Na Voz Portucalense, desta semana, (25/1/2012) vem publicado o seguinte VITRAL:
===========0000000000000000000000000===========
“O sino já tocou”
“Mostra-me as tuas obras e conhecerei a tua fé!” – escreveu S. Tiago na sua admirável Carta, que vimos lendo nas celebrações dominicais.
Há realmente muitos cristãos que mostram a sua fé – a sua adesão a Cristo – pelas suas obras de amor. As obras de amor refletem a presença de Deus.
Li numa biografia do Padre Américo, o sacerdote que criou e desenvolveu com dedicação evangélica a Obra da Rua, para acolher rapazes perdidos nas ruelas miseráveis, este episódio belo e revelador da fé de um anglicano.
Américo Aguiar, jovem ainda, trabalhou em Moçambique numa empresa inglesa. Seus chefes eram anglicanos praticantes e coerentes com a sua fé.
O escritório da empresa ficava próximo duma igreja. Num dia santificado pela Igreja Católica, os sinos tocaram anunciando o início das cerimónias litúrgicas. Para os anglicanos, esse dia era um dia de trabalho como os outros.
Américo trabalhava na sua secretária. O seu chefe abeirou-se discretamente, tocou-lhe o ombro e disse: “o sino já tocou. Pode sair”. O jovem levantou-se e dirigiu-se à Igreja.
A beleza deste gesto revela a coerência deste chefe. Ele não tinha culto nesse dia, mas não impediu que Américo cumprisse o seu dever de católico, participando na celebração eucarística.
Revelou o respeito pelos deveres dos seus empregados, mesmo de credo diferente, sinal de que tratava os outros como gostava de ser tratado. “Amai-vos uns aos outros como quereis ser amados” – ordenou Jesus.
Este anglicano honesto deu um exemplo a muitos católicos que não facilitam aos seus empregados o cumprimento de alguns deveres, para não perderem tempo e produzirem mais rendimento.
Padre Américo contava este episódio com muita alegria, salientando a tolerância e o respeito dos seus chefes por todos os seus subalternos.
-
Autoria do Padre Mário Salgueirinho Barbosa.
Transcrição efectuada através de http://vp-vozportucalense.pt
0000000000000000000000000000000000
ANTÓNIO FONSECA
para publicar neste blogue, em 11-1-2012 – 10,30 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.