domingo, 29 de janeiro de 2012

Nº 1179-3ª Página - A RELIGIÃO DE JESUS–3ª SEMANA DO TEMPO COMUM - 29 DE JANEIRO DE 2012

Nº 1179-3

Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

29 DE JANEIRO DE 2012

4ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Mc 1, 21-208

Dirigiram-se a Cafarnaum. Chegado o sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. E todos se maravilharam com a sua doutrina, porque ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: «Que tens que ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus». Jesus repreendeu-o dizendo: «Cala-te se sai deste homem». Então o espírito impuro, depois de o sacudir com força, dando um grande grito, saiu dele. Tão estupefactos ficaram que perguntaram uns aos outros: «Que é isto? Eis uma nova doutrina e feita com tal autoridade que até manda nos espíritos impuros, e eles obedecem-Lhe!» E a Sua fama espalhou-se por toda a parte, na província da Galileia.

1. Os demónios não existem como seres pessoais, como seres maus que não são deste mundo e procuram fazer dano a algumas pessoas desgraçadas de que misteriosamente se apoderam e em que se instalam, até que são expulsos por um ritual exorcista. Tudo isto, não é demonstrado em nenhum lado. Na antiguidade, as pessoas não sabiam como explicar as enfermidades e as desgraças. Para explicar essas situações, encontraram os demónios que eram as forças do mal, causadoras do sofrimento.

2. A “autoridade” de Jesus associa-se nos evangelhos à capacidade de expulsar demónios. Quer dizer, a “autoridade” não consiste em saber ou em ter títulos e cargos, mas sim na capacidade para aliviar o sofrimento, as penas e as humilhações dos outros. Para fazer isso não é necessário possuir poderes sobrenaturais, mas sim ter vontade de estar do lado do que sofre, estar junto de quem passa mal, ajudá-lo e sobretudo, amá-lo. Em definitivo, ter “autoridade” é (na mentalidade de Jesus) o mesmo que ter “sensibilidade” perante a “dor” e “entranhas de misericórdia”.

3. O que mais necessita a gente – o necessitamos todos – não é que nos ensinem doutrinas e teorias, mas sim que nos libertem das forças do mal que nos causam sofrimentos e nos fazem, tantas vezes, talvez demasiado desgraçados.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

=======================================================

Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.

Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opiniãoe não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.

Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer.

Desculpem e obrigado. AF

aarfonseca0491@hotmail.com

1 comentário:

  1. Olá!!! muito fazer estar por aqui...
    olha só... seu blog já está na minha página.. é só clicar em cima do nome que vai direto pro seu, ok???
    vamos nos unir em nome da ICAR, em nome da nossa MÃE do Céu e do nosso SENHOR todo poderoso!!
    Paz e Bem

    ResponderEliminar

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...