sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Nº 1163-2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. MATEUS - ANO B – 13 DE JANEIRO DE 2012

 

 

Nº 1163-2ª Página

(Continuação (18)

LIVRO QUARTO
 
DISCURSO ECLESIAL
 
18 – Condições para entrar no Reino-Igreja Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus, e perguntaram-Lhe: «Quem é o maior no reino dos céus?» Ele chamou um menino, colocou-O no meio deles e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no reino dos céus. Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no reino dos céus. Quem receber um  menino como este, em Meu nome, é a Mim que recebe».
 
Escândalo na comunidade «Mas se alguém escandalizar um  destes pequeninos que creem em Mim, seria preferível que lhe suspendessem em volta do pescoço uma mó de moinho, das movidas pelos jumentos, e o lançassem nas profundezas do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos! São inevitáveis, decerto, os escândalos, mas ai do homem por quem vem o escândalo!» «Se a tua mão ou o teu pé são para ti ocasião de pecado, corta-os e lança-os para longe de ti; Mais te vale entrares na vida maneta ou coxo do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, seres lançado no fogo eterno. Se o teu olho é para ti  ocasião de pecado, arranca-o e lança-o para longe de ti; Mais te vale entrares com um só olho na vida, do que , tendo os dois olhos, seres lançado na Geena do fogo». «Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus anjos, nos céus, veem constantemente a face de Meu Pai que está nos céus, porque o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido».
 
A ovelha perdida  «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e se uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove no monte para ir à procura da extraviada? E, se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo, alegra-se mais com ela do que com as noventa e nove que não se extraviaram. Assim também, é da vontade de vosso Pai que está nos céus que não se perca um só destes pequeninos». «Se o teu irmão pecar, vai ter com  ele e repreende-o a sós. Se te der ouvidos, terás ganho o teu irmão. Se não te der ouvidos, toma contigo ainda uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. Se ele se recusar a ouvi-las, comunica-o à Igreja; e se ele se recusar a atender à própria Igreja seja para ti como um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu».
 
Oração comunitária-eclesial «Digo-vos ainda: Se dois de entre vós se unirem, na terra, para pedirem qualquer coisa, obtê-la-ão de Meu Pai que está nos Céus. pois onde estiverem reunidos, em Meu nome, dois ou três, Eu estou no meio deles».
 
O espírito de perdão Então Pedro aproximando-se, disse-Lhe: «Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezesJesus respondeu: «Não te digo sete vezes, mas setenta vezes sete». «Por isso o reino dos céus é comparável a um rei que quis ajustar contas com  os seus servos. Logo ao princípio, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Não tendo ele com que pagar, o senhor ordenou que fosse vendido com a mulher, os filhos e todos os seus bens, para assim  pagar a dívida. O servo lançou-se então aos seus pés, dizendo: «Concede-me um prazo e pagar-te-ei tudo». Levado pela compaixão, o senhor daquele servo deu-lhe liberdade e perdoou-lhe a dívida. Ao sair, o servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários. Segurando-o, apertou-lhe o pescoço e sufocava-o, dizendo: «Paga o que me deves!» O outro caiu a seus pés, suplicando: «Concede-me um prazo e pagar-te-ei». Mas ele não concordou e mandou-o prender até que lhe pagasse tudo quanto lhe devia. Testemunhas desta cena, os seus companheiros contristados, foram contar ao seu senhor, o que havia acontecido. O senhor mandou-o então. chamar e disse-lhe: «Servo mau, perdoei-te tudo o que me devias, porque assim mo suplicastes: não devias igualmente ter piedade do teu companheiro, como eu tive de ti?» E o senhor, indignado, entregou-o aos verdugos, até que pagasse tudo o que devia. Assim procederá convosco Meu Pai celestial, se cada um de vós não perdoar do fundo do coração a seu irmão».
 
Última subida de Jesus a Jerusalém Acabados estes discursos, Jesus partiu da Galileia e veio para a região da Judeia na outra margem do Jordão. Era seguido por grande multidão e Ele curou-os, ali.

(continua em 14/1/2012)


Transcrição de António Fonseca

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]_thumb
===================================

email: aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...