Nº 1167-2ª Página
(Continuação (22)
(Continuação (22)
LIVRO QUINTO
UNIVERSALISMO DO REINO
22 – A boda do filho do Rei – Tendo Jesus recomeçado a falar em parábolas, disse-lhes: «O reino dos céus é comparável a um rei que preparou um banquete nupcial para seu filho. Mandou os servos chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram comparecer. de novo mandou outros servos, ordenando-lhes: «Dizei aos convidados: A comida está pronta; abateram-se os meus bois e os meus cevados, tudo está preparado. Vinde às bodas». Mas eles, sem se importarem, foram um para o seu campo, outro para o seu negócio. Os restantes, apoderando-se dos servos, maltrataram-nos. O rei ficou extremamente irritado e enviou as suas tropas, que exterminaram aqueles assassinos e incendiaram a cidade. Disse depois, aos servos: «O banquete está pronto, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos e convidai para as bodas todas quantos encontrardes».Os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos aqueles que encontraram, maus e bons, e a sala do banquete encheu-se de convidados. Quando o rei entrou para ver os convidados, viu um homem que não trazia o traje nupcial. «Amigo, disse ele, como entraste aqui sem o traje nupcial?» O outro emudeceu. O rei disse, então, aos servos: «Amarrai-lhe os pés e a as mãos e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes». Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos».
O tributo a César – Então, os fariseus reuniram-se para combinar como O haviam de surpreender nas Suas próprias palavras. Enviaram-Lhe os seus discípulos, acompanhados de herodianos, a dizer-Lhe: «Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, sem Te preocupares com ninguém, pois não olhas à condição das pessoas. Diz-nos, portanto, o teu parecer: É lícito ou não pagar o imposto a César?» Jesus, conhecendo-lhes a malícia, retorquiu: «Porque Me tentais, hipócritas?» «Mostrai-me a moeda do imposto». Eles apresentaram-Lhe um denário. «De quem é, perguntou, esta imagem e esta inscrição?» «De César», responderam. Disse-lhes então: «Dai pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus». Quando isto ouviram, ficaram maravilhados e, deixando-O retiraram-se.
A ressurreição dos mortos – Nesse mesmo dia, os saduceus, que não acreditavam na ressurreição, foram ter com Ele e interrogaram-n’O. «Mestre, Moisés disse: «Se algum homem morrer sem filhos, o seu irmão casará com a viúva, sua cunhada, para suscitar descendência ao irmão». «Ora, entre nós, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem descendência, deixando a mulher a seu irmão; sucedeu o mesmo ao segundo, depois ao terceiro, a assim sucessivamente até ao sétimo. Depois de todos eles, morreu a mulher». «Na ressurreição, de qual dos sete será ela mulher, visto tê-lo sido de todos?» Jesus respondeu-lhes: «Estais enganados, porque desconheceis as Escrituras e o poder de Deus». «Porque, na ressurreição, nem os homens terão mulheres, nem as mulheres, maridos; mas serão como anjos de Deus no céu». «E quanto á ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus disse «Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob?» Não dos mortos, mas dos vivos é que Ele é Deus»! E a multidão, ouvindo-O maravilhava-se com a Sua doutrina.
O mandamento do amor – Constando-lhes que Jesus reduzira os saduceus ao silêncio, os fariseus reuniram-se em grupo, e um deles, legista, perguntou-Lhe para O embaraçar. «Mestre, qual é o maior mandamento da lei?» Jesus, disse-lhes: «Amarás ao senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente». «Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é-lhe semelhante: «Amarás ao teu próximo como a ti mesmo». Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os Profetas».
O Filho de David é o Senhor – Estando os fariseus reunidos, Jesus interrogou-os: «Que pensais vós de Cristo? De quem é Filho?» responderam-Lhe: «De David». Disse-lhes Ele: «Como é então que David, sob a influência do Espírito, lhe chama Senhor, dizendo: «Disse ao Senhor ao Meu Senhor: Senta-te à Minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos por escabelo de Teus pés?» Se David lhe chama Senhor, como é seu filho?» E ninguém soube responder-Lhe palavra. A partir de então ninguém mais se atreveu a interrogá-lo.
(continua em 18/1/2012)
Transcrição de António Fonseca
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
===================================
email: aarfonseca0491@hotmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.