domingo, 9 de setembro de 2012

Nº 1403-3 - A RELIGIÃO DE JESUS - XXIII DOMINGO COMUM – ANO B - 9 de Setembro de 2012

1397-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, directamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.

9 de Setembro de 2012 – Domingo

XXIII Domingo Tempo Comum

Mc 7, 31-37

 

Tornando a sair da região de Tiro, veio por Sidónia, para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. Trouxeram-Lhe um  surdo, que também falava dificilmente, e rogaram-Lhe que impusesse a mão sobre ele. Afastando-Se com ele da multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e fez saliva com que lhe tocou a língua. Erguendo depois os olhos ao céu, suspirou, dizendo-lhe: «Effathá, quer dizer, abre-te!». Os ouvidos abriram-se-lhe em seguida, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar correctamente. Jesus advertiu-os de que a ninguém revelassem o corrido; quanto mais, porém lho recomendava, mais intensamente o apregoavam. Cheios de admiração, diziam: «Tudo fez admiravelmente. Fez ouvir os surdos e falar os mudos».

1 – O significado do feito prodigioso, que aqui se conta, compreende-se melhor começando pelo fim: as pessoas  chegaram ao cúmulo do assombro, ficou como fora de si, ao ver o que Jesus havia feito. E o que chama a atenção é que de Jesus se contam coisas mais prodigiosas (ressuscitar os mortos…) mas só aqui se acaba o relato fazendo referência ao cúmulo do assombro e que tudo Ele faz bem. Que há de particular neste caso?

2 – Não sabemos com segurança como se apanhavam (ou entendiam…) os surdo mudos no tempo de Jesus para se comunicarem entre eles e com os outros. Em qualquer caso, um surdo-mudo é uma pessoa que tem dificuldades para receber informação. E que além disso tem sérios problemas para dizer o que pensa. Ou seja, o surdo-mudo pode ser uma metáfora do que representa na vida a não comunicação. Por isso, o que interessa, neste relato, não é tanto o milagre, mas sim o facto de que Jesus soluciona o problema da não comunicação humana.

3 – A actualidade deste evangelho é apaixonante. Vivemos na sociedade da “incomunicação, ou não comunicação” e da “desinformação”. Quando temos mais meios de comunicação que nunca, vivemos mais sós, mais isolados; e levantando cada dia mais fronteiras, mais muros de separação, mais nacionalidades, linguagens e tradições que nos separam e marcam nossas intolerâncias. E quando dizemos que possuímos mais informação que nunca, dizemos uma ingenuidade incrível. Porque a informação que se nos dá é a que nos danifica o sistema que oculta a informação que mais nos interessa.

 
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================

Viso - mapa
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços actuais:
Para contactos normais e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 2-09-2012 - 13,12 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

 

Imagem no mapa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...