sábado, 21 de janeiro de 2012

Nº 1171-2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. MATEUS - ANO B – 21 DE JANEIRO DE 2012

 

Nº 1171-2ª Página

(Continuação (26)

LIVRO QUINTO
 
A BOA NOVA DA PAIXÃO E RESSURREIÇÃO DE JESUS:
 
PREFÁCIO DA NARRAÇÃO DA PAIXÃO
 
26 Tendo acabado todos estes discursos, Jesus disse aos discípulos: «A Páscoa, como sabeis, é daqui a dois dias e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado».
 
Conspiração dos judeus Reuniram-se, então, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, no palácio do Sumo Sacerdote, que se chamava Caifás e deliberaram prender Jesus, à traição e matá-Lo. Diziam, porém: «Que não seja durante a festa, para que não haja alvoroço entre o povo».
 
A unção de BetâniaEncontrando-Se Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, aproximou-Se d’Ele uma mulher que trazia um frasco de alabastro com um  perfume de alto preço e derramou-lho sobre a cabeça, enquanto estava sentado à mesa. Ao verem isto, os discípulos ficaram indignados: «Para que foi este desperdício? – disseram eles – podia ter-se vendido por bom preço e dar-se o dinheiro aos pobres». Jesus apercebeu-se de tudo e disse: «Porque afligis esta mulher? Ela praticou para Comigo uma boa obra. Tereis sempre pobres entre vós, mas a Mim nem sempre Me tereis. derramando este perfume sobre o Meu corpo, fê-lo preparando-Me para a sepultura. Em verdade vos digo: «Onde quer que esta Boa Nova for anunciada, em todo o mundo, repetir-se-á também, em sua memória, o que ela acaba de fazer».
 
Traição de JudasEntão um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e disse-lhes: «Quanto me dareis se eu vo-Lo entregar?» Eles garantiram-lhe trinta moedas de prata. E a partir de então, ele procurava uma oportunidade para entregar Jesus.
 
Última Ceia e Instituição da Eucaristia No primeiro dia dos Ázimos, os discípulos foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: «Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?» Ele respondeu: «Ide à cidade, a casa de um certo homem e dizei-Lhe: o Mestre manda dizer: O Meu tempo está próximo; é em tua casa que quero celebrar a Páscoa com os Meus discípulos». Os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa. Chegada a tarde, sentou-Se à mesa com os doze e quando comiam, disse: «Em verdade vos digo: Um de vós Me há-de entregar». Profundamente entristecidos, começaram a dizer-Lhe, cada um por sua vez: «Porventura sou eu, Senhor?» Ele respondeu: «O que mete Comigo a mão no prato, esse Me entregará. O Filho do Homem segue o Seu caminho, como acerca d’Ele está escrito; mas ai daquele por quem o Filho do Homem vai ser entregue; melhor seria para esse homem não ter nascido!» Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou: «Porventura sou eu, Rabbi?» «Tu o disseste», respondeu Jesus.
Enquanto comiam, tomou Jesus o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos Seus discípulos, dizendo: «Tomai, comei: Isto é o Meu corpo». Tomou, em seguida, um cálice, deu graças e entregou-lho dizendo: «Bebei dele todos. Porque este é o Meu Sangue, sangue da aliança, que vai ser derramado por muitos para remissão dos pecados. Eu vos digo: Não beberei mais deste produto da videira até ao dia em que hei-de beber de novo convosco no reino de Meu Pai».
 
Predição do procedimento dos discípulos – Depois do canto dos salmos, saíram para o monte das Oliveiras. Disse-lhes então Jesus: «Esta noite, todos vós vos escandalizareis por Minha causa, porque está escrito: Ferirei o pastor e as ovelhas do rebanho dispersar-se-ão». Mas, depois da Minha ressurreição, preceder-vos-ei a caminho da Galileia». Tomando a palavra, Pedro, respondeu-Lhe: «Ainda que todos se escandalizem de Ti, eu nunca me escandalizarei». Jesus retorquiu-lhe: «Em verdade te digo que esta mesma noite, antes do galo cantar, Me negarás três vezes». Pedro disse-lhe: «Mesmo que tenha de morrer Contigo, não Te negarei». E todos os discípulos afirmaram o mesmo.

(continua em 22/1/2012)


Transcrição de António Fonseca

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]_thumb
===================================

email: aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...