apagará a mecha que fumega, até conduzir a vitória à justiça. E no Seu nome hão-de esperar as nações!»
Blasfémias dos fariseus …. – … Trouxeram-Lhe, então, um possesso cego e mudo; Jesus curou-o, de modo que logo começou a falar e a ver. E a multidão admirava-se e dizia: «Não será este o Filho de David?» Mas, ao ouvir isto, os fariseus disseram: «Ele não expulsa os demónios senão por Belzebu, príncipe dos demónios». Conhecendo os seus pensamentos, Jesus respondeu-lhes: «Todo o reino dividido contra si mesmo ficará devastado; e toda a cidade ou casa dividida contra si mesma não poderá subsistir. Ora, se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo: como há-de subsistir o seu reino?». E se Eu expulso os demónios por Belzebu, por quem os expulsam então os vossos filhos? Por isso, eles próprios serão os vossos juízes. Mas, se é pelo Espírito de Deus que Eu expulso os demónios, quer dizer, então, que chegou até vós o reino de Deus. Ou como pode alguém entrar em casa de um homem forte e apoderar-se dos seus haveres, sem primeiro o amarrar? Só então poderá saquear-lhe a casa».
Jesus sinal de contradição – …«Quem não é Comigo é contra Mim, e quem não amontoa Comigo, desperdiça. Por isso, vos digo: Todo o pecado ou blasfémia será perdoado aos homens, mas a blasfémia contra o Espírito Santo não lhes será perdoada. E, se alguém disser algumas palavras contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no futuro».
Condenação dos fariseus – …«Ou admitis que a árvore é boa e o seu fruto bom, ou admitis que a árvore é má e o seu fruto mau. Porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis falar de coisas boas, se sois maus? Porque a boca fala da abundância do coração. O homem bom, do seu coração tira coisas boas e o homem mau, do seu mau coração tira coisas más. Ora, Eu digo-vos: De toda a palavra ociosa que os homens disserem prestarão contas no dia do Juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado».
O sinal de Jonas – … Intervieram, então, alguns escribas e fariseus que Lhe disseram: «Mestre, queremos ver um sinal feito por Ti». Ele respondeu-lhes: «Geração má e adúltera! Reclama um sinal, mas não lhe será dado outro sinal, a não ser o do profeta Jonas. Assim, como Jonas esteve no ventre do cetáceo três dias e três noites assim o Filho do Homem estará no seio da terra três dias e três noites». Os ninivitas hão-de ressuscitar no dia do juízo com esta geração e condená-la-ão, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas. Ora está aqui Alguém que é maior do que Jonas! A rainha do Sul erguer-se-á no dia do juízo com esta geração e condená-la-á, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora aqui está Alguém que é maior do que Salomão. Quando o Espírito impuro sai de um homem, vagueia por sítios áridos em busca de repouso, e não o encontra. Diz então: «Voltarei para a casa de onde saí». E, à chegada encontra-a livre, varrida e arrumada. Vai e toma outros sete espíritos piores do que ele; e, entretanto, instalam-se nessa casa. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim será também com esta perversa geração».
A família de Jesus – Estava Ele ainda a falar à multidão, quando apareceram Sua mãe e Seus irmãos, que do lado de fora, procuravam falar.-lhe. Disse-Lhe alguém: «A tua mãe e os Teus irmãos estão lá fora e querem falar-Te». Jesus respondeu ao que Lhe falara: «Quem é a Minha Mãe e quem são os Meus irmãos?» E, indicando com a mão os discípulos, acrescentou:: «Aí estão Minha mãe e Meus irmãos; pois todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai que está nos céus, esse é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe».
(continua em 8/1/2012)
Transcrição de António Fonseca
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
===================================
email: aarfonseca0491@hotmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.