terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nº 1181-2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. LUCAS - ANO B – 31 DE JANEIRO DE 2012

(6)

Nº 1181-2ª Página

EVANGELHO DE S. LUCAS

PRÓLOGO
PREPARAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
6 – Discussão sobre o sábado Num dia de sábado, passando Jesus através das searas, os Seus discípulos puseram-se a arrancar e a comer espigas desfazendo-as com as mãos. Alguns fariseus disseram: «Porque fazeis o que não é permitido fazer ao sábado?» Jesus respondeu: «Não lestes o que fez David quando teve fome, ele e os seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, e tomando os pães da proposição, deles comeu e deu aos seus companheiros, esses pães que só aos sacerdotes era permitido comer?» E acrescentou: «O Filho do Homem é Senhor até do sábado». Num outro sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Encontrava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida. Os escribas e os fariseus observavam-n’O para ver se iria curá-lo ao sábado, a fim de terem um motivo de acusação contra Ele. Conhecendo os seus pensamentos, Jesus disse ao homem da mão ressequida: «Levanta-te e põe-te de pé, aí no meio». Ele levantou-se e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: «Vou fazer-vos uma pergunta: O que é preferível, ao sábado; fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou perdê-la?» Então, olhando-os a todos em volta, disse ao homem: «Estende a tua mão». Estendeu-a e a mão ficou sã. Eles encheram-se de furor e falavam entre si do que poderiam fazer a Jesus.
 
Eleição dos doze – Naqueles dias, Jesus foi para o monte a fim de fazer oração, e passou a noite a orar a Deus. Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze de entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago, João, Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, o Zeloso; Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o Traidor.
 
Discurso inaugural – Descendo com eles, deteve-Se num sítio plano, juntamente com numerosos discípulos e uma grande multidão de povo de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e Sidónia, que acorrera para O ouvir e ser curada dos seus males. Os que eram atormentados por espíritos impuros ficavam curados,  e toda a multidão procurava tocar-Lhe, pois emanava d’Ele uma força que a todos curava.
 
Bem-aventuranças – Erguendo os olhos para os discípulos, pôs-Se a dizer:
«Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.
Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome, porque sereis saciados.
Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir.
Bem-aventurados, sereis quando os homens vos odiarem, quando vos expulsarem, vos insultarem e rejeitarem o vosso nome como infame, por causa do Filho do Homem.
Alegrai-vos e exultai nesse dia, pois a vossa recompensa será grande no Céu. Era precisamente assim que os pais deles tratavam os profetas».
 
Maldições – "«Mas ai de vós, os ricos, porque recebestes a vossa consolação.
Ai de vós, os que estais agora fartos, porque haveis de ter fome.
Ai de vós, os que agora rides, porque gemereis e chorareis.
Ai de vós, quando todos os homens disserem bem de vós. Era precisamente assim que os pais deles tratavam os falsos profetas».

(Continua em, 1/2/2012, esta descrição do EVANGELHO DE SÃO LUCAS)


Transcrição de António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...