Nº 1164-2ª Página
(Continuação (19)
LIVRO QUINTO
UNIVERSALISMO DO REINO
O matrimónio é indissolúvel – Alguns fariseus, para O experimentarem, aproximaram-se d’Ele e disseram-Lhe: «É permitido a um homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?» Ele respondeu: «Não lestes que o Criador, desde o princípio, fê-los homem e mulher, e disse: «Por isso, o homem deixará o pai e a mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne». «Pois bem, o que Deus uniu, não o separe o homem». «Porque foi, então, perguntaram, que Moisés preceituou dar-lhe carta de divórcio ao repudiá-la?» Respondeu Jesus: «Por causa da dureza do vosso coração, Moisés permitiu que repudiásseis as vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Ora, eu digo-vos: Se alguém repudiar sua mulher – excepto em caso de adultério – e casar com outra, comete adultério».
Valor da virgindade – Os discípulos disseram-Lhe: «Se é essa a situação do homem perante a mulher, não é conveniente casar-se!» Respondeu-lhes: «Nem todos compreendem esta linguagem, mas apenas aqueles a quem isso é dado. Há eunucos que nasceram assim do seio materno, há os que se tornaram eunucos pela interferência dos homens, e há aqueles que se fizeram eunucos a si mesmos por amor do reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda».
As crianças – Apresentaram-Lhe, então, umas criancinhas, para que lhes impusesse as mãos e rezasse por elas, mas os discípulos repreenderam-nas. Jesus disse-lhes: «Deixai as criancinhas e não as impeçais de vir a Mim, pois delas é o reino dos céus». E, depois, de lhes ter imposto as mãos, prosseguiu o Seu caminho.
O perigo das riquezas – Aproximou-se d’Ele um jovem e disse-Lhe: «Mestre, que hei-de fazer de bom para alcançar a vida eterna?» Jesus respondeu-lhe: «Porque Me interrogas sobre o que é bom? Bom é um só. Mas se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos». «Quais?» perguntou ele. Retorquiu Jesus: NÃO MATARÁS; NÃO COMETERÁS ADULTÉRIO; NÃO ROUBARÁS; NÃO LEVANTARÁS FALSO TESTEMUNHO; HONRA TEU PAI E TUA MÃE; E AINDA AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. Disse-lhe o jovem: «Tenho cumprido tudo isto: que me falta ainda?» «Se queres ser perfeito, disse-lhe Jesus, vai, vende tudo o que possuíres, dá o dinheiro aos pobres, e trás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-Me». Ao ouvir isto, o jovem retirou-se contristado, porque possuía muitos bens. Jesus disse então, aos discípulos: «Em verdade vos digo que dificilmente entrará um rico no reino dos céus». «Repito-vos: É mais fácil passar um camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no reino dos céus». Ao ouvir isto, os discípulos ficaram estupefactos e disseram: «Quem pode então salvar-se?» Fixando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus tudo é possível». Tomando a palavra, Pedro disse-Lhe: «Nós deixamos tudo e seguimos-Te, qual será a nossa recompensa?» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade vos digo: No dia da renovação, quando o Filho do Homem Se sentar no Seu trono de glória, vós, que Me seguistes, sentar-vos-eis em doze tronos para julgardes as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher , filhos ou terras por causa do Meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna. Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos serão os primeiros».
(continua em 15/1/2012)
Transcrição de António Fonseca
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
===================================
email: aarfonseca0491@hotmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.