(4)
Nº 1178-2ª Página
EVANGELHO DE S. LUCAS
PRÓLOGO
PREPARAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
3 – PREGAÇÃO DE SÃO JOÃO BAPTISTA – No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da Itureia e da Traconítide e Lisânias tetrarca da Abilena; sob o pontificado de Anás e Caifás, a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. Começou a percorrer toda a zona do Jordão, pregando um baptismo de penitência para remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías:
“Voz do que brada no deserto: Preparai o caminho do Senhor, e endireitai as Suas veredas. Toda a ravina será preenchida, todo o monte e colina serão abatidos; os caminhos tortuosos ficarão direitos, e os escabrosos tornar-se-ão planos. E toda a criatura verá a salvação de Deus”
Dizia, então, às multidões que acorriam para serem batizadas por ele: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera que está para chegar? Produzi frutos de sincero arrependimento e não comeceis a dizer para convosco: Temos por pai a Abraão, pois vos digo que Deus pode, destas pedras, suscitar filhos a Abraão. Já o machado se encontra à raiz das árvores, e, por isso, toda a árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo». E as multidões perguntavam-lhe: «Que devemos, então, fazer?» Respondia-lhes: «Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos faça o mesmo». Vieram também, alguns publicanos, para serem batizados e disseram-Lhe: «Mestre, que havemos de fazer?» Respondeu-lhes: «Nada exijais além do que vos foi estabelecido». Por sua vez, os soldados em serviço perguntaram-lhe: «E nós, que devemos fazer?» Respondeu-lhes: «não exerçais violência sobre ninguém, não denuncieis injustamente e contentai-vos com o vosso soldo». Estando o povo na expectativa e pensando, intimamente se ele não seria o Messias, João disse-lhes a todos: «Eu batizo-vos em água, mas vai chegar Quem é mais poderoso do que eu, Alguém cujas correias das sandálias não sou digno de desatar. Batizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. Tem na Sua mão a pá de joeirar para limpar a Sua eira e recolher o trigo no Seu celeiro; mas queimará a palha num fogo inextinguível». E com estas e muitas exortações, anunciava ao povo a Boa Nova. Mas Herodes, o tetrarca, a quem João censurava por causa de Herodíade, mulher de seu irmão, e por todas as más ações que havia praticado, acrescentou a todas, mais esta: Encerrou João no cárcere.
Batismo de Jesus – Tendo sido batizado todo o povo, e no momento em que Jesus se encontrava em oração, depois de ter sido batizado, o Céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba. E uma voz veio do céu: «Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo».
Genealogia do Senhor – Ao iniciar o Seu ministério, Jesus tinha cerca de trinta anos, sendo filho, como se supunha, de José, filho de Heli, filho de Matat, filho de Levi, filho de Janai, filho de José, filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai, filho de Maat, filho de Matatias, filho de Semei, filho de Josec, filho de Judá, filho de Joanã, filho de Resá, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosão, filho de Elmadão, filho de Er, filho de Jesus, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matã, filho de Levi, filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonão, filho de Eliacuim, filho de Meleá, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natão, filho de David, filho de Jessé, filho de Jobed, filho de Booz, filho de Salá, filho de Naassão, filho de Aminadab, filho de Admin, filho de Arni, filho de Hesrão, filho de Farés, filho de Judá, filho de Jacob, filho de Isaac, filho de Abraão, filho de Tará, filho de Nacor, filho de Seruc, filho de Ragau, filho de Faleg, filho de Eber, filho de Salá, filho de Cainão, filho de Arfaxad, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lamec, filho de Matusalém, filho de Enoc, filho de Jared, filho de Maalelel, filho de Cainão, filho de Enós, filho de Set, filho de Adão, filho de Deus.
(Continua em, 28/1/2012, esta descrição do EVANGELHO DE SÃO LUCAS)
Transcrição de António Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.