segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Nº 1159-2ª Página - EVANGELHO, SEGUNDO S. MATEUS - ANO B – 9 DE JANEIRO DE 2012


Nº 1159-2ª Página

(Continuação (13)

LIVRO QUARTO
 
O REINO TORNA-SE IGREJA
 
SEGUNDA VISITA A NAZARÉ Chegado à Sua terra, ensinava na sinagoga de modo, que todos se enchiam de assombro e diziam: «De onde Lhe vem esta sabedoria e o poder de fazer milagres? Não é Ele o filho do carpinteiro? Não se chama Sua mãe Maria e Seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Suas irmãs não estão todas entre nós? De onde Lhe vem, pois, tudo isto?» E estavam escandalizados com Ele. Mas Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua pátria e em sua casa». E não fez ali muitos milagres por causa da falta de fé daquela gente.
 
14 – Execução do Baptista Por aquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos de Herodes, o tetrarca,  e ele disse aos seus cortesãos: «Esse homem é João Baptista! Ressuscitou dos mortos, e, por isso, tais poderes miraculosos se manifestam n’Ele». Herodes, com efeito, depois de prender João, algemara-o e metera-o na prisão, por causa de Herodíade, mulher de Filipe, seu irmão, pois João dizia-lhe: «Não a podes ter contigo». Quisera mesmo dar-lhe a morte, mas teve medo do povo, que o considerava um  profeta. Ora, quando Herodes festejou o seu aniversário, a filha de Herodíade dançou em público e agradou a Herodes, pelo que se comprometeu, sob juramento, a dar-lhe o que ela lhe pedisse. Induzida pela mãe, respondeu: «Dá-me, aqui, num prato, a cabeça de João Baptista». O rei ficou penalizado, mas, devido ao juramento e aos convidados, ordenou quer lha trouxessem e mandou decapitar João Baptista na prisão. Trouxeram num prato a cabeça e deram-na à jovem, que a levou á mãe. Os discípulos de João vieram buscar o cadáver e sepultaram-no: depois foram dar a notícia a Jesus.
 
Jesus alimenta a multidão  Jesus, quando isto ouviu, retirou-Se dali numa barca, para um lugar solitário e afastado; mas o povo, quando soube disto, seguiu-O a pé, desde as cidades. Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, e possuído de grande compaixão por ela, curou os seus enfermos. Ao entardecer, os discípulos abeiraram-se d’Ele e disseram-Lhe: «Este sítio é deserto e a hora já é avançada; manda embora toda esta gente para ir às povoações comorar alimento». Mas Jesus disse-lhes: «Não é preciso que vão; dai-lhes vós de comer». «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes», responderam. «Trazei-mos cá», disse Ele. E, depois de ordenar à multidão que se sentasse na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu e pronunciou a bênção; partiu, depois, os pães e deu-os aos seus discípulos, e estes à multidão. Todos comeram e ficaram saciados; e com o que sobejou encheram doze cestos! Ora, os que comeram eram uns cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.
 
Jesus caminha sobre as ondas Depois, Jesus, obrigou os discípulos a embarcar e a ir adiante para a outra margem, enquanto despedia as turbas. E, logo que as despediu, subiu a um monte para rezar na solidão. E, chegada a noite, estava ali só. A barca ia já no meio do mar, açoitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Na quarta vigília da noite, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Ao verem-n’O caminhar sobre o mar, os discípulos assustaram-se, dizendo: «É um fantasma!» E gritaram. No mesmo instante, Jesus falou-lhes, dizendo: «Tranquilizai-vos, sou Eu; não temais». Pedro respondeu-Lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas». «Vem», disse-lhe Jesus. E Pedro, descendo da barca, caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento, teve medo e, começando a ir ao fundo, gritou: «Salva-me, Senhor!» Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?» E quando entraram na barca, o vento amainou. Os que se encontravam na barca prostraram-se diante de Jesus, dizendo: «És realmente o Filho de Deus!»
 
Sumário: Resumo da atividade de Jesus Após a travessia, pisaram terra em Genesaré. Ao reconhecerem-n’O, os habitantes daquele lugar espalharam a notícia por toda aquela região. Trouxeram-Lhe, então todos os doentes, suplicando-Lhe que, ao menos, os deixasse tocar na orla da Sua capa. E todo aqueles que a tocaram, ficaram completamente curados.
 

(continua em 10/1/2012)


Transcrição de António Fonseca

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
 
Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
 
Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]_thumb
 
 
===================================

email: aarfonseca0491@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...