domingo, 23 de setembro de 2012

Nº 1417-3 - A RELIGIÃO DE JESUS - XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B - 23 de Setembro de 2012

1417-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, directamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
23 de Setembro de 2012 – Domingo
XXV Domingo Tempo Comum
Mc 9, 30-37
 
Partindo dali, atravessaram a Galileia, e Jesus não queria que ninguém o soubesse, porque ia instruindo os Seus discípulos e dizia-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens que O hão-de matar mas, em três dias depois de ser morto, ressuscitará». Eles, porém, não compreendiam semelhante linguagem e tinham receio de O interrogar. Chegaram a Cafarnaum e, quando estavam em casa, Jesus perguntou-lhes: «Que discutíeis pelo caminho?» Ficaram em silêncio, porque tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior. Sentando-Se, chamou os doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos». E, tomando um  menino, colocou-o no meio deles, abraçou-o e disse-lhes: «Quem receber um destes meninos em Meu nome é a Mim que recebe; e quem Me receber, não Me recebe a Mim, mas Aquele que Me enviou».

1 – O contraste entre Jesus e os apóstolos (os Doze) é forte. O mais forte que se pode imaginar; quando Jesus lhes está falando do que fim trágico que O espera, eles não entendem nada, não se inteiram de uma coisa tão clara e além disso, não querem entender. Por que lhes dá medo perguntar. Os apóstolos têm medo ao acontecimento central do Evangelho. E explicam os entendidos (na historicidade dos evangelhos) que isto teve que suceder assim, não pode ser uma coisa que ocorreu a Marcos ao redigir o seu Evangelho. Porquê?
2 – Porque aqui os apóstolos ficam estáticos: não se inteiram, têm medo, são cobardes e, para cúmulo, precisamente quando Jesus lhes está dizendo que sua vida vai terminar como terminam os últimos deste mundo (julgados, condenados e executados como malditos), os apóstolos põem-se a discutir com a pretensão de serem eles os primeiros. Aqueles homens pensavam ao contrário do que pensava Jesus. E aspiravam justamente ao contrário do que eles estavam vendo e vivendo que era o caminho que levava Jesus. Era evidente que Jesus se pôs com os últimos deste mundo e defendeu-os provocatoriamente. Por isso acabou como acabou. Os apóstolos, sem embargo, o que discutem é quem é o primeiro, o mais importante.
3 – Isto dá que pensar: Quando se escreveu este Evangelho, os apóstolos eram conhecidos nas comunidades da Igreja. Os doze eram famosos : eram as testemunhas oficiais da ressurreição de Cristo (1 Cor 15, 5), representavam as doze tribos do “novo Israel” (Mt 19, 28; Lc 22, 30; Act 26, 7; Ap. 21, 12), sabia-se da sua forma de vida e de trabalho (1 Cor 9, 4-5). E o surpreendente é que, a estes homens aos que tanto devia a Igreja nascente, os evangelhos não tiveram a menor dificuldade em contar todas as suas ignorâncias, cobardias, medos e contradições. O Evangelho nos diz assim  que o melhor para a Igreja não é a boa imagem dos seus dirigentes, mas sim a verdade e a transparência do que cada um vive no seguimento de Jesus.
 
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
Viso - mapa
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços actuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 23-09-2012 - 10,20 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
 
Imagem no mapa








Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...