Nº 1172-3
Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que anteriormente (no Ano A) estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora transcritos através da 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (editada em 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
22 DE JANEIRO DE 2012
3ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Mc 1, 14-20
Jesus, inaugura a sua pregação – Depois de João ter sido preso, Jesus veio para a Galileia pregar a Boa Nova de Deus, dizendo: «Completou-se o tempo e o reino de Deus está perto: Arrependei-vos, e acreditai na Boa Nova». Passando ao longo do mar da Galileia viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: «Vinde após Mim e farei de vós pescadores de homens». Deixando imediatamente as redes, seguiram-n’O. Avançando um pouco mais, viu Tiago, filho de Zebedeu e João, seu irmão, que estava no barco a consertar as redes, e logo os chamou. Eles deixando no barco seu pai Zebedeu com os assalariados, seguiram-n’O.
1. Este evangelho fala dos primeiros discípulos que “seguiram” Jesus. Este relato dá ensejo para pensar que “seguimento” e “discípulos”estão unidos, até ao ponto que o “seguimento“ é a característica especifica do “discípulo” (M. Hengel) de forma que o “discípulo” se entende a partir do “seguimento”. Isto quer dizer que onde não há “seguimento” de Jesus não pode haver nem verdadeiro “conhecimento” de Jesus. Os discípulos conheceram Jesus, não estudando-o, mas sim seguindo-O. A cristologia constitui-se a partir do seguimento.
2. Sem embargo, há que ter cuidado quando se apresenta o seguimento de Jesus como privilégio emblemático dos “escolhidos” como se a na Igreja houvesse uma categoria especial de “selecionados”, os “eleitos”, chamados à “vida perfeita”. semelhante linguagem é um produto de um mal dissimulado orgulho ou de uma ingénua vaidade. Nos evangelhos, o verbo “seguir” é referido 17 vezes aos “discípulos” e 25 vezes à “gente” (óchlos) o povo simples.
3. Seguir a Jesus é assumir, como projeto de vida, o que Jesus dizia por toda a Galileia: chegou a hora de tomar a sério o projeto do reino de Deus e, portanto, o decisivo é crer que o Evangelho é a Boa Nova que há-de orientar nossas vidas. Insistamos: “O saber cristológico não se constitui nem se transmite primariamente no conceito, mas sim nos relatos do “seguimento” (J. B. Metz).
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais um esclarecimento, No passado dia 27 de Novembro, comecei uma nova página que tem saído diariamente (e procurarei que o seja sempre), na qual vou transcrevendo alguns capítulos do Evangelho de S. Marcos, - pela ordem com que são apresentados - para que, quem eventualmente esteja interessado possa seguir os factos relatados pelo Evangelista. Acho um trabalho interessante, porque serve para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, na sua Ascensão ao Céu: “IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.